Listamos 4 benefícios da terceirização de serviços para seu negócio

Todo negócio precisa buscar alternativas para otimizar seus resultados, mantendo foco no que oferece e garantindo a maior produtividade da equipe. Pensando nisso, delegar essas tarefas pode ser uma medida importante nesse sentido, por isso é tão importante conhecer os benefícios da terceirização.

Será que a sua empresa está preparada para dar esse passo? Chegou a hora de descobrir mais sobre o assunto! Então, fique ligado e continue conosco até o final deste post. Aproveite a leitura!

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização nada mais é do que uma espécie de delegação de tarefas para uma equipe de fora. Ela acontece quando uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar uma atividade, geralmente de uma área que não é do seu domínio.

Entre os serviços mais terceirizados estão o de conservação patrimonial e especialidades como TI, contabilidade e assim por diante. Para isso, é feito um contrato que especifica que os trabalhadores não têm nenhuma relação trabalhista com a empresa contratante, apenas com a prestadora de serviços.

Desse modo, quando a sua empresa terceiriza os serviços, sua única responsabilidade é pagar o valor mensal acordado com a prestadora de serviços. Não é ela quem cuida da contratação nem da demissão dos funcionários, bem como do seu treinamento ou pagamento, por exemplo.

Quais setores podem ser terceirizados em um negócio?

Até pouco tempo atrás, as empresas só podiam terceirizar as suas atividades-meio, não podendo delegar às prestadoras qualquer etapa relacionada à atividade-fim do negócio. Porém, recentemente o artigo que define essa possibilidade na lei foi alterado e hoje é definido como:

Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.

Portanto, qualquer atividade na empresa pode ser terceirizada. Apesar disso, existem aquelas mais frequentes. Veja a seguir.

Alimentação

A alimentação dos funcionários é uma necessidade irrevogável em muitas empresas. No entanto, nem sempre a organização tem pessoal ou infraestrutura para comportar uma cozinha e uma equipe para prestar esse serviço internamente. Sendo assim, a melhor forma é contratar uma prestadora que forneça as refeições no ambiente corporativo.

Conservação patrimonial

As atividades de conservação patrimonial estão ligadas às questões de higiene, segurança, reparos e assim por diante. São aquelas atividades de grande relevância para o negócio, mas que não dizer respeito à sua atividade fim. Mesmo assim, é importante que elas existam para o bom funcionamento da rotina organizacional.

Manutenção de máquinas

O maquinário também é uma parte importante de muitas empresas, principalmente na indústria. Nem sempre as equipes têm especialistas à disposição para resolver os problemas que surgem. Em vez disso, podem recorrer a uma prestadora de serviços e desfrutar dos benefícios da terceirização dessa etapa operacional.

Quais são os principais benefícios da terceirização?

Não é à toa que muitas empresas estão recorrendo aos benefícios da terceirização para otimizar suas atividades. A seguir, você vai entender os principais motivos que levam a isso.

1. Menores custos operacionais

A terceirização de serviços é importante para a redução de gastos com as etapas burocráticas do trabalho, tais como contratação, treinamento e demissão de trabalhadores. Isso sem falar nos custos com causas trabalhistas, acordos e benefícios.

Além disso, existe um ganho de eficiência importante na operacionalização de algumas funções. Desse modo evitam-se as falhas e os desperdícios que, comumente, são fontes expressivas de custos para as empresas.

2. Maior foco no core business

Core business, em tradução literal, significa o foco do negócio. Portanto, trata-se da atividade fim de uma empresa, do porquê dela existir. Quer um exemplo? Por mais que seja importante garantir a segurança, a higiene e um bom atendimento nas empresas, essas não são suas atividades principais, são apenas complementares.

O foco é o produto ou serviço que ela oferece, o desenvolvimento de uma solução exclusiva, seu trabalho estratégico e assim por diante. Isso não pode e nem deve ser terceirizado. Já o restante, se torna até mais eficiente quando delegado a uma equipe especialista no assunto e treinada para essa finalidade.

3. Melhoria na gestão de recursos

Quando uma empresa opta por articular uma equipe para trabalhar internamente existem muitos aspectos variáveis em relação aos custos:

  • horas extras;
  • faltas;
  • benefícios;
  • custos com equipamentos de trabalho;
  • cursos de atualização;
  • entre outros.

Ao terceirizar a equipe, quem fica responsável por isso é a prestadora de serviços. Portanto, os custos para a sua empresa são conhecidos e não variam entre um mês e outro, facilitando a previsibilidade financeira do negócio.

4. Qualificação das atividades terceirizadas

Quando você faz uma consulta com um clínico geral, sabe que ele entende um pouco de tudo e pode ajudar a resolver o seu problema. Mas se você tiver uma doença específica, provavelmente priorizará um especialista e não o clínico, certo?

Essa lógica também vale para a terceirização de serviços. Por mais que uma empresa possa dar conta de todos os aspectos do negócio, têm horas que é melhor contar com um especialista em algumas áreas. Além disso, com essa divisão do trabalho, os gestores têm mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas do negócio, como a sua expansão e desenvolvimento, por exemplo.

Como você pode ver, com todos esses benefícios, a empresa conquista uma maior competitividade em relação à concorrência, além de garantir a qualidade da manutenção do negócio no mercado. É claro que, para isso, é necessário contar com uma parceira de confiança.

Contratar uma prestadora com experiência nos serviços e com credibilidade no mercado é fundamental para a garantia de um trabalho de qualidade e confiável. A Verzani & Sandrini, por exemplo, é uma referência nacional nesse segmento desde 1967.

Isso porque investe em soluções completas, com um alto padrão de qualidade e ampla tecnologia. Tudo pensando em uma entrega consistente e na excelência do atendimento de suas demandas, o que proporciona a satisfação dos clientes e dos colaboradores.

Então, se você quer desfrutar dos benefícios da terceirização, conte com quem entende do assunto. Converse com a gente e saiba mais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese