Por que fazer gestão de EPI hospitalar? Entenda

Diante de um cenário tão desafiador, como o que vivemos desde o início da pandemia, a importância do uso correto de EPI hospitalar passou a ser mais notada pela população e, até mesmo, pelos profissionais de saúde. Uma boa gestão desses equipamentos pode fazer toda a diferença na integridade da saúde de quem está na linha de frente do combate a doenças infecciosas.

Pensando nisso, elencamos as principais informações sobre o assunto, para que você compreenda o papel de uma gestão de EPI hospitalar eficiente e como ela pode ser feita. Gostou da ideia? Então, vamos logo ao que interessa!

O que é a gestão de EPI hospitalar?

Os EPIs são equipamentos de proteção individual, que ajudam a proteger e a manter a integridade física dos profissionais no seu ambiente de trabalho. Eles são fornecidos pela empresa para garantir que todos tenham os seus itens à disposição, e é obrigação dela cobrar o uso durante o expediente.

A gestão de EPI hospitalar é a atividade de administração e gerenciamento, tanto dos itens quanto do comportamento das equipes em relação ao seu uso. É por meio de uma gestão eficiente que os equipamentos poderão ser mantidos em perfeito estado de conservação e funcionamento.

É dever da gestão de EPI hospitalar:

Também faz parte desse trabalho a orientação das equipes sobre as funções e o uso dos EPIs.

Para que serve esse gerenciamento?

Os hospitais e as instituições de saúde são ambientes que demandam uma atenção extra, quando o assunto é proteção do trabalhador. Isso porque, além do contato direto com materiais contaminantes, o ambiente também conta com objetos perfurocortantes e agentes de risco químico e biológico.

Portanto, é fundamental que o descarte de itens seja feito da maneira correta, e é preciso que as equipes se protejam ao interagir com os pacientes e seus materiais — especialmente, durante a pandemia. Assim, evitam-se as contaminações e infecções em ambiente hospitalar.

Desse modo, o gerenciamento dos EPIs vai aumentar a proteção das equipes, principalmente, durante a interação com fluídos corporais, pessoas enfermas e vítimas de traumas físicos. Isso melhora a qualidade do atendimento e a satisfação do público com a instituição.

Quais são os principais EPIs hospitalares?

Agora, chegou a hora de conhecer alguns dos principais equipamentos de proteção individual para ambiente hospitalar.

Luvas

As luvas protegem as mãos de cortes, altas temperaturas e até umidade excessiva ao realizar as atividades profissionais. Além disso, evitam contágios que possam ocorrer por meio de superfícies e objetos manuseáveis. Por isso, é importante que sejam usadas por médicos, enfermeiros e até profissionais da equipe de higienização.

Óculos de proteção

Vírus e bactérias podem entrar em contato com os olhos dos profissionais de saúde, aumentando as chances de contágio de uma doença. Portanto, essa proteção é fundamental. Para não prejudicar o desempenho dos profissionais, são utilizadas lentes antiembaçantes, hastes flexíveis e materiais propícios para não prejudicar a visão.

Avental

Os aventais de PVC são bastante comuns em equipes que trabalham com agentes corrosivos e químicos, que oferecem risco potencial à integridade física dos profissionais. Mas, em situações como a da Covid-19, eles têm uma função importante de proteção extra contra os vestígios do vírus. Além disso, evitam respingos e secreções.

Máscara cirúrgica

Hoje, a máscara já é parte da rotina de todos, mas em um hospital, especialmente, na sala cirúrgica, ela é primordial. Afinal, o risco de contração de doenças é ainda mais alto. Portanto, os materiais com que o produto é confeccionado devem ser de ótima qualidade.

Sapatos fechados

Os sapatos fechados são itens de fundamental segurança para o ambiente hospitalar. Além disso, a obrigatoriedade pode variar de acordo com o ambiente dentro do hospital, podendo variar entre um calçado, uma bota ou botinas de segurança.

Qual é a importância da gestão de EPI hospitalar?

Você já viu que os dois principais aspectos pelos quais o uso de EPI hospitalar se faz necessário são a ameaça de contaminação e a ocorrência de objetos perfurocortantes, além, é claro, dos riscos químicos existentes. Por isso, a adoção de equipamentos de proteção pode ser fundamental para garantir a saúde de trabalhadores e pacientes.

Mas não é só isso. O uso desses itens também é uma obrigatoriedade, e está descrito na NR 32, responsável pela Segurança do Trabalho nos Serviços da Saúde, que inclui:

  • riscos biológicos — microrganismos, culturas de células, parasitas, toxinas, príons etc.;
  • riscos químicos — recipientes ou equipamentos que contêm produtos químicos;
  • riscos físicos — agulhas, bisturis, tesouras etc.

Como ela deve ser feita, na prática?

Fazer uma gestão de EPI hospitalar eficiente vai exigir alguns cuidados, como os que você verá, a seguir.

Forma correta de utilizar e descartar

Os profissionais devem ser treinados para utilizar e descartar corretamente os EPIs hospitalares. Portanto, você deve contar com orientações do fabricante e com as determinações das normas vigentes para preparar as equipes.

Além disso, é preciso seguir uma ordem de vestimenta:

  • o avental é o primeiro item a ser colocado;
  • depois dele, vem a touca;
  • o próximo item é a máscara;
  • o quarto equipamento são os óculos de proteção;
  • por último, as luvas.

Também é preciso ter atenção quanto ao descarte dos materiais. Depois de utilizados, os equipamentos descartáveis são classificados como lixo hospitalar e devem ser destinados para uma lixeira específica, evitando a contaminação por quaisquer agentes infecciosos.

Já os reutilizáveis devem ser colocados em locais específicos para ser higienizados e devidamente esterilizados pelos profissionais responsáveis por essa etapa.

Acertar na escolha dos EPIs

A qualidade dos equipamentos é fundamental para que eles realmente cumpram com as suas funções. Do contrário, mesmo devidamente equipados, os profissionais ficarão desprotegidos.

Uma boa dica é adquirir apenas aqueles EPIs de marcas reconhecidas na área da saúde. Isso aumenta a credibilidade dos itens e proporciona mais segurança aos profissionais. Além disso, é importante buscar fornecedoras que já atuam nesse mercado há um bom tempo.

Outro aspecto a ser observado é o conforto que o equipamento proporciona ao colaborador. Assim, evitam-se eventuais machucados por um item inflexível, rígido ou desconfortável. Por isso, não basta observar o preço dos itens, é preciso buscar o melhor custo-benefício.

Incentivar o uso de EPI hospitalar

Outra parte crucial da gestão de EPI hospitalar é a orientação e o incentivo ao uso correto pelas equipes. Por isso, é preciso que o gestor se concentre em alguns aspectos:

  • dê o exemplo, começando o cumprimento das normas por você;
  • treine e atualize a equipe quanto às melhores práticas;
  • promova campanhas de conscientização sobre a relevância do uso de EPIs.

Apesar de os hospitais serem espaços potencialmente perigosos quando se trata de contaminação e infecção, os equipamentos de proteção podem ajudar a minimizar esses riscos. Sendo assim, uma gestão eficiente é determinante para a promoção da saúde nesses espaços.

Não se esqueça de que, para que os profissionais consigam cuidar da saúde dos pacientes, é fundamental que a equipe esteja devidamente protegida. Desse modo, eles não se tornam agentes de proliferação de vírus e bactérias dentro do ambiente hospitalar.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto e entende mais sobre EPI hospitalar, que tal descobrir como reduzir gastos em hospital?

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese