Veja 3 formas de evitar desperdícios produtos de limpeza em ambientes de hotelaria hospitalar!

A higienização e limpeza de ambientes em estabelecimentos de saúde, especialmente quando falamos de hotelaria hospitalar, é de suma importância.

Esse é um fator que afeta o bem-estar, a saúde e a integridade física de todos os ocupantes dos espaços. Mas é importante garantir esse tipo de serviço com o mínimo de desperdícios de produtos de limpeza.

Quer saber por que esse cuidado é tão importante e como garantir uma boa limpeza dos ambientes de hotelaria hospitalar sem fazer o mau uso dos produtos?

Continue com a gente até o final deste post e confira as nossas 3 dicas. Aproveite a leitura!

Por que evitar o desperdício de materiais de limpeza em ambientes de hotelaria hospitalar?

O desperdício de materiais, de modo geral, pode representar uma enorme fonte de custos para qualquer empresa. Na hotelaria hospitalar, a parcela de prejuízo é ainda maior, visto que a higienização dos ambientes é fundamental para evitar a proliferação de vírus, bactérias e demais microrganismos indesejados.

Não é novidade que a limpeza de ambientes com uma grande circulação de pessoas deve ser mais frequente e detalhista. Como mais indivíduos têm acesso a essas áreas, as superfícies ficam ainda mais expostas a bactérias, a poeira se espalha mais facilmente pelo ar, e todo tipo de sujeira é distribuída de um lado para outro pelo chão e pelos objetos tocados.

Diante da pandemia provocada por um vírus, tivemos a oportunidade de compreender como é fácil a infecção por esses microrganismos que pairam pelo ar ou pousam em objetos, maçanetas, canetas e assim por diante.

Para evitar esse tipo de situação, é importante investir em uma limpeza pesada que garanta a integridade de todos os usuários de um determinado espaço. No entanto, se considerarmos a frequência dessas higienizações, podemos presumir que os desperdícios de produtos de limpeza são significativos quando não são tomados os devidos cuidados.

Como garantir que os desperdícios não ocorram?

A essa altura, você deve estar se perguntando: okay, mas como, afinal, eu faço para garantir que os desperdícios de produtos de limpeza não ocorram? Nós vamos ajudar você com algumas dicas simples de aplicar. Fique de olho!

1. Invista em uma boa gestão

Primeiro de tudo: é muito importante investir em uma boa gestão desses produtos e, é claro, das pessoas que vão utilizá-los. Um passo importante para se certificar de que o uso dos produtos de limpeza será mais consciente é fornecer bons treinamentos para a equipe de limpeza.

Mas isso não é tudo. Muitas vezes é preciso ter alguém responsável pela distribuição, monitoramento e controle dos produtos; algo que funcione como uma espécie de almoxarifado apenas da equipe de limpeza. Assim, cada colaborador terá um controle próprio do uso de materiais, que servirá como fonte de análise de dados para você saber exatamente quanto está sendo usado em cada setor e assim por diante.

Dessa forma, você terá condições de fazer análises mais precisas e identificar quais são os pontos de maior desperdício. Se um produto de marca diferente da habitual foi comprado e percebe-se que o seu consumo se deu muito mais rapidamente que o anterior, por exemplo, pode ser um indicativo de que a sua qualidade não é boa.

2. Tenha atenção às recomendações do fabricante

Todo item vem com recomendações do fabricante na embalagem. É importante atentar a elas para garantir o bom uso do material e evitar os desperdícios dos produtos de limpeza.

Existem, essencialmente, duas formas de fazer isso com eficiência:

  • orientar todos os colaboradores para que cada um faça a leitura das informações individualmente e aplique corretamente os itens;
  • fornecer um treinamento coletivo, no qual um profissional fará a demonstração para todos de como deve ser utilizado cada item.

Qualquer uma das abordagens pode ser eficiente, desde que a sua equipe siga as recomendações.

3. Faça compras conscientes

Outra dica importante para evitar os desperdícios dos produtos de limpeza é fazer compras mais conscientes. Muitas vezes as pessoas, por verem uma grande disponibilidade de produtos, tendem a utilizá-los de forma indiscriminada e em excesso.

Com isso, um conjunto de materiais que duraria muito mais tempo é consumido rapidamente; afinal, “tem mais em estoque”. Percebe a mentalidade? Para evitar essa situação, procure comprar apenas o necessário para um período determinado.

Para entender de que forma agir, você pode monitorar durante algumas semanas ou meses como é o consumo dos produtos de limpeza em cada setor. Uma alternativa é ter um profissional responsável por supervisionar as equipes e tomar nota de todas as suas necessidades de suprimentos.

Como a terceirização pode ajudar nesse sentido?

A terceirização é uma ótima forma de garantir que determinados serviços sejam executados por quem entende e é especializado no assunto. Quando você delega a atividade de limpeza de ambientes corporativos a uma empresa que trabalha só com isso, acaba aumentando a qualidade do serviço.

Isso porque as equipes que trabalham para esses prestadores de serviço recebem um treinamento completo sobre o assunto. Por essa razão, ao contar com esse serviço terceirizado, você consegue mais tempo para cuidar da sua atividade-fim.

Isso porque a equipe de limpeza tem como foco entregar a melhor limpeza e higienização dos ambientes hospitalares. Todos os investimentos e esforços estão voltados para esse objetivo e, por isso, o serviço prestado é da melhor qualidade possível.

Parte desse trabalho é conscientizar e treinar esses profissionais para fazerem um bom uso dos materiais e produtos que têm à sua disposição. Desse modo, eles podem garantir um consumo racionado dos produtos de limpeza, sem afetar a qualidade do serviço.

É claro que a limpeza e higienização de ambientes corporativos é muito importante. Por esse motivo, garantir que não ocorram desperdícios de produtos de limpeza é uma forma de tornar o negócio mais sustentável e evitar custos desnecessários, certo? Como a hotelaria hospitalar exige muito rigor na limpeza, esse assunto se torna crucial.

Se você gostou deste conteúdo sobre desperdícios de produtos de limpeza, o que acha de receber outros conteúdos da Verzani? Assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese