Automação predial e segurança: entenda a relação!

Hoje em dia, quantas coisas podem ser resolvidas utilizando apenas um dispositivo eletrônico, sem a necessidade de intervenção humana? Na rotina do prédio, isso não precisa ser diferente, sendo a automação predial uma realidade possível.

Trata-se, basicamente, do uso de uma série de dispositivos eletrônicos integrados para a realização de tarefas no edifício, como proteção contra incêndio, controle de ar-condicionado de ambientes comuns, vigilância digital, monitoramento de acesso, entre outros. Isso traz diversos benefícios para o condomínio, sendo que o aumento da segurança se destaca entre eles.

Quer saber mais sobre a relação entre automação predial e segurança? Então, continue a leitura e descubra!

Quais são as aplicações da automação predial?

A automação predial é uma forma de utilizar a tecnologia a favor da segurança e conforto no edifício. Mas você sabe em que ela pode ser aplicada? Continue a leitura e descubra!

Controle e monitoramento de equipamentos

Você pode utilizar um sistema integrado para controlar praticamente todos os equipamentos do prédio. O sistema é capaz de monitorar a temperatura dos ambientes, identificando a necessidade ou não de ligar o ar-condicionado, por exemplo.

Além disso, age nos sistemas de combate a incêndio, controle da iluminação, gastos de energia elétrica e consumo de água, entre outros equipamentos que sejam utilizados para a gestão predial.

Gerenciamento dos elevadores

A automação predial também pode ser utilizada no controle dos elevadores. Ela pode monitorar o acesso das pessoas e gerenciar esses equipamentos, aumentando sua segurança e eficiência. É possível, inclusive, que o software direcione o morador ou visitante para o melhor elevador, de acordo com o andar para onde deseja ir.

Controle de acesso

Também é possível utilizar a automação predial para controlar o acesso de pessoas e veículos ao condomínio. Os moradores podem contar com um sistema de liberação automática, utilizando cartões personalizados. Além disso, é possível fornecer esse tipo de equipamento para visitantes, após o registro na portaria, por exemplo.

Quais os benefícios da automação predial?

A automação predial traz grandes vantagens para os edifícios. Descubra agora quais são as principais delas!

Economia de recursos

A automação predial permite que os equipamentos utilizados no edifício funcionem com maior eficiência operacional. Isso significa que eles só serão ligados quando efetivamente são necessários, como é o caso do ar-condicionado ou da iluminação.

Isso reduz os gastos com energia elétrica e, dependendo do tipo de equipamento utilizado no prédio, também é possível diminuir o consumo de água. Dessa forma, há uma grande economia de recursos para o condomínio como um todo.

Conforto

Os moradores querem ter o máximo de comodidade, inclusive nas áreas comuns. A automação predial pode ser a solução nesse aspecto.

Por controlar todas as áreas do edifício, permite que temperatura, iluminação e sonorização do edifício operem sempre de acordo com os padrões estabelecidos. Dessa forma, mesmo em um dia quente, os moradores têm a garantia de que vão entrar no prédio e ter acesso à uma temperatura agradável em todos os ambientes, até mesmo dentro dos elevadores, por exemplo.

Produtividade

A produtividade é um elemento extremamente importante para uma boa relação entre a gestão predial e os moradores. Afinal, eles querem a garantia de que os serviços oferecidos são prestados da melhor forma possível.

A automação predial pode levar a essa eficiência. Afinal, ela permite a padronização de processos e muitas das atividades são realizadas sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, é capaz de aumentar a produtividade dos profissionais que trabalham no prédio, uma vez que eles têm acesso a um suporte de excelência para a realização das suas tarefas.

Segurança

Por fim, um dos maiores benefícios da automação predial é o aumento da segurança. Afinal, favorece um maior controle de acesso das pessoas ao edifício, reduzindo a probabilidade de que alguém com más intenções entre no local.

Além disso, no caso de um imprevisto ou problema, é possível consultar os dados gerados por essa automação, de forma a identificar onde ele ocorreu e qual a melhor forma de solucioná-lo.

Qual a relação entre automação predial e segurança?

Diante do que vimos, a automação predial tem relação íntima com o aumento da segurança do edifício. Ela pode ser totalmente integrada a todos os sistemas de proteção do condomínio, garantindo um maior controle sobre a operação desses equipamentos.

É possível, por exemplo, programar o sistema para que ele notifique qualquer ação suspeita dentro do prédio. Dessa forma, os profissionais responsáveis são acionados imediatamente após a identificação, impedindo maiores problemas. Além disso, é possível utilizar câmeras para monitorar todas as áreas comuns em tempo real, o que também aumenta a segurança dos moradores.

Vale ressaltar que a automação predial permite que você controle o edifício de forma remota, ou seja, de qualquer lugar, a qualquer hora. Dessa forma, mesmo que não esteja presente no edifício, devido a uma viagem, por exemplo, é possível monitorar a segurança do local.

Como implementar a automação predial?

Agora que você já sabe como a automação predial é importante, principalmente, no que se refere à segurança, é hora de entender como implementar esse sistema. Para isso, é essencial contar com uma empresa especializada, capaz de diagnosticar os principais problemas e demandas do prédio e, a partir disso, montar um plano de automação.

Com base nele, é possível comprar os equipamentos necessários e realizar a instalação. Depois, basta ensinar os profissionais e moradores a operar o novo sistema, de acordo com as demandas de cada um. Nesse momento, é preciso ressaltar os motivos da implementação da automação e evidenciar os benefícios que ela pode trazer para todos.

Como você pode perceber, a automação predial é uma tendência que veio para ficar. Afinal, com essa nova tecnologia, é possível reduzir os custos de operação do prédio, aumentar o conforto dos moradores e melhorar a produtividade dos profissionais que lá trabalham. Além disso, pode ser integrada ao sistema de segurança do edifício, aumentando ainda mais a proteção de moradores em relação a qualquer ameaça que possa existir.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de outros conteúdos relacionados a esse assunto? Então, aproveite e assine a nossa newsletter agora mesmo!

Compartilhe: