O que são controles de segurança e quais as suas funções?

Os controles de segurança constituem os meios adotados para garantir que os riscos advindos, principalmente de más intenções, sejam evitados. Possuem funções próprias que caracterizam sua ação e os objetivos visados.

Considere que fazem parte do sistema integrado de segurança de uma empresa e pretendem limitar principalmente o acesso não autorizado em áreas do perímetro da organização. Para isso, usam estruturas, equipamentos e procedimentos, todos auxiliados pela tecnologia.

Continue a leitura e descubra o que são controles de segurança e quais as suas funções.

O que são controles de segurança?

A área de segurança patrimonial, de pessoas ou de dados, para que seja eficaz em suas funções, requer a existência de controle, ou seja, da capacidade de inspecionar, avaliar e administrar a realidade sobre a qual atua. Os controles de segurança fazem parte do sistema integrado de segurança da organização.

Desse modo, controles de segurança podem ser definidos como as medidas ou contramedidas que atuarão sobre os elementos que vão proteger para fazer a mais completa gestão dos riscos possíveis. Constituem, como se viu, componentes da estratégia de segurança da empresa.

Além da redução de riscos, os controles de segurança visam manter a regularidade junto às exigências da legislação, assim como diante das previsões normativas e contratuais existentes. Envolvem políticas, programas e planos da empresa, além de seus recursos técnicos, operacionais e processuais para realizar a administração dos riscos.

Quais as funções dos controles de segurança?

De maneira geral, os controles de segurança, sejam para uma residência, para um condomínio ou para uma grande empresa, possuem cinco funções básicas. São diferentes entre si, mas se complementam nos objetivos visados e nos possíveis erros que pretendem evitar. Veja a seguir quais são.

Dissuadir

Aqui, essa função tem o sentido de inibir iniciativas mal intencionadas, procurando aumentar a percepção dos riscos envolvidos com a tentativa. Assim, o objetivo de dissuasão considera o efeito de deixar claro para o indivíduo a possibilidade de ser descoberto, detido e eventualmente punido pelo delito.

Entre as ferramentas modernas mais comuns para esse fim estão as câmeras de segurança, que passam a mensagem de que o ambiente está sendo vigiado. Um exemplo drástico de instrumento para essa função é a presença de cães de guarda na proteção do ambiente.

Detectar

A função de detectar se refere à capacidade de identificar situações não desejadas pela segurança. A detecção da intenção delituosa é estratégica e permite que ocorra uma pronta resposta do sistema, por exemplo, ao dar o alarme sobre uma tentativa de violação da segurança.

Para esse fim, o emprego de sensores, câmeras de segurança e centrais de alarmes estão entre os instrumentos mais comuns. A tecnologia tem estado cada vez mais presente viabilizando o cumprimento dessa função dos controles de segurança.

Dificultar

O objetivo é dificultar, retardar ou impedir que a pessoa com más intenções consiga realizar o seu intento, em razão dos obstáculos que encontrará, levando-a à desistência. Se a sinalização da segurança não foi suficiente para inibir o candidato a delinquente, barreiras físicas e tecnológicas deverão impedir a concretização de suas intenções.

Nesse sentido, a existência de muros e cercas com concertinas instaladas constituem o primeiro obstáculo no caminho de um invasor. Da mesma forma, fechaduras digitais e sistemas de tranca automática complementam a segurança.

Responder

Uma vez que a violação da segurança tenha ocorrido, a função de resposta deve ser imediata ou dentro do menor tempo possível. Assim, os meios e procedimentos utilizados devem ser consistentes e capazes de conter a violação ocorrida.

A resposta ao rompimento dos mecanismos iniciais de proteção pode ser realizada por meio de duas possibilidades. Inicialmente, pela ação presencial da equipe de patrulha que deve contar com profissionais bem preparados e disponíveis permanentemente, e pelo acionamento dos órgãos de segurança pública pertinentes.

Recuperar

A recuperação tem o objetivo de trazer de volta a normalidade no ambiente após a ocorrência de uma violação de segurança. Assim, depois da adoção das respectivas ações de resposta e a devida contenção da irregularidade ocorrida, trabalha-se na retomada das rotinas.

Como se classificam os controles de segurança?

A classificação dos diferentes meios de controle de segurança costuma ser feita em função do momento em que devem ser aplicados. A referência adotada para esse fim é a própria violação dos mecanismos de segurança ou sua tentativa.

Dessa forma, devem ser consideradas três situações:

  • controles preventivos: ocorrem antes da incidência de alguma violação; geralmente os meios empregados para esse fim são de natureza administrativa;
  • controles de detecção: sua utilização se dá no início de uma violação; os meios utilizados são quase sempre físicos;
  • controles corretivos: seu emprego se dá durante e após uma violação; de modo geral, são utilizados controles técnicos.

Como aplicar na prática os controles de segurança?

A aplicação profissional dos controles de segurança deve seguir a chamada defesa em profundidade. A estratégia consiste na utilização de níveis sucessivos (camadas) de controle de segurança, especialmente controle de acesso.

Assim, de modo geral, são utilizados quatro níveis ou camadas que podem ser assim descritos:

  • primeira camada: geralmente é o local de chegada de pessoas e veículos e se consolida na portaria, com função de identificação, orientação e direcionamento;
  • segunda camada: é constituída pelos espaços e caminhos internos que conduzem a pessoa representada pelos corredores, escadarias e elevadores;
  • terceira camada: é composta pelas áreas internas dos diferentes departamentos da organização nas quais, em geral, terceiros externos não podem transitar desacompanhados;
  • quarta camada: constitui-se de áreas específicas, nos departamentos ou fora destes, cuja permanência é limitada a funcionários do setor.

Em todos esses ambientes, os diferentes graus de restrição de acesso devem ser bem definidos. A aplicação dos controles de segurança encontram nos meios tecnológicos seus principais aliados. Nesse sentido, podem ser citados:

  • identificação por meio de crachá (magnético, com código de barras, com chip ou por aproximação);
  • identificação por meio de senha;
  • identificação por biometria (fisiológica ou comportamental);
  • utilização de bloqueadores físicos (catraca, torniquete, cancela, portas-controle).

Como você pode ver, os controles de segurança em uma organização atuam em diferentes frentes, possuem funções variadas e devem ser implantados com o conceito de níveis de segurança. A tecnologia fornece os principais instrumentos empregados para esse fim.

Continue conosco, curtindo nossa página no Facebook e tenha toda informação que você precisa para a melhor gestão em seu perímetro.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese