Como reduzir gastos em hospital? Descubra agora!

Além de assegurar que o serviço entregue aos pacientes seja de maior qualidade, é fundamental saber como reduzir gastos em hospital. Afinal, na correria do dia a dia e com as muitas responsabilidades de um gestor no ambiente hospitalar, essas questões podem acabar ficando de lado. Mas isso pode representar um erro grave até mesmo para o futuro do próprio hospital.

A boa notícia é que existem inúmeras maneiras de reduzir os gastos e desperdícios em um hospital. Começam desde a terceirização de uma equipe exclusiva para a desinfecção até mesmo o acompanhamento minucioso de todos os processos internos e operações financeiras. Assim, é possível liberar mais recursos para o investimento em outros setores do hospital.

Mas você sabe o que deve ser feito? Não? Então continue a leitura deste artigo e saiba como reduzir gastos em um hospital!

Qual é a importância do controle de gastos no hospital?

Como em qualquer negócio, um hospital precisa de recursos financeiros para proporcionar um ambiente seguro para os seus pacientes, colaboradores e demais frequentadores. Sendo assim, é essencial que o cuidado com o paciente seja tão bom quanto a gestão das finanças hospitalares. Especialmente em longo prazo, é o caminho ideal para construir um hospital duradouro.

Quer saber como reduzir gastos em hospital? Confira estas 6 dicas!

Mas, na prática, como reduzir gastos em hospital? Preparamos uma lista com as estratégias mais eficientes para garantir um custo operacional menor sem uma queda em qualidade. Confira!

1. Automatize processos

O primeiro passo está na automação de processos. O objetivo é utilizar a tecnologia para realizar funções burocráticas e pouco efetivas para o negócio. Seja para fazer a gestão de estoque de insumos, seja para monitorar os recursos financeiros do hospital. A ideia é fazer com que as ferramentas facilitem o trabalho dos gestores e profissionais de cada área.

A partir dessa maior facilidade, a tendência é que toda a sua equipe ganhe em produtividade. Em vez de perder horas com uma tarefa que resulta em poucos retornos definitivos para o hospital, os profissionais focam exclusivamente atividades estratégicas. Ainda mais importante é o ganho em precisão e com menos tempo para que tudo seja realizado.

2. Evite desperdícios

Com um trabalho de automação, também se torna mais fácil identificar falhas e problemas nos processos operacionais do hospital. A partir de uma análise bem detalhada do panorama atual, é importante entender quais são esses problemas e, assim, criar soluções para eles. Percebeu que muitos itens são comprados mensalmente, mas não têm o uso tão significativo? É hora de evitar esses desperdícios.

Os desperdícios também estão nas tarefas que não são realizadas com eficiência. Por isso, é importante traçar um panorama completo sobre o funcionamento do seu negócio e, em seguida, encontrar essas falhas operacionais. Por último, o mais relevante: corrigir os erros e se certificar de que não vão se repetir.

3. Terceirize serviços

Outro caminho de como reduzir gastos em hospital é a partir da terceirização de serviços. Um exemplo é a equipe de limpeza, que você passa a contar com um time de profissionais capacitados e especializados na função. Assim, o hospital não precisa se preocupar, por exemplo, com o treinamento dos colaboradores e mesmo a compra de equipamentos e produtos.

Todos esses gastos são de responsabilidade da prestadora de serviços. O hospital consegue reduzir os custos na manutenção desses serviços e, ao mesmo tempo, não deixa de realizar um serviço de qualidade para atender o paciente. O orçamento hospitalar, portanto, recebe uma folga, com mais espaço para investimentos em outras áreas e estratégias para o hospital.

4. Trace metas

Também é fundamental definir metas financeiras para o hospital. Por mais que o objetivo final da companhia não seja o lucro — mas sim a qualidade do que é oferecido ao paciente —, é importante acompanhar de perto os resultados financeiros. E esse trabalho começa com a definição de objetivos e metas que devem ser alcançados dentro de alguns prazos.

5. Avalie seus fornecedores periodicamente

Os fornecedores desempenham um papel importante para os hospitais, mas é preciso que os gestores acompanhem de perto o trabalho dos prestadores de serviço. Mesmo que a empresa seja de confiança, é necessário garantir que tudo o que foi combinado no contrato esteja sendo cumprido. Isso vale para os fornecedores de insumos hospitalares e também serviços terceirizados.

Afinal, não é porque a maior parte das responsabilidades está com os fornecedores que o hospital pode deixar o trabalho de lado, não é mesmo? Um erro ou falha no processo do fornecedor pode significar inúmeros problemas operacionais para a rotina hospitalar. Sendo assim, garanta que o serviço prestado é realmente de acordo com o necessário para entregar a melhor experiência ao paciente.

6. Defina protocolos assistenciais

Outro ponto importante para o trabalho de como reduzir gastos em hospital é a definição de protocolos assistenciais. Se trata de uma documentação para criar uma padronização dos processos internos. Isso garante que os profissionais sempre tenham o suporte para tomar as decisões corretas que busquem solucionar qualquer tipo de problema ou desafio que possa surgir.

Esse é um trabalho muito importante para a rotina dos médicos do hospital, mas também nas questões administrativas. Em longo prazo, a definição de todos esses protocolos vai ajudar na criação de um serviço e atendimento de alto padrão de qualidade. Uma espécie de parâmetro para que todos os profissionais estejam orientados da melhor maneira ao realizarem as suas funções.

Para garantir que a saúde financeira do hospital esteja sempre saudável, é fundamental fazer análises constantes dos resultados. Acompanhar regularmente é o melhor caminho para evitar surpresas e, sempre que necessário, realizar as mudanças e correções. Assim, é possível criar uma estrutura sustentável e que tenha o foco dedicado ao melhor serviço aos pacientes.

Agora que você já sabe como reduzir gastos em hospital, o que acha de nos contar o que achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Quer esclarecer mais detalhes sobre uma das dicas? Ou ainda melhor: tem alguma estratégia que funcionou no local que trabalha? Deixe o seu comentário abaixo e conte mais sobre as suas experiências!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese