Conheça os armários inteligentes e as suas vantagens!

Quando fazemos compras online, o momento de chegada do produto é sempre aguardado ansiosamente. Mas, e quando não podemos estar presente nessa hora? Os armários inteligentes são mais uma solução inovadora que promete facilitar a vida das pessoas.

Se você nunca ouviu falar sobre eles, não tem problema. Diante da nossa rotina cada vez mais intensa e acelerada, fica difícil realizar coisas simples, como esperar pela chegada de uma encomenda.

Com os armários inteligentes, é possível se despreocupar com entregas, já que eles estarão disponíveis para armazenar seus itens até sua chegada.

Isso não vale apenas para produtos, mas documentos e outros tipos de situações que demandam entrega na sua residência.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, explicamos como os armários inteligentes funcionam e quais as suas principais vantagens dessa ferramenta tecnológica para condomínios inteligentes. Confira!

O que são armários inteligentes e como eles funcionam?

Os armários inteligentes, também conhecidos como lockers — ou smart lockers — são mais uma inovação para armazenamento e monitoramento de objetos pessoais. Assim, qualquer tipo de entrega, seja ela feita pelos Correios, aplicativos de delivery ou transportadoras, pode ser alocada até a sua retirada.

Esses armários possuem câmeras de monitoramento e sistemas de alerta, o que garante segurança aos usuários. Assim, essa é uma solução cada vez mais usada em condomínios para facilitar a vida dos moradores, síndicos profissionais e administradoras.

Além disso, outra promessa dos lockers é evitar reclamações pelo extravio de mercadorias e danos durante o recebimento. Consequentemente, empresas que fazem o transporte e entregas também são asseguradas pela tecnologia.

Eles funcionam de duas maneira: dispositivos e comandos locais e controle remoto. Graças a essas possibilidades, eles são considerados extremamente seguros, pois tudo pode ser controlado pelo usuário onde ele estiver.

Como deve ser feita a instalação e onde usar?

Hoje, o mercado imobiliário apresenta os armários inteligentes como uma grande vantagem ao adquirir apartamentos. Eles fazem parte do projeto de portaria e agregam maior segurança e comodidade para os moradores.

A recomendação é que os lockers sejam alocados de maneira isolada, permitindo que as empresas de transporte, delivery e transportadoras possam fazer a entrega. 

Por meio das câmeras de monitoramento, o usuário de um locker consegue ver o momento correto de entrega. 

Os entregadores, ao chegar no condomínio, sinalizam que precisam fazer uma entrega e, pela tela de atendimento do locker, conseguem depositar a encomenda. Por fim, após a finalização, o entregador vai tirar uma foto para registrar a entrega.

Ao mesmo tempo, o usuário é notificado tanto pela empresa ou pelos Correios do recebimento quanto pelo próprio sistema do armário inteligente.

É realmente seguro?

Sim, os lockers são totalmente seguros — tanto para seus respectivos usuários quanto para as empresas que fazem a entrega. O sistema de segurança, com câmeras e sinalizadores remotos, garante que tudo ocorra de maneira transparente.

Esse tipo de solução permite que todas as entregas sejam feitas e armazenadas em um local que não proporciona extravios, afinal de contas, é o próprio usuário que faz o monitoramento do seu recebimento de maneira remota.

Para que o morador possa fazer a retirada do item, ele deve digitar uma senha que foi enviada pelo aplicativo após a entrega, impossibilidando que estranhos tenham acesso ao objeto.

Como funciona a integração dos armários com os condôminos e portaria?

Os lockers são extremamente fáceis de serem utilizados. Eles possuem uma tecnologia de segurança baseada em internet, além de dados como 4G e, em breve, 5G. A integração ocorre com o aplicativo, que recebe em tempo real a informação sobre os seus pedidos.

Os sistemas de gestão condominial conseguem fazer todo o acompanhamento também com a integração de um API. Graças a isso, além do monitoramento de segurança do empreendimento, os moradores e síndicos conseguem fazer o acompanhamento das entregas.

Quais são as suas vantagens?

Como vimos, os armários inteligentes são soluções tecnológicas que facilitam a vida não somente de usuários, mas de empresas transportadoras, administradoras e síndicos de condomínios e, de certa forma, até mesmo, de e-commerce e órgãos públicos que emitem documentos.

Essa inovalção ameniza os desafios gerados pela intensa rotina diária que temos. Entre os benefícios proporcionados, listamos alguns:

Recebimento de encomendas

A princípio, essa é a solução mais direta quando analisamos smart lockers. Por meio dessa solução, temos a garantia de que as encomendas serão recebidas dentro do tempo programado. 

Quem nunca sofreu com uma entrega que foi devolvida por não ter ninguém presente para o recebimento? As notificações via app garantem aos moradores do condomínio a possibilidade de acompanhar e visualizar o momento da entrega.

Maior segurança 

Outro benefício desses armários é que eles funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

As encomendas são depositadas em locais aos quais somente o usuário tem acesso. Para que possam ser retiradas, é necessário indicar uma senha que foi fornecida via aplicativo após o entregador depositar a encomenda no armário.

Além da senha, também existem lockers que utilizam biometria, cartão de aproximação e código de barras. Assim, não é possível que desconhecidos façam a retirada do seu pedido.

Otimização e maior aproveitamento do espaço

Quem administra um condomínio sabe que portarias e recepções podem acumular diversas encomendas, principalmente em empreendimentos grandes, com um volume significativo de moradores.

Além disso, existe o risco de alguma encomenda ser extraviada, causando mal estar entre porteiros, moradores e síndicos. Sendo assim, precisamos evitar esse tipo de falha na segurança.

Outra vantagem está relacionada às entregas de aplicativos de delivery. Para diminuir o tráfego de profissionais de entrega na portaria, os armários inteligentes já fazem o recebimento da entrega. Os entregadores, assim, não precisam ficar esperando num espaço inadequado.

Personalização de acordo com cada condomínio

Por fim, mas não menos importante, temos a possibilidade de personalização. Existem diversos formatos de lockers. Tudo vai depender da demanda do condomínio. Além das formas variadas, eles são modulares e agregam design exclusivo e moderno para os prédios.

Para garantir todos os benefícios proporcionados pelos armários inteligentes, é fundamental contar com empresas que sejam especialistas em automação predial e segurança. A Verzani & Sandrini é uma empresa que oferece essa solução para os seus clientes.

Quer saber mais sobre como os nossos lockers podem ajudá-lo? Entre em contato conosco agora mesmo para entender mais sobre o assunto! Basta conversar com a nossa assistente virtual no nosso site.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese