Síndico profissional: qual é sua atuação dentro do condomínio?

Administrar todas as atividades inerentes a um condomínio pode ser algo desafiador. Existe uma quantidade considerável de burocracias, manutenções e até o relacionamento com os moradores, que exigem tempo e dedicação do responsável. Por isso, muitas vezes, a melhor opção é recorrer a um síndico profissional.

Esse tipo de contratação atribui mais eficiência e organização a todas as tramitações, aliviando, principalmente, as responsabilidades burocráticas do dia a dia, que podem ser realizadas por profissionais capacitados e treinados para isso. Entender o que faz um síndico profissional é fundamental para ter consciência da sua importância dentro de um condomínio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique conosco até o final deste post!

O que é um síndico profissional?

Um síndico profissional é um prestador de serviços profissionais a um condomínio. Muitas vezes, os moradores elegem um representante do grupo para se responsabilizar pelas principais atividades do prédio, que incluem a contratação de prestadores de serviços, a cobrança da taxa condominial e a administração dos recursos. No entanto, nem sempre essa pessoa é qualificada para a atividade.

É por isso que o mais indicado é optar pela contratação de um profissional capacitado para a função, podendo ser uma pessoa física ou jurídica que, além das atividades administrativas, também recebe poder para representar o condomínio. No caso de ser uma pessoa física, não há qualquer vínculo empregatício.

Em muitos casos, os moradores optam por contratar uma administradora de condomínio ou uma gestora de facilities terceirizada, que encaminhará determinado profissional para exercer a função.

Qual é a sua função em um condomínio?

A função de um síndico profissional é, basicamente, realizar a gestão do condomínio. Um dos principais papéis é atribuir mais confiança às decisões, já que ele não é um condômino e não tem qualquer razão para tomar medidas que o favoreçam pessoalmente.

Assim, seu trabalho é semelhante ao de um síndico morador, incluindo a gestão administrativa e financeira do local. Além disso, ele deve ter um bom relacionamento com todos os moradores, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e, até mesmo, os visitantes.

Entre as suas atribuições está a prestação de contas sobre todas as aquisições e desembolsos feitos em benefício do condomínio. Além disso, também faz parte de uma administração eficiente:

  • prezar pelos menores gastos e pela otimização das verbas arrecadadas;
  • valorizar o patrimônio coletivo e individual;
  • atuar como um facilitador de negociações e contratações;
  • proporcionar maior disponibilidade de tempo ao síndico morador, quando houver.

Por que é tão importante ter um síndico profissional?

Como você já deve ter percebido, um síndico profissional atribui profissionalismo as atividades, além de conhecimentos específicos de gestão condominial. Outro ponto positivo é proporcionar mais tempo livre ao síndico morador (se houver) para que ele possa dedicar sua atenção a outros aspectos da gestão.

Em muitos casos, essa atuação pode ocorrer de forma conjunta, melhorando os resultados. Além disso, existem outros motivos que tornam a presença de um síndico profissional importante. Veja, a seguir.

Valoriza o patrimônio coletivo e individual

Entre as obrigações do síndico profissional está prezar pela valorização do patrimônio coletivo e individual. Isso significa que sua visão estratégica deve estar permanentemente voltada para aquelas decisões que tornam as dependências do condomínio, do prédio e dos apartamentos mais valiosas.

Na prática, isso significa que ele deve ter uma abordagem preventiva quanto aos aspectos que tornam os espaços mais seguros. Isso diz respeito tanto aos fatores estruturais, como as instalações elétricas, hidráulicas e de construção civil, quanto ao acesso de pessoas ao interior do condomínio.

Para isso, podem ser adotadas as mais diversas medidas. A contratação de equipes de manutenção periódica é um exemplo, e a adoção e implantação de um sistema de segurança, com alarmes e vigias, também.

Facilita as negociações e as contratações

Um síndico profissional, geralmente, está ligado a uma rede confiável de contatos e, por isso, tem acesso a contratos mais econômicos e qualificados para a prestação de diversos serviços, tais como os de manutenção e limpeza. Além de poupar tempo, isso evita alguns trabalhos desnecessários, como o levantamento de orçamentos e de outras informações sobre as prestadoras de serviço.

Confere imparcialidade emocional na tomada de decisões

Diferentemente do síndico morador, que tem interesses pessoais envolvidos, o síndico profissional é imparcial nas suas decisões. Assim, se tiver que optar entre reformar um ou outro apartamento primeiro, ele não avaliará pelas suas preferências particulares, mas pelos riscos e danos envolvidos.

Isso aumenta a confiabilidade da administração e também a satisfação dos moradores. Desse modo, todos saberão que quaisquer priorizações no condomínio serão feitas de forma estratégica, e não com base no relacionamento entre os moradores.

Como funciona o seu trabalho junto a uma empresa terceirizada?

O síndico profissional pode muito bem ser fornecido por uma empresa terceirizada, seja uma gerenciadora de facilities, seja uma especializada em administração condominial. Dessa forma, a própria fornecedora do serviço se encarregará de treinar, capacitar e qualificar o profissional para o serviço.

Esse é um benefício importante, visto que você contará com a credibilidade da empresa para delegar o melhor colaborador para a função. Diferentemente disso, você terá que recorrer a um prestador pessoa física, que nem sempre é reconhecido no mercado ou mesmo não tem muitas referências que indiquem a qualidade do seu trabalho.

Quais são as vantagens de optar por uma empresa terceirizada?

Está considerando contratar uma terceirizada, mas ainda não tem certeza? Então, confira algumas vantagens de optar por esse tipo de serviço!

Controle e organização

Ao contratar um serviço terceirizado, você consegue garantir uma gestão de condomínios mais organizada, além de se certificar que todos os registros estarão arquivados de forma absolutamente prática. Sem precisar se ater aos aspectos administrativos e burocráticos do trabalho, o serviço se torna mais simples. Assim, você pode se concentrar em outros aspectos da gestão, que normalmente ficariam em stand by.

Adequação dos serviços às necessidades dos moradores

Nem todo condomínio tem as mesmas exigências por parte dos moradores. Assim, pode ser difícil decidir o que é prioridade e o que é acessório.

Ao contratar uma empresa especializada, você conta com a experiência de quem está acostumado com certas demandas. Assim, fica fácil saber quais melhorias têm mais ou menos impacto na satisfação das necessidades dos moradores.

Queda da inadimplência

É muito comum que existam problemas com o pagamento do condomínio. Nesses casos, pode ser constrangedor para o síndico morador efetuar as cobranças. Ao contar com uma empresa especializada, essas situações são abordadas com profissionalismo e experiência, diminuindo a incidência de inadimplências e saldos devedores.

Como você pode conferir, contar com uma empresa especializada pode ajudar a otimizar os seus resultados. Isso facilita não só a rotina de trabalho, como também, o relacionamento com os moradores e a sua satisfação com a prestação dos serviços.

Agora que você está por dentro do assunto e já entende sobre o papel de um síndico profissional, ainda ficou com alguma dúvida? Conte-nos nos comentários.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese