Saiba como garantir a prevenção de incêndios na empresa

Segurança, planejamento e antecipação são alguns dos aspectos mais importantes para o gerenciamento de riscos em uma empresa. Sendo assim, elaboramos este post especial sobre o tema, explicando como elaborar as principais rotinas e soluções para a prevenção de incêndios.

Para atingir esse objetivo, respondemos as principais dúvidas sobre o assunto. Aqui, você entenderá a importância desse tema para a sua empresa, aprendendo a identificar as principais causas de incêndio e as melhores práticas para evitar que essas situações aconteçam. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que a prevenção de incêndios deve ser uma prioridade às empresas?

Como sabemos, os incêndios são eventos catastróficos e altamente destrutivos. Para as empresas, especificamente, costumam significar perdas de todos os tipos, provocando lesões e traumas nos funcionários, além de prejuízo material, financeiro e produtivo.

Por conta disso, as boas gestões entendem a importância de investir nas soluções de prevenção e combate. Inclusive, podemos dizer que negligenciar esses investimentos é o tipo de decisão que pode sair muito caro lá na frente — principalmente, se considerarmos custos processuais, indenizações, multas e afins.

Mas o fator financeiro não é o único recurso que merece essa atenção. Na realidade, o maior capital a ser preservado é o humano. Sem boas soluções de educação, prevenção e combate, a sua equipe fica vulnerável a esse tipo de acontecimento, o que pode gerar danos inestimáveis, tanto ao time quanto à empresa.

Além disso, há o dano produtivo — o prejuízo operacional. Uma das características mais violentas dos incêndios é que eles se alastram de uma maneira muito agressiva, procurando meios de alimentar sua combustão. Isso quer dizer que um escritório pode virar cinzas em poucos minutos ou, até mesmo, segundos. 

Nessa jornada de destruição, o fogo atropela tudo o que tem à sua frente, como máquinas, eletrônicos, mobílias e afins. Mesmo depois que o incêndio é controlado, a empresa precisa lidar com as consequências disso, arcando com reformas, novas aquisições/locações de máquinas e por aí adiante.

Ainda que o custo financeiro não seja um problema, sempre haverá o prejuízo operacional, que é o tempo necessário para que a produtividade volte ao normal. Com realocação de funcionários, reformas, aquisições e demais ajustes em andamento, muitos projetos são deixados de lado, exigindo a reorganização dos planos.

Por fim, existe o aspecto legal. Na margem do que é previsto em contrato, as empresas são responsáveis por seus funcionários. Portanto, evitar incêndios é uma das melhores formas de defender a integridade da sua operação, zelando não apenas pelo patrimônio da empresa, mas por todos que estão sob a sua gestão.

Quais as principais causas de um possível incêndio?

Negligências e sobrecargas são as principais causas de um incêndio no ambiente de trabalho. Por conta disso, um bom plano de segurança deve dar atenção a esses pontos, aplicando soluções eficazes para identificar os problemas com velocidade e resolução. Entenda!

Negligências

O erro humano é a ocorrência número 1 quando tratamos de segurança. Nessa categoria, as causas podem ser as mais inusitadas possíveis. Como exemplo, um colaborador, em um momento de descuido, coloca um recipiente metálico no microondas, queimando o aparelho e iniciando um pequeno foco de incêndio.

Além disso, derramar líquidos sobre fiações elétricas também pode provocar essa situação. Outro exemplo é jogar fósforo no lixo da cozinha, porque se pensava que já estivesse apagado. Enfim, a lista é praticamente infinita. Para minimizar essas possibilidades, é preciso investir em treinamento e conscientização.

Sobrecargas

Já aqui, temos problemas que são alheios à ação humana. Em algumas situações, o incêndio é causado por um fator externo. O exemplo mais comum ocorre durante tempestades, em que um raio pode sobrecarregar a malha elétrica da empresa, queimando aparelhos e, até mesmo, iniciando incêndios em consequência disso.

Também no exemplo dos raios, o fenômeno pode ocorrer diretamente sobre o foco do incêndio, como acontece com árvores que são incendiadas — o que também pode acontecer com antenas, veículos, telhados e todo tipo de aparato ou superfície que esteja exposto ao clima. Mas esse é apenas um lado da moeda.

Também existe a sobrecarga provocada pelo uso intensivo. Imagine uma fábrica que comprou mais máquinas, mas não adaptou sua infraestrutura elétrica para atender a esse novo consumo. O resultado é a sobrecarga da rede, que pode aquecer, derreter cabeamentos e, até mesmo, explodir.

Como realizar a prevenção de incêndios?

Manutenção, equipamento, treinamento, sinalização e conscientização. Esses são os pilares de um bom plano de emergência. Combinados, esses fatores minimizam as vulnerabilidade da empresa, evitando as principais falhas de segurança. Confira!

Respeite o calendário de manutenções da rede elétrica

A eletricidade é uma das principais fontes de incêndio no ambiente de trabalho. Por isso, a gestão não pode ignorar sua manutenção, pois é justamente esse procedimento, de caráter diagnóstico e corretivo, que será capaz de identificar e solucionar problemas com antecedência

Conte com equipamentos e sinalizações de prevenção e combate

O técnico em Segurança do Trabalho é o colaborador responsável por elaborar soluções para a proteção do time. Junto do conselho da corporação de bombeiros, esse profissional faz o mapa de risco, determinando a aquisição e o posicionamento dos equipamentos necessários para cada ambiente no perímetro da empresa.

Treine e conscientize a sua equipe

Além de organizar a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o técnico em Segurança do Trabalho é responsável por promover palestras, seminários e treinamentos para a capacitação e conscientização dos colegas, ensinando a identificar, prevenir e combater incêndios e acidentes em geral.

Como garantir que a empresa esteja atenta a esses detalhes?

Existem três maneiras de garantir que todas decisões sejam tomadas. O primeiro é o recrutamento de profissionais distintos e absolutamente responsáveis para posições de prevenção e segurança, como o cargo técnico mencionado anteriormente.

Em seguida, destacamos o investimento em tecnologia, como a instalação de sensores e demais soluções informáticas, geralmente, utilizadas em condomínios inteligentes, que agilizam a identificação e a contenção de focos de incêndio. Por último, e talvez mais importante, a terceirização para empresas especializadas no tema.

Com o apoio de uma equipe como a Verzani & Sandrini, a sua gestão ganha a certeza de saber que está trabalhando perfeitamente dentro da lei. Isso significa operar com tranquilidade, pois todas as prevenções e cuidados estão em ordem, garantindo a continuidade segura das suas rotinas de trabalho.

Agora que você sabe a importância da prevenção de incêndios para a sua gestão, aproveite para contratar quem mais entende do tema. Para isso, basta acessar nosso site e falar com a nossa equipe!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese