Quais os benefícios de contratar uma empresa de segurança?

Quando a segurança do seu negócio fica a cargo de uma equipe especializada, você aproveita para focar no seu core business — até porque é uma questão séria e que pede muitos treinamentos. Deixar a segurança nas mãos de funcionários despreparados para a função faz com que a percepção de segurança seja prejudicada a longo prazo, sem contar os custos extras quando esse colaborador sai de férias, por exemplo. Assim, contratar uma empresa de segurança é a opção mais recomendada.

Mas não apenas por causa dos custos. Uma terceirizada de segurança tem toda uma capacitação de colaboradores, que dá a eles um know-how diferenciado, agregando muito às atividades. Conheça mais sobre o assunto e entenda por que você deve considerar essa opção!

Como funciona uma empresa de segurança?

Para que uma firma possa prestar serviços de segurança, há a necessidade de registro e fiscalização. “As empresas de prestação de serviços de segurança são registradas na Polícia Federal. Assim, são fiscalizadas por esse órgão e também pelo Ministério do Exército”, comenta Amarildo Moraes, que é Diretor de Negócios de Segurança do Grupo Verzani & Sandrini.

Esses órgãos ainda emitem certificados anuais e vistorias de fiscalização. Fora isso, o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sesvesp) libera o certificado de regularidade em segurança (CRS), que é uma garantia jurídica de que você está contratando uma empresa séria.

“Um vigilante precisa ter 200 horas de formação e, a cada dois anos, deve fazer uma outra reciclagem de mais de 50 horas. Vai desde direito penal à prática de tiro efetivamente”, explica Amarildo. Tudo isso é mais uma garantia na contratação.

Em qual momento você deve considerar a contratação?

Para Amarildo, o momento ideal é quando a companhia “descobre que precisa de uma empresa especialista, porque dará foco em seu core business”. Isso é recorrente quando as empresas começam quando pequenas, então, crescem e colocam um profissional de outra área para tomar conta da segurança. “Esse profissional não é exatamente um especialista no assunto e vai ver esse serviço como uma obrigação”, analisa.

Quais os serviços de uma empresa de segurança?

Uma empresa de confiança faz investimentos constantes para garantir boas soluções de segurança, seja patrimonial ou não. Assim, algumas funções são mais recorrentes, como você descobrirá a seguir.

Segurança patrimonial

Cada empresa tem suas necessidades específicas. Por isso, é necessário que a companhia de segurança contratada faça um projeto detalhado para esse serviço. Para que a segurança seja eficiente, contar com vigilantes capacitados, estrutura e tecnologia de ponta são pontos importantes a serem observados.

Segurança pessoal

“O vigilante de segurança pessoal privada nada mais é do que o agente que faz a escolta de quem chamamos de VIP”, explica Amarildo. Estudar o perfil do cliente ajuda muito a entender quais são as vulnerabilidades e como tornar a vigilância mais eficiente.

Escolta de cargas

Esta solução pede armamentos específicos, de acordo com as mercadorias a serem escoltadas, rastreamento eletrônico do veículo e roteirização otimizada. Tudo isso somado a uma equipe bem treinada para a função.

Segurança eletrônica

Esta solução é utilizada nos negócios mais variados. Para que seja eficiente, treinamentos em segurança eletrônica são tão importantes quanto a utilização de aparelhos modernos, aliados a uma estrutura que permita o monitoramento em tempo real.

Basicamente, essas são as principais soluções. Caso você necessite de um serviço específico, é possível contatar a prestadora de serviços para entender o que ela pode lhe proporcionar. Lembrando que cada uma dessas soluções pede autorizações específicas, assim como regimes de carga horária diferenciados.

Quais as vantagens de contratar uma empresa de segurança?

Alguns benefícios ganham destaque quando se fala na terceirização da segurança, você entende melhor sobre eles na sequência.

Mais saúde financeira

Pode se tornar bastante custoso quando o funcionário que cuida da segurança faz parte do seu quadro fixo: “se você tem esse profissional dentro da sua empresa e se ele precisa de um afastamento, você não terá uma reposição. Nesse caso, há a necessidade de uma extensão de horas extras, o que vai sobrecarregar a folha de pagamento”, relata Amarildo. Ele mesmo conclui: “a partir do nono ou décimo mês, a terceirização já é mais barata do que uma contratação própria”.

“Ao contratar uma empresa de segurança terceirizada, você paga somente a fatura e tem o benefício de contar com ela nos 365 dias do ano. Por exemplo, em férias ou faltas. A empresa prestadora de serviço deve repor essa ausência em tempo real”, relata o diretor do Grupo Verzani & Sandrini.

Ganho em percepção de segurança

Por que contratar uma terceirizada de segurança? A resposta é do próprio diretor de negócios de segurança: “Porque uma empresa deve ter percepção de segurança, seus funcionários precisam se sentir seguros e a segurança pública não consegue cobrir todo esse espaço que existe”.

Assim, ao se contratar uma companhia que presta esses serviços, você está negociando com quem tem os certificados necessários, como falamos anteriormente, e que conta com vigilantes que passam por treinamentos e reciclagens. Vale a pena lembrar que a produtividade de funcionários que se sentem plenamente seguros é bem maior.

Mais tempo para focar em seu negócio

Cada estabelecimento trabalha seu próprio foco. Indústrias, comércios, shoppings e condomínios têm em comum o fato de que a segurança não está entre os principais elementos de suas atividades, muito embora seja necessário.

Dessa maneira, uma equipe de segurança terceirizada tem todo o aparato e treinamento focado para promover a melhor experiência a todos. Diferencial este importante para se ter em vista.

Por que escolher o Grupo Verzani & Sandrini?

São mais de 50 anos de experiência — só para começar! Esse tempo de mercado torna o Grupo Verzani & Sandrini uma referência nacional na prestação de serviços. “Trata-se de uma empresa que preza 100% pela legalidade, paga todos os seus funcionários em dia, desde sempre, e conta com uma estrutura operacional e técnica muito fortes”, esclarece Amarildo. Também é importante apontar outros motivos:

  • o Grupo conta com uma Universidade Corporativa que forma supervisores, diretores e demais colaboradores por meio de aulas presenciais, online e coaching;
  • a expertise da Verzani & Sandrini vai além da segurança. “Trabalhamos também com manutenção, suporte industrial, serviços de jardinagem e paisagismo, entre outros. Assim, você pode contratar toda uma área de facilities dentro da mesma empresa”, relata o diretor de segurança do Grupo;
  • os treinamentos da Verzani também olham para o presente: “vivemos um período de transformação na sociedade. Hoje, a inclusão social é mais do que necessária e treinamos nossos funcionários para essa realidade”, sinaliza Amarildo.

A Verzani é uma das maiores do segmento no Brasil e tem atendimento diferenciado, que faz com que os contratados se sintam plenamente amparados. Dessa maneira, contratar uma empresa de segurança traz muitas vantagens para o seu negócio, como em relação à folha de pagamento e à segurança de que você tem profissionais capacitados. Além disso, uma mesma empresa pode oferecer outros serviços de facilities que tornam a contratação ainda mais otimizada.

Como você pôde ver, terceirizar uma empresa de segurança é necessário e financeiramente mais viável. Então, não espere mais e aproveite para entrar em contato com o Grupo Verzani & Sandrini agora mesmo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese