Confira quais os desafios healthtechs e como elas estão transformando o mercado!

Todos sabem que a pandemia potencializou mudanças expressivas no mercado. Não por acaso, consideramos o setor da saúde como uma das áreas que mais foram revolucionárias. Nesse sentido, um dos desafios das healthtechs é conseguir ampliar a sua atuação no mercado.

Essas startups têm como foco principal promover soluções inteligentes e integradas, que auxiliem profissionais do setor na busca pelo melhor atendimento aos seus pacientes. Considerando o período pandêmico, hospitais e clínicas demandam cada vez mais formas de conseguir esse resultado, visando à excelência.

É preciso não somente otimizar os seus processos, mas também, driblar os obstáculos gerados pelo distanciamento social. Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos principais resultados vistos pelas entregas das healthtechs.

Mas afinal, o que você sabe sobre essas empresas? Quais são os principais serviços atendidos por elas? Com a leitura deste artigo, você vai entender mais sobre e conhecerá como a sua contratação pode ser benéfica. Vamos lá?

O que são healthtechs e qual o significado desse termo?

Antes de tudo, precisamos entender um pouco sobre o que significam essas empresas. A sua atuação é voltada para a área da saúde, buscando gerar soluções que permitam otimizar o atendimento aos pacientes.

Sua atuação diz respeito não somente a tratamentos e diagnósticos, mas a atendimentos, processos, atividades, rotinas, entre outros. Assim como qualquer outro tipo de startup, seus produtos e serviços devem ser escaláveis, fáceis de implantar e, principalmente, ter um diferencial inovador.

Em outras palavras, transformamos clínicas, consultórios, hospitais com base em tecnologia. Atualmente, consideramos esse setor em ascensão no país. Muito disso foi causado pela pandemia, já que assim como nos demais segmentos, o setor da saúde precisou se reinventar para garantir saúde e satisfação dos pacientes.

Segundo a Inovativos, o Brasil já conta com mais de 700 healthtechs em atividade, que levantaram cerca de US$52,3 milhões de dólares em aportes de empreendedores. Todo esse investimento não é à toa. São diversas melhorias na área médica geradas a partir da sua implementação. Vamos conhecer mais sobre elas, nos próximos tópicos.

Como elas contribuem para o setor da saúde?

Não é de hoje que a tecnologia vem se envolvendo com o setor de saúde. Vivemos em um ambiente de constante revolução. Inovações surgem a cada momento para conseguir transformar o setor.

No caso das healthtechs, elas não visam a otimizar somente o trabalho dos profissionais da saúde, mas todos os envolvidos recebem as melhorias. Estamos falando, nesse caso, da área administrativa, dos pacientes, dos fornecedores e de funcionários terceiros.

Considerando que saúde é um item básico na vida de qualquer pessoa, é fundamental que tenhamos melhorias na oferta desse atendimento. Nesse sentido, essas empresas entram como grandes aliadas para promoção de segurança hospitalar, saúde e qualidade de vida aos pacientes.

Para conseguir explicar, podemos separar em quatro áreas os resultados dessas empresas. São elas:

  • medicina preventiva: evitar ou desqualificar doenças e seus respectivos sintomas;
  • medicina preditiva: identificar qualquer tipo de predisposição de doença que um paciente tenha potencial quadro de evolução;
  • medicina proativa: otimizar, estreitar e prolongar a relação médico-paciente, a partir do uso de tecnologias;
  • medicina personalizada: trazer dados e inteligência para personalizar tratamentos, melhorando, assim, processos de gestão e, consequentemente, a satisfação de pacientes.

Em resumo, clínicas e hospitais conseguem otimizar suas atividades. Os atendimentos conseguem ser mais precisos, diminuindo o tempo de atendimento e tornando o corpo clínico mais produtivo. Como consequência, geramos uma administração hospitalar mais efetiva. Tudo isso, a partir das ofertas feitas pelas healthtechs.

Quais os desafios das com as healthtechs no cenário atual?

Assim como qualquer outra área, o setor da saúde apresenta grandes desafios. Considerando os dois últimos anos, com a sobrecarga que hospitais da linha de frente ao combate do coronavírus enfrentaram e o impacto gerado pela pandemia, as healthtechs entraram como grandes aliadas no momento.

Desconfiança do teleatendimento

Entre os desafios a serem superados pelas startups, destacamos a insegurança que hospitais e clínicas sofrem com os pacientes. A pandemia, por exemplo, promoveu imensamente o teleatendimento. Afinal de contas, o distanciamento social, até surgir a vacina, era o tratamento mais eficaz no combate da Covid-19.

Porém, infelizmente, muitos pacientes não acreditam nesse tipo de atendimento. em alguns casos, acreditam que o trabalho feito por médicos e enfermeiros não é tão eficaz quanto o atendimento presencial.

Falta de abertura entre as organizações de saúde

Ainda que sejam muito benéficas, as heathtechs sofrem para conseguir abertura e suporte das organizações de saúde. Parte das lideranças ainda são muito engessadas e credibilizam apenas tratamentos e atendimentos convencionais. Para estimular ainda mais o crescimento dessas startups, é fundamental contar com apoio dessas organizações. 

Ataques cibernéticos

Ainda como em qualquer outra área da tecnologia, as healthtechs estão à mercê de ataques de criminosos cibernéticos. A página Healthcare IT, site especializado na tecnologia da saúde, destacou que em 2020, o número de ataques contra esse setor aumentou cerca de 51%.

Quais os benefícios gerados pelas healthtechs?

A princípio, podemos separar três diferentes visões otimizadas com a implementação dos serviços em saúde ofertados por essas empresas. Em primeiro lugar, a área farmacêutica tem diminuição expressiva nos custos do hospital e logísticos.

Isso porque, quando controlamos a distribuição de remédios de forma efetiva, conseguimos otimizar a produção e o envio dos suprimentos a hospitais e clínicas. Esses locais, por sua vez, destacam a melhoria na produtividade de profissionais do setor.

Quando aperfeiçoamentos nos processos são implantados, médicos contam com mais tempo para realizar um atendimento e diagnóstico mais qualificado aos seus pacientes. Além disso, as tecnologias e soluções inteligentes otimizam ainda mais o trabalho feito por esses profissionais.

Em conclusão, todos os desafios das healthtechs são focados em otimizar as atividades que envolvem a promoção da saúde dos brasileiros. Considerando o cenário atual, é fundamental que empresas do segmento busquem não somente conhecer os serviços feitos por essas startups, mas também, considerar fazer os investimentos nelas para tornar seu trabalho cada vez mais eficaz.

E você? Quer ficar mais por dentro desse assunto e outros relacionados a tecnologia e saúde? Aproveite para assinar a nossa newsletter, agora mesmo, e receber conteúdos exclusivos.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese