Como fazer o controle de entrada e saída de pessoas no hospital?

Segurança, proteção e confiabilidade. Hoje é momento de falarmos sobre um dos principais focos de erros na gestão hospitalar. Afinal de contas, você sabe como estabelecer um bom controle de entrada e saída de pessoas no hospital? Bem, isso é o que descobrirá nesta leitura! 

Aqui, compilamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Primeiro, explicamos a importância do controle de acesso em hospitais. Em seguida, mostramos como fazer esse controle e, por fim, destacamos de que maneira a tecnologia pode ajudar a atender essa demanda. Então, não perca tempo e acompanhe!

Qual a importância do controle de acesso em hospitais?

O controle de acesso é uma parte essencial da segurança hospitalar. Sem investir em tecnologias, profissionais, protocolos e rotinas nessa área, é praticamente impossível garantir a segurança e a proteção de quem trabalha e recebe tratamentos nas dependências do hospital. 

Não por acaso, o controle de acesso costuma ser um requisito fundamental durante a acreditação hospitalar, que, como você sabe, é uma avaliação indispensável na hora de mensurar a qualidade dos serviços em saúde de um estabelecimento médico, como hospitais, clínicas, consultórios e afins. 

No entanto, os hospitais enfrentam um desafio natural nessa área, que é justamente o alto fluxo de pessoas. Além de identificar a presença de profissionais e pacientes, um bom controle também faz a gestão do acesso de visitantes, atribuindo identificações a essas pessoas e controlando os intervalos de visitas. 

Outro motivo pelo qual é importante investir em controle de acesso é que a tecnologia tende a qualificar a gestão hospitalar. Com um bom sistema de automação de ponto, é possível identificar — por placa, RFID ou NFC — a chegada de um profissional para sua jornada de trabalho logo que ele acessa o estacionamento hospitalar. 

Também por RFID, NFC ou outra tecnologia semelhante, os profissionais podem registrar o acesso ao hospital com seus cartões, tags ou outros gadgets ao passar por catracas de identificação no hall de entrada. Isso garante uma supervisão ainda mais precisa da pontualidade na rotina profissional. 

A automação de ponto pode ainda melhorar o acompanhamento da rotina dos plantonistas. Por fim, vale voltar a bater na tecla da segurança e da qualidade técnica. Sem um bom controle de acesso, nenhum estabelecimento médico consegue boas avaliações nas acreditações hospitalares. 

Por isso, é tão relevante investir em soluções de segurança patrimonial e eletrônica, a fim de garantir que você tenha a equipe, os métodos e as tecnologias necessárias para controlar a entrada e saída de pessoas dentro do ambiente hospitalar. 

Como fazer o controle de entrada e saída de pessoas no hospital?

Tecnologia, capital humano, conscientização e terceirização. Da forma como percebemos, esses são os pontos focais para qualquer gestão que deseja investir em controle de acesso. Abaixo, listamos cada um desses pontos em mais detalhes — confira!

Tecnologia 

Além de contar com um sistema robusto de CFTV, também é importante investir em soluções alternativas, como fechaduras com acesso biométrico. Essa tecnologia é muito eficaz quando serve para intermediar o acesso a ambientes de acesso restrito e com conteúdos e substâncias controladas, como laboratórios e dispensa de medicamentos. 

Além das fechaduras biométricas, também é interessante investir na automação de ponto, promovendo a integração de cancelas, catracas e todo tipo de restritor de acesso, para garantir uma atualização em tempo real de quem entra e de quem sai do prédio. 

Capital humano

No entanto, existe um limite para o que é possível ser automatizado, pelo menos por enquanto. Mesmo que você conte com um parque tecnológico robusto para o controle do acesso, ainda é importante ter profissionais qualificados para seguir as rotinas e protocolos de segurança estabelecidos pela gestão hospitalar. 

Aqui, falamos de uma rede de profissionais de segurança que engloba vigilantes, porteiros, rondistas e, até mesmo, recepcionistas, que são os profissionais que, muitas vezes, são responsáveis pela emissão de etiquetas que identificam a finalidade da visita ao hospital. 

Conscientização

Mesmo com tecnologia e uma equipe sólida, ainda é possível deixar brechas na segurança. Para evitar isso, é importante investir periodicamente em treinamento, capacitação e conscientização, atualizando e otimizando a atuação de todos os profissionais, e reduzindo as vulnerabilidades sob a sua gestão. 

Terceirização

Segurança patrimonial e eletrônica são especializações delicadas, que exigem experiência técnica e confiabilidade. Portanto, em vez de absorver as responsabilidades de recrutamento e elaboração do projeto de segurança, você pode simplesmente confiar esses serviços a uma empresa referencial nesse ramo. 

Ao contratar esses serviços de uma marca reconhecida por sua excelência e confiabilidade na área, você tem a certeza de absorver apenas o que há de melhor na segurança patrimonial e eletrônica, e recebe toda a expertise técnica dessa empresa na elaboração do seu projeto de segurança hospitalar.

Como a tecnologia pode auxiliar nesse controle de acesso?

Para encerrar, vale destacar como a tecnologia é um diferencial muito importante para o controle de acesso. Como em todas as áreas em que se investe em tecnologia aplicada, é possível observar um ganho de performance e eficiência, além de uma clara redução de custos. 

Fechaduras biométricas podem reduzir o roubo de substâncias controladas no hospital, assim como fraudes que possam acontecer nos laboratórios. De igual maneira, o controle de acesso tecnológico também pode ser integrado à gestão de ponto, melhorando a supervisão da pontualidade e da aplicação dos funcionários. 

Além disso, um controle de acesso rígido e com ampla supervisão é capaz de minimizar os riscos de infecção hospitalar. No fim das contas, essa é uma das áreas no qual o investimento acaba transbordando consequências positivas em uma série de outros setores. 

Para encerrar, vale destacar que a integração entre as soluções e dispositivos de segurança pode contribuir muito para a qualidade da proteção hospitalar. Mas, para dimensionar um projeto com esse nível de conectividade e função, é essencial contar com a ajuda técnica de especialistas na área. 

Nesse ponto, você pode contar com a Verzani & Sandrini. Com mais de 50 anos de experiência em segurança patrimonial e eletrônica — além dos serviços em saúde, como gestão de hotelaria, rouparia e higienização hospitalar —, nos consolidamos como uma marca referencial na terceirização de serviços essenciais para a qualidade da sua rotina hospitalar. 

Gostou deste conteúdo explicando como qualificar o controle de entrada e saída de pessoas no hospital? Então, aproveite para seguir se atualizando na área e aprimorar suas técnicas e noções de gestão hospitalar. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese