Autonomia no trabalho: saiba por que ela é tão importante

A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.

Implantar uma cultura de autonomia no ambiente de trabalho demanda esforço de gestores e colaboradores. Confira, em nosso artigo de hoje, os benefícios e algumas dicas para tornar os seus times mais independentes.

O que é autonomia no trabalho?

A autonomia no trabalho pode ser entendida como a habilidade de estar no comando das próprias ações, experiências e atitudes dentro da empresa. Ela não se relaciona somente à independência. Na verdade, a autonomia engloba o engajamento e a iniciativa de participar das atividades que movem os negócios.

Dessa forma, a autonomia no trabalho pode ser compreendida como a habilidade adquirida por um trabalhador que, a partir dos parâmetros estabelecidos para sua área de atuação e de uma cultura organizacional propícia, tem mais liberdade para agir. Ou seja, o colaborador precisa de ter conhecimento prévio e segurança para tomar iniciativa, o que requer que gestores esclareçam quais são os valores da empresa e o espaço que os profissionais têm para tomar ações.

A cultura de mais autonomia no ambiente de trabalho foi impulsionada pela entrada dos millennials, também conhecidos como Geração Y, no mercado. Ambiciosos e familiarizados com as possibilidades da tecnologia, eles buscam por ambientes em que possam exercer atividades criativas e dinâmicas. Esses requisitos são, inclusive, mais valorizados do que o status atrelado ao cargo. Ou seja, mesmo que busquem ser reconhecidos pelo trabalho que exercem, esses profissionais buscam alcançá-lo por meio do esforço próprio.

Quais são os benefícios da autonomia no trabalho?

Há muitas vantagens em fomentar a autonomia dos seus colaboradores no ambiente de trabalho. Entenda!

Aumenta o sentimento de realização

Independente da faixa etária e da formação, todo colaborador busca por reconhecimento e sentimento de realização em seu trabalho. Quando a empresa tira o trabalhador de sua zona de conforto, dando a ele independência para que ele tome decisões e resolva problemas, ela valoriza as habilidades analíticas e criativas do funcionário em questão.

Aumenta a responsabilidade da equipe

Oferecer mais autonomia para seus colaboradores faz com que eles desenvolvam maior senso de responsabilidade. Afinal, sem um gestor que fique “de cima”, os próprios funcionários precisam se tornar responsáveis pelo cumprimento das próprias tarefas.

Quando os colaboradores se sentem responsáveis pelo que produzem e se identificam com os valores da empresa, eles se tornam mais produtivos. Daí a importância de aliar a busca por autonomia no ambiente de trabalho com ações de marketing interno que fortaleçam a cultura corporativa de sua empresa.

Atrai talentos

Os profissionais mais habilidosos estão sempre em busca de novos desafios e de oportunidades para se desenvolverem profissionalmente. Por isso, quanto mais a sua empresa se abrir à inovação, mais atraente ela será para profissionais com desempenho excepcional.

Melhora os resultados

Quando os funcionários são mantidos sob regras rígidas, eles se sentem desmotivados a criar e sugerir novas ideias, o que pode criar barreiras para a empresa. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Rutgers e pelo National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, divulgada em portal especializado, apontou que os colaboradores começam a ter atitudes ruins quando estão em um ambiente de alta fiscalização. Quanto mais livres os colaboradores se sentem, mais eles tendem a “vestir a camisa” da empresa.

Isso não significa que seus gestores precisem abandonar as próprias tarefas. Na verdade, o seu trabalho precisa se concentrar em fomentar a liderança, zelando pelos valores de sua empresa e instigando o potencial de cada funcionário.

Desenvolve novas habilidades

Quando um profissional tem mais autonomia, ele tem mais espaço para sugerir novos caminhos e tomar decisões mais arriscadas. Em muitas situações, o colaborador precisará buscar novas informações e conversar com outros profissionais para chegar ao resultado que deseja. Isso ajuda a desenvolver novas habilidade e fomenta uma cultura de inovação na empresa.

Melhora a eficiência

Quando as equipes têm autonomia para buscar novas soluções, elas precisam se responsabilizar mais pelos resultados. Isso exige que os colaboradores estejam sempre avaliando e revendo os processos, o que traz, por consequência, um aprimoramento constante.

Como incentivar a autonomia no trabalho?

Uma cultura corporativa de mais autonomia exige que a empresa capacite seus gestores e colaboradores. Ou seja, não basta apenas delegar tarefas e esperar que seus funcionários se resolvam sozinhos. Entenda a seguir!

Tenha atenção ao processo de contratação

A autonomia no ambiente de trabalho começa com funcionários habilitados e responsáveis o suficiente para aplicar seus conhecimentos técnicos a favor dos objetivos de sua companhia. É preciso que eles se identifiquem com a cultura de sua empresa para conseguirem colaborar com ela.

Capacite seus colaboradores

A cultura de autonomia nas empresas exige capacitação contínua de gestores e colaboradores. Os primeiros precisam identificar quais são as demandas de cada time e oferecer maior aprendizado para as equipes. Já os funcionários precisam ter habilidades para agirem com maior independência, o que exige que estejam sempre aprendendo.

Informe as metas e objetivos de sua empresa

Para que consigam agir de maneira independente, colaborando com a sua empresa, seus funcionários precisam entender quais são as “regras do jogo”. Por isso, esclareça quais são as prioridades, objetivos e prazos de cada projeto, de modo que suas equipes possam agir de maneira mais eficiente.

Aprimore a comunicação entre suas equipes

Quanto melhor for a comunicação entre seus times, mais seus funcionários se sentirão à vontade para expor dificuldades, aprender uns com os outros e propor soluções. Isso também facilitará o trabalho dos gestores, que precisam entender quais são as competências de cada um para delegar tarefas.

Para identificar que um time está pronto para ser autônomo, é preciso estimular um ambiente de mais confiança, em que os colaboradores se sintam à vontade para esclarecer conflitos e buscar soluções coletivamente. Não basta delegar tarefas aos colaboradores. É preciso que eles estejam prontos para, dentro de suas competências, tomar decisões sozinhos.

Gostou de nossas dicas para desenvolver mais autonomia no trabalho? Siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber dicas para aprimorar os resultados de seus negócios!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese