Tudo o que você precisa saber sobre Acreditação Hospitalar!

Sabemos que o foco de todas as áreas da saúde está sempre nos pacientes. É indiscutível que, em primeiro lugar, sempre deve vir o carinho, o cuidado e a atenção com aqueles que estão precisando de algum atendimento médico. Mas acontece que não são todas as instituições de saúde que oferecem processos seguros e um bom atendimento. 

Por outro lado, há muitas clínicas e hospitais que garantem o melhor atendimento para os pacientes. E para atestar sua qualidade ao prestar serviços para a população, acabam buscando a Acreditação Hospitalar.

Mas você sabe qual é o objetivo desta certificação? Bom, ela avalia as instituições de saúde com muita precisão, a fim de medir seu desempenho em relação às expectativas dos pacientes, das agências reguladoras e dos investidores. No entanto, é muito além disso.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, para trazermos tudo o que você precisa saber sobre essa certificação tão importante, desde a explicação do conceito até as etapas para conquistá-la. Vamos lá?

O que é Acreditação Hospitalar?

Certamente, você já sabe o que é uma ISO (Organização Internacional para Padronização). Inúmeras empresas, de variados segmentos, lutam para conseguir essa certificação tão relevante, que analisa muitos fatores para garantir que uma instituição apresenta qualidade.

É preciso ressaltar que as ISOs estão disponíveis para os hospitais, contudo, elas não representam a realidade hospitalar. Desse modo, por esse motivo é que as acreditações específicas foram criadas. Nesse caso, a Acreditação Hospitalar, que se trata de uma certificação da área da saúde que pode assegurar a qualidade da organização.

Uma das certificações possíveis para o sistema hospitalar é a ONA (Organização Nacional de Acreditação), por exemplo. Ela é a mais adotada atualmente e explica que a Acreditação diz respeito a um método de avaliação e de certificação que busca promover qualidade e segurança por meio de padrões e de requisitos que são previamente definidos.

A metodologia de avaliação é realizada reservadamente e voluntariamente, sem ter o caráter de fiscalização. Além disso, ela tem a função principal de se tornar um programa de educação continuada nos serviços de saúde. Assim, a avaliação acontece de maneira periódica, a fim de estimular a melhoria contínua dos processos das instituições.

Durante a Acreditação Hospitalar, os técnicos e os clínicos que ficam responsáveis por fazer a análise na instituição buscam traçar os melhores procedimentos de gestão, que proporcionem segurança aos pacientes. Tudo isso se torna possível, pois os profissionais que realizam essa auditoria conhecem a fundo a área médica.

Sem contar também que a Acreditação tem a finalidade de otimizar o uso de insumos, desenvolver o entendimento estratégico, aumentar a produtividade dos colaboradores, com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento. Trata-se de uma auditoria voluntária que acaba ajudando na otimização de processos e na criação de uma metodologia de gestão para a instituição de saúde.

Como ela funciona? 

A Acreditação Hospitalar tem 3 características essenciais:

  • é reservada, dessa forma, as informações coletadas não são divulgadas;
  • é periódica, assim, a instituição precisa passar por reavaliações para que possa manter a Acreditação;
  • é voluntária, afinal, a instituição pode decidir buscar ou não a Acreditação.

Além do mais, a Acreditação também tem o estímulo à melhoria contínua como uma característica bem forte. Isso porque, ela oferece base para melhorar os procedimentos internos e a gestão, tendo sempre um caráter educativo e nunca prescritivo.

A Acreditação, na operadora de planos de saúde, por exemplo, avalia a qualidade do atendimento, os serviços ofertados, a administração, o nível de satisfação dos pacientes, a infraestrutura e também os processos internos.

No geral, o processo dessa certificação se divide em 4 etapas. Veja quais são:

  • pré-avaliação: aqui, a operadora demonstra interesse no processo de Acreditação e envia todos os formulários solicitados;
  • processo de avaliação no local: os avaliadores vão até a instituição nas datas combinadas. Normalmente, eles escolhem os profissionais que querem entrevistar, pedem informações para sua avaliação e caminham para qualquer área do local;
  • pós-avaliação: nessa etapa, a instituição recebe um relatório completo com tudo o que foi visto na avaliação no local, contendo um prazo para a revisão;
  • manutenção da Acreditação: ou seja, estamos falando sobre o monitoramento das ações da organização de saúde durante a vigência da certificação.

Quais as vantagens de ter uma Acreditação? 

Esse processo vai muito além de apenas obter um certificado ou selo para a instituição de saúde. Trata-se de uma das estratégias para avaliar a qualidade da organização e uma forma de aprimorar os serviços que já são ofertados.

As instituições que buscam essa certificação ganham vários benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • diferencial competitivo;
  • controle das atividades;
  • melhoria contínua em processos;
  • compromisso com os resultados;
  • identificação de diferenciais positivos e de pontos fracos;
  • redução do retrabalho e, como consequência disso, diminuição dos gastos;
  • maior credibilidade, afinal, a organização começa a ter reconhecimento por sua excelência em qualidade;
  • integração de processos e de setores, pois a Acreditação exige que as áreas trabalhem em conjunto para conquistar um mesmo propósito;
  • a certificação pode ser usada em estratégias de marketing, a fim de promover positivamente a organização junto ao público.

Bom, para os profissionais da instituição de saúde, as vantagens estão em uma integração bem maior entre os times, a redução de riscos de acidentes no trabalho, a possibilidade de desenvolvimento, maior produtividade e qualidade de vida, além, é claro, da valorização do currículo.

Para os pacientes, os principais benefícios são: satisfação com os tratamentos e procedimentos e a confiança nos serviços que a instituição oferece.

Quais instituições podem ter uma Acreditação? 

Bom, é possível acreditar praticamente tudo na área da saúde. Isso acontece, pois o que realmente é importante é provar como os processos apresentam qualidade e o quanto a organização está buscando por melhoria contínua.

Assim, as acreditações são viáveis em instituições de saúde pública e também nas privadas, ambulatórios, laboratórios clínicos, instituições de longa permanência, unidades básicas de saúde, maternidade, hospitais, entre muitas outras.

Quais são os níveis e tipos de Acreditação Hospitalar? 

As instituições de saúde que desejam receber a Acreditação devem passar por diversas avaliações no seu dia a dia, pois é preciso avaliar a rotina do local. Nessa análise, um tipo de pontuação é definido para conferir a eficiência da instituição em determinado aspecto.

Desse modo, a pontuação vai inserir a empresa em diferentes níveis no sistema de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Veja quais são os níveis a seguir!

Acreditado: nível 1

Esse nível mostra que a organização cumpre ou ultrapassa, em 70% ou mais, todos os padrões de qualidade e de segurança definidos pela ONA.

Acreditado pleno: nível 2

Nesse nível, a instituição precisa atender a dois critérios, que são:

  • cumprir ou ultrapassar, em 70% ou mais, todos os padrões de gestão integrada determinados pela ONA, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena;
  • cumprir ou ultrapassar, em 80% ou mais, todos os padrões de qualidade e de segurança que a ONA define.

Acreditado com excelência: nível 3

Aqui, a empresa deve atender a três critérios, que são:

  • cumprir ou ultrapassar, em 70% ou mais, todos os padrões de excelência em gestão que a ONA define, demonstrando, cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional;
  • cumprir ou ultrapassar, em 80% ou mais, todos os padrões de gestão integrada determinados pela ONA;
  • cumprir ou ultrapassar, em 90% ou mais, todos os padrões de qualidade e de segurança impostos pela ONA.

Quanto aos tipos de Acreditação Hospitalar, de maneira geral, existem dois:

  • nacional: para empresas que ficam no próprio país-sede da instituição e, normalmente, só tem valor regional;
  • ​internacional: é a certificação realizada por órgãos independentes, que são fiscalizados e reconhecidos pelos hospitais mais importantes do mundo.

Vale destacar que a melhor decisão é analisar o cenário da sua instituição para entender se uma ou as duas acreditações são mais interessantes de se mostrar. Lembre-se que quanto maior for o cumprimento das delegações dessa certificação, melhor será o desempenho da sua empresa. Portanto, pode ser muito mais vantajoso estar em conformidade com ambos os tipos.

Quais são os desafios da Acreditação Hospitalar?

O grande desafio que as instituições enfrentam ao buscar uma Acreditação é a resistência às mudanças. Isso porque, muitos colaboradores acabam não recebendo bem a inclusão de novas tecnologias e processos na rotina, por isso demoram mais para se adaptar aos novos modelos de fluxos de trabalho e de gestão. Além de ficarem inseguros com as novidades, muitos funcionários temem serem substituídos.

Mas o desafio não é só esse. Quando falamos de acreditações, muitas vezes, falta compreensão por parte dos empresários em olharem para a certificação como um investimento e não como um custo.

Vale ressaltar que, por se tratar de um processo minucioso e que demanda muita dedicação das equipes, a obtenção dessa certificação pode ser um pouco desgastante. Por isso, o ideal é que todos os esforços sejam geridos de forma equilibrada e adequada, pois assim todos os colaboradores estarão prontos para reconhecer falhas e superá-las.

Em um primeiro momento, determinar processos de melhorias contínuas e atender aos requisitos dos órgãos acreditadores pode acabar trazendo riscos para as capacidades dos profissionais envolvidos e para a produtividade dos serviços da instituição.

Sabendo disso, fica sob responsabilidade da gestão agir para que não existam interferências durante os esforços de todos para a certificação, uma vez que eles podem prejudicar a qualidade avaliada e impedir a adesão.

Quando se supera todos os desgastes e impactos, todos esses desafios acabam sendo revertidos. Isso acontece, pois, como o aperfeiçoamento passa a ser parte da cultura da empresa, as equipes ficam mais motivadas e passam a ter condições de trabalhar com bem-estar, qualidade e tranquilidade para conseguir os resultados.

Bom, esses exemplos são alguns dos desafios enfrentados no processo para obter a certificação. O fato é que ter uma Acreditação garante muito mais credibilidade para a organização e permite que os processos sejam feitos com muito mais eficiência e segurança.

Como conseguir um certificado de Acreditação Hospitalar? 

O processo para obter a certificação é feito somente por entidades acreditadoras que são credenciadas pela ONA e que usam as diretrizes do Manual Brasileiro de Acreditação e do Sistema Brasileiro de Acreditação como referência.

Em geral, para que consigam a Acreditação, as instituições passam a ter o seu desempenho organizacional avaliado. Dessa forma, elas têm que apresentar:

  • desenvolvimento de pessoas;
  • gestão por processos;
  • transparência;
  • ética;
  • exercício da liderança;
  • foco na questão da segurança;
  • responsabilidade socioambiental;
  • melhoria contínua;
  • visão sistêmica;
  • cuidado com foco no paciente, com atendimento humanizado;
  • cultura da inovação.

Agora, vamos conhecer os principais órgãos acreditadores, inclusive, a nível internacional.

ONA (Organização Nacional de Acreditação)

Aqui no país, a ONA é uma das principais acreditadoras. As medidas que ela mais observa são: processos de melhoria contínua da qualidade, gestão eficiente e transparente, valorização da marca e maximização da segurança.

JCI (Joint Commission International)

A Joint Comission International é uma Acreditação dos Estados Unidos. A fim de manter as melhores práticas, a JCI recorre ao seu Painel Consultivo de Padrões, com administradores, enfermeiros, médicos e especialistas em políticas públicas experientes, que são de cinco grandes regiões: Europa, Ásia, América Latina e Caribe, Estados Unidos e Europa.

HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society)

Essa é uma organização sem fins lucrativos. HIMSS é uma empresa global, que tem como foco a melhoria da saúde por meio de informação e de tecnologia.

NIAHO (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations)

Essa Acreditação é norte-americana. Ela tem como foco a otimização dos resultados das instituições de saúde. Ainda, é voltada para a gestão estratégica e para a segurança dos pacientes. Trata-se de uma Acreditação que tem muita credibilidade aqui no Brasil, pois são os próprios auditores americanos que fazem todo o processo.

Accreditation Canada

Essa Acreditação é do Canadá e está há 60 anos no mercado, oferecendo diversos programas de avaliação de grande impacto para organizações de serviços sociais e saúde, criados pela HSO (Organização de Padrões de Saúde). 

Trata-se de uma organização que trabalha com quase mil avaliadores especialistas treinados no programa de avaliação contínua e com ampla experiência em serviços de saúde e sociais.

Quais são as etapas para conseguir a Acreditação? 

Para poder participar do processo de Acreditação, o serviço de saúde vai precisar cumprir determinados pré-requisitos. Alguns deles são: estar constituído há mais de um ano de modo legal, apresentar todas as licenças sanitárias e ter o alvará de funcionamento. Desse modo, consegue-se iniciar o processo, que vai contar também com algumas etapas. Veja quais são!

Organização da equipe interna

É necessário que toda a equipe esteja alinhada no processo da certificação, afinal, a avaliação acaba envolvendo o empenho de todos os colaboradores.

Assim, fica sob responsabilidade da administração do serviço de saúde disponibilizar as verbas para o processo de implantação, para as adequações, além de adaptar ou reformar as estruturas físicas que devem estar em conformidade com o que as normas da Acreditação estipulam.

Definição do responsável

Essa é a etapa fundamental, pois é preciso determinar o responsável pelo processo. Lembrando que ele pode ser um membro do time que esteja capacitado para isso ou, ainda, um consultor contratado para assumir essa função.

Esse coordenador vai ficar com o papel de acompanhar o processo completo e definir as mudanças necessárias, sempre contatando a direção a fim de garantir agilidade e transparência no processo. Bom, além de garantir esse responsável, é imprescindível que se tenha um comitê de Acreditação, que deve ser constituído por um time multidisciplinar.

Capacitação da equipe

Esse processo da certificação demanda que todos os envolvidos tenham o conhecimento necessário para a aplicação, além, é claro, de terem acesso às ferramentas que são necessárias para o desenvolvimento. Portanto, isso acaba envolvendo uma capacitação específica para toda a equipe, a fim de treinar os profissionais para aplicar as práticas, como estratégias, procedimentos, gerenciamento de risco e liderança.

Para conseguir mudar a cultura da instituição e a mentalidade dos colaboradores, é indispensável o investimento em capacitação e treinamentos. O propósito disso é levar a maior quantidade de informações para todos, permitindo que eles entendam a importância e a necessidade da mudança na empresa e ajudando-os na adaptação do uso dos novos processos e das novas ferramentas.

Uma boa dica para essa capacitação é criar grupos multidisciplinares e focar o treinamento em suas áreas de conhecimento e de atuação. Além disso, é importante escolher alguns agentes de mudança, pois eles vão ficar responsáveis por apoiar e estimular constantemente os novos comportamentos dos funcionários.

Os treinamentos com foco em ferramentas e em processos são essenciais e indispensáveis para adaptar a equipe a essa nova realidade, possibilitando que todos fiquem familiarizados e que se sintam mais seguros em relação à mudança.

Escolha de uma entidade credenciadora

Bom, como mostramos, a certificação do serviço de saúde precisa ser realizada por entidades credenciadas em Acreditação Hospitalar, de acordo com a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação. Aqui, apresentamos algumas dessas instituições credenciadas, mas você também pode conferir a lista aqui.

Alinhamento de estratégias

O processo de Acreditação exige a alteração de vários procedimentos na instituição, e isso envolve fornecedores e parceiros. Nesse sentido, significa que alguns sistemas de gerenciamento de processos tenham que ser adaptados e que fornecedores também passem a comprovar a qualidade dos seus equipamentos e materiais.

Além do mais, se outros serviços, como alimentação, limpeza, lavanderia e segurança forem terceirizados, também vai ser preciso realizar um alinhamento da estratégia com todos os responsáveis. 

Uso da tecnologia a seu favor no processo

Bom, durante todo o processo de avaliação do serviço de saúde na empresa, além de inúmeras práticas que proporcionem segurança em cirurgias hospitalares aos pacientes, determinados itens, como sistemas de gestão, também serão analisados. 

Isso porque, são eles que ficam responsáveis por organizar todas as informações, além de assegurar o fluxo interno de informações dos pacientes.

A tecnologia permite, por exemplo, monitorar os dados críticos da operação em tempo real, como a umidade e a temperatura do local. Assim, é possível garantir qualidade de produtos de saúde e evitar perdas, tudo isso por meio do controle de ambientes e dos equipamentos.

Ademais, esse é um tipo de sistema que avisa a todos da equipe quando acontecer alguma mudança de temperatura de armazenamento dos itens da instituição. O processo é notificado de forma automática, uma vez que está diretamente conectado à internet. 

Dessa forma, o sistema atende às normas regulatórias dos órgãos, como a Anvisa, e preenche os requisitos das acreditações.

Vale mencionar que não há ferramentas específicas para conseguir as certificações. O que existem são tecnologias essenciais quando se fala em mudar processos. Um bom exemplo é o prontuário eletrônico, que padroniza e unifica todos os dados e processos dos pacientes, otimizando o armazenamento e aumentando a segurança das informações. 

Nesse caso, você pode, por exemplo, contar com a ajuda de uma healthtechs, para garantir que a tecnologia diminua distâncias entre os profissionais de saúde e os pacientes.

Outra tecnologia relevante que podemos destacar são os sistemas que realizam a modelagem dos processos de negócios, criando vários diagramas para conquistar melhorias na instituição de saúde. Eles são fundamentais para organizar e controlar os fluxos de trabalho.

Algo que deve ficar claro aqui é que os sistemas precisam estar sempre interligados, pois assim os erros e as falhas serão identificados nos processos. Atualmente, grande parte da gestão e da comunicação é feita em módulos divididos, para cada departamento da empresa. O fato é que, quando se realiza a unificação de sistemas e a padronização de todos os processos, consegue-se chegar a um ótimo nível de qualidade.

Enfim, como vimos, hospitais, ambulatórios, laboratórios e tantas outras instituições que prestam serviços de saúde podem aprimorar seus processos de gestão e garantir muito mais segurança e qualidade na assistência ao público quando cumprem o que a Acreditação exige. Por isso, esse é um selo extremamente valorizado no setor, que pode proporcionar inúmeras vantagens para a organização.

De modo geral, ter a Acreditação Hospitalar é muito importante não só para comprovar que a empresa tem um processo de qualidade rigoroso, mas que está realmente preocupada com a saúde dos pacientes. Adote métodos padronizados na sua instituição de saúde, pois, assim, você reduz falhas na operação e garante total segurança nos atendimentos.

E aí, você já conhecia esse processo de certificação? Quer ver outros artigos para aperfeiçoar ainda mais os seus serviços de saúde? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais, pois sempre atualizamos conteúdos por lá! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no YouTube!

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