Empresa de limpeza: o que levar em conta antes de contratar uma?

A limpeza e a higiene de um lugar são responsáveis por passar uma imagem de credibilidade e organização e, também, por manter e prezar pela saúde de seus colaboradores, fornecedores, parceiros e visitantes. Essa é uma área tão importante que não pode, nem deve ser negligenciada.

No entanto, muitas empresas no Brasil, atualmente, têm inúmeros processos produtivos, gestão de marca, atendimento ao cliente e acabam se esquecendo da relevância da higienização do ambiente de trabalho. Não é por acaso que entre os serviços mais terceirizados no país a limpeza ocupe um lugar de destaque.

Afinal, é a impressão que as pessoas terão do espaço físico do lugar. Além de existirem certos tipos de negócios que precisam de um tratamento técnico e rigoroso. Quer saber quais são os benefícios de contratar uma empresa de limpeza terceirizada especializada e o que avaliar ao realizar essa contratação? Continue a leitura!

Quais os benefícios de contratar uma empresa de limpeza?

As instituições têm preferido deixar que terceiros cuidem dos processos indiretos, para que possam focar no desenvolvimento e inovação da sua atividade principal, o que chamamos de core business. Contudo, para contratar uma prestadora de serviços séria, que faça o trabalho de higiene e limpeza é preciso preencher alguns requisitos, isso depois de muita pesquisa e análise.

As vantagens obtidas ao se contratar uma empresa terceirizada de limpeza são inúmeras. Vão desde mais foco na tecnologia e inovação do negócio até uma queda significativa dos custos. Conheça agora mais alguns benefícios!

Menor custo

Um dos principais prós da contratação de uma empresa terceirizada é a diminuição dos custos. Isso acontece porque a empresa contrata é especializada em realizar aquele tipo de trabalho e já conta com profissionais capacitados. Assim, você não precisa gastar com treinamento, nem com contratação de funcionários. Tudo fica a cargo da contratada.

Maior qualidade

Justamente pela grande capacitação e especialização os colaboradores da terceirizada são capazes de realizar o trabalho com mais qualidade e padronização. Por serem treinados a fazer todo o tipo de higienização, inclusive, aquelas que demandam técnicas específicas, o resultado é bem melhor do que quando a empresa tem que fazer esse serviço sem nenhum conhecimento prévio.

Otimização do serviço

Maior qualidade, menor custo e otimização do serviço. Aqui o treinamento faz toda a diferença. Um profissional terceirizado experiente é capaz de fazer um trabalho muito melhor e em muito menos tempo. Porque ele já conhece as particularidades de espécie de limpeza da mais técnica à mais genérica, passando pela conservação de áreas externas e jardins.

Foco no core business

Quando uma empresa contrata uma terceirizada, ela está negociando todo o pacote de profissionais capacitados, conhecimento técnico, ferramentas para a realização do serviço. Portanto, ela não precisa designar vários funcionários para efetuar o trabalho. Basta fiscalizar e monitorar a empresa encarregada de limpar e higienizar. Assim, o foco se volta totalmente para a atividade principal do negócio e nas melhorias que podem ser feitas a ela.

Como escolher uma empresa de limpeza?

Escolher uma empresa terceirizada para fazer a limpeza da sua empresa pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Entre os inúmeros motivos de usar critérios rigorosos, durante a pesquisa e, consequentemente, na escolha, está o fato de que os colaboradores terceirizados têm livre acesso ao espaço físico e em alguns casos a informações privadas da empresa. Por isso saiba agora o que observar na hora de contratar uma empresa terceirizada!

Pesquise a reputação da empresa

Esse é um dos fatores mais importantes no momento de escolher uma terceirizada. Pesquise sobre os principais clientes, o modo de trabalho, os valores cobrados e outros detalhes importantes. É sempre bom lembrar que os funcionários terceirizados terão acesso às informações e ao ambiente produtivo da sua empresa. Por isso, selecione com atenção.

Confira se existe um planejamento para a limpeza

Outro critério decisivo no momento da escolha é a maneira de trabalho. É preciso saber se a terceirizada realiza um planejamento para a limpeza e se ele é acessível para o seu negócio. Descubra se existe um cronograma e se ele pode ser flexibilizado.

Verifique se a empresa segue as normas de segurança

Para efetuar limpezas em ambientes externos, internos, em lugares altos e atípicos ou higienização técnica, os colaboradores terceirizados utilizam ferramentas perigosas, produtos químicos e ficam expostos a situações de risco, por exemplo, a altura. Assim, é imprescindível que a terceirizada se preocupe com as normas de segurança e estabeleça a obrigatoriedade do uso de EPI, por exemplo.

Confirme se os profissionais são devidamente treinados

Treinamento e capacitação são primordiais na execução do serviço de limpeza e higienização. Por isso, a pesquisa da reputação da empresa é tão importante. Quando ela atua há muito tempo no mercado, as chances de priorizarem treinamento e capacitação são maiores, além de já possuírem um conhecimento das técnicas e métodos necessários para realizar um trabalho eficiente, rápido e seguro.

Saiba quão personalizado é o serviço prestado pela empresa

Nenhuma empresa é igual à outra. A sua com certeza têm particularidades. Portanto, na hora de optar por uma terceirizada, veja se ela é capaz de pensar um trabalho de higienização exclusivo para o seu tipo de negócio e que vá abranger todas as suas necessidades.

Porque a Verzani & Sandrini é a melhor opção?

O Grupo Verzani & Sandrini está a mais de 52 anos no mercado e investe incessantemente em treinamento, capacitação, aprimoramento, desenvolvimento humano e segurança. Assim, consegue atender a inúmeros clientes dos mais diversos setores, sempre prezando pela qualidade e eficiência. Além disso, é especializado em limpeza e higienização de ambientes internos, externos e específicos, como: hospitais e indústrias.

Contratar uma empresa de limpeza terceirizada aumentará a produtividade da sua equipe, diminuirá custos e aumentará a qualidade do serviço. Ao se decidir pela contratação de uma, leve sempre em consideração critérios como reputação, capacitação e treinamento, utilização de equipamentos e adoção de normas de segurança. Além, é claro, da flexibilidade e do planejamento da higienização.

Quer saber mais novidades sobre terceirização, higienização e limpeza? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão nosso conteúdo exclusivo!

Compartilhe: