Conheça os 6 principais certificados de qualidade

Você sabe como garantir a excelência dos processos internos, produtos e serviços da sua empresa? Uma das formas de fazer isso é por meio de um certificado de qualidade.

Mas o que são certificados de qualidade e como obtê-los? Ainda, quais são os principais títulos existentes e como eles funcionam? Por fim, qual a importância de uma empresa contar com uma certificação? 

Está na hora de descobrir! Continue a leitura e entenda de uma vez por todas como funcionam e quais são os principais certificados de qualidade!

O que é e para que serve o certificado de qualidade?

Trata-se de um documento emitido por instituições que são referência em determinado assunto. Elas se baseiam em um conjunto de normas e boas práticas. A partir desse protocolo, as entidades certificadoras avaliam se a empresa aplica essas diretrizes de forma a emitir um certificado.

A certificação cumpre diversos objetivos. Em primeiro lugar, ela garante que a sua empresa valoriza a qualidade dos seus processos internos, produtos e serviços, atestando que tudo é feito da melhor forma possível. 

Além disso, ela ainda pode servir como um diagnóstico para o negócio, evidenciando pontos de atenção que devem ser corrigidos para que a organização se enquadre nos mais altos padrões de qualidade.

Vale lembrar que, quando você terceiriza serviços da empresa, a excelência dessas atividades também deve ser considerada na hora de obter a certificação.

Qual a importância da certificação para a sua empresa?

Obter um ou mais certificados é importante para que a sua empresa seja capaz de comprovar para clientes, parceiros e outros que se preocupa com a qualidade do que coloca no mercado. Além disso, o documento pode deixar o seu negócio em evidência, tanto nacional como internacionalmente.

Por fim, com um certificado, você é capaz de realizar um diagnóstico do negócio, identificando pontos de melhoria e, com isso, garantindo processos internos de excelência. Vale destacar que a certificação pode ser o diferencial que sua empresa precisa para ganhar espaço no mercado.

Quais os principais certificados de qualidade?

Agora que você já sabe o que é e os benefícios que um certificado de qualidade pode trazer para a sua empresa, descubra quais são os 6 principais!

1. ISO 9001

Uma das certificações de qualidade mais famosas, a ISO 9001 tem como principal foco os processos internos da sua empresa. Ela determina regras para garantir a maior eficiência e produtividade da organização. Mas vale lembrar que toda a certificação é focada no cliente, ou seja, para obtê-la é necessário que os processos internos sejam direcionados para a satisfação dos consumidores.

Ela é emitida pela ISO, sigla para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização). Outra característica dessa norma é o fato de ser baseada no ciclo PDCA, que tem como foco a padronização de processos e a melhoria contínua da empresa!

2. ISO 140001

Outra certificação emitida pela ISO é a ISO 14001. O seu principal foco são os processos relacionados à preservação do meio ambiente, garantindo que a empresa utiliza estratégias de qualidade para o desempenho ambiental correto.

Ao contrário do que muitos pensam, essa norma pode ser aplicada à qualquer empresa, independente do seu setor de atuação. Para tanto, ela considera as características específicas do negócio na hora de determinar quais são as melhores estratégias a serem aplicadas para garantir a qualidade dos processos nesse aspecto.

3. NBR 16001

A partir de 2001, a ISO começou o processo de elaboração de normas de responsabilidade social e, com isso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) começou o processo de estruturação desse tipo de norma para o contexto brasileiro. Foi daí que surgiu a NBR 160001.

Ela se refere à responsabilidade social das empresas, que devem desenvolver programas que tenham como foco a promoção da cidadania e desenvolvimento sustentável. Dessa forma, inclui:

  • o combate à pirataria, sonegação e fraudes;
  • garantia de direitos da criança e adolescente;
  • garantia de direitos do trabalhador e promoção do desenvolvimento profissional;
  • promoção da diversidade e combate à discriminação;
  • promoção da saúde e segurança;
  • compromisso com o desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

4. ISO 5001

A ISO 5001 se refere à eficiência energética das empresas. O seu principal objetivo é assegurar que determinada organização tem compromisso com a melhoria do seu desempenho energético.

Isso inclui a redução do consumo de energia, bem como a substituição de fontes energéticas fosseis por energia limpa. Além disso, tem como princípios o melhor aproveitamento da energia, de forma a suprir a demanda da organização sem desgastar as fontes energéticas.

5. ISO 9004

O ISO 9004 é um certificado de qualidade que tem o foco totalmente voltado para a satisfação do cliente. Para tanto, busca identificar as melhores práticas relacionadas às demandas e necessidades dos clientes, além da capacidade da empresa de supri-las por meio dos seus produtos e serviços.

Nesse contexto, considera a lealdade da empresa para com o cliente, assim como a capacidade do negócio de responder às demandas do mercado. É avaliado, inclusive, a forma como a marca lida com as mudanças e sua flexibilidade na hora de responder a elas.

6. ISO 9000

A ISO 9000 é, na verdade, um conjunto de normas técnicas para a certificação de uma empresa, ou seja, reúne um grupo de certificados em apenas um.

Logo, ela abriga todas as normas identificadas como sendo da “família 9000”, incluindo as já citadas ISO 9001 e ISO 9004. Aqui, também entra, por exemplo, a ISO 9011, relacionada à auditoria de sistemas de gestão. Dessa forma, funciona como um certificado mais completo, que assegura a qualidade de diversas áreas da empresa de uma só vez.

Como vimos, há diversos certificados de qualidade que podem ser adotados pela sua empresa. Cada um deles tem um foco em determinada área e, para garantir a certificação, é importante investir em estratégias capazes de atender ao que é solicitado. Dessa forma, vale revisar os seus processos internos e, até mesmo, os dos serviços terceirizados, de modo a garantir que todos estão adequados às principais normas do setor.

Quer contar com uma empresa prestadora de serviços que se adéqua a essas normas de qualidade? Então, entre em contato com o Grupo Verzani & Sandrini agora mesmo! Temos essas certificações e diversas outras, garantindo a qualidade do serviço prestado!

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