O que é Escolta armada e qual a sua importância? Veja!

O transporte de cargas é uma das atividades que mais envolvem movimentação de valores pelo meio físico. Por isso, essa pode ser uma tarefa arriscada em muitas circunstâncias, especialmente para a empresa, que fica vulnerável a quaisquer ataques no trajeto. Por isso, é interessante considerar a possibilidade de contratar o serviço de escolta armada para aumentar a proteção.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações para ajudar você a entender a relevância desse serviço e como você pode escolher uma empresa de confiança para essa finalidade. Vamos lá?

O que é escolta armada de cargas?

A escolta armada de cargas é um método encontrado por profissionais da área de segurança para reforçar a proteção patrimonial de uma carga em curso. Essa é a uma atividade regulada pela Polícia Federal, especialmente por atos normativos da instituição.

Para isso, a empresa deve contratar uma prestadora de serviços especializada, que conte com agentes armados e treinados para essa finalidade. Esses profissionais farão o acompanhamento do veículo (ou dos veículos) durante todo o seu deslocamento para as etapas de carga e descarga.

A maioria das empresas adota como prática comum a disponibilização de uma viatura para cada veículo a ser escoltado. Na viatura vão pelo menos dois vigilantes armados, com recursos de monitoramento veicular via satélite e comunicação com a base de operações.

É claro que, dependendo do valor e da importância da carga, bem como da solicitação do cliente, a prestadora pode disponibilizar mais viaturas e pessoal. Vale salientar que, apesar de os profissionais serem treinados para defender ameaças, o principal objetivo desse serviço é uma atuação preventiva contra ações de roubo de carga.

Para que serve esse tipo de serviço?

A escolta armada de cargas pode ser utilizada para as mais diferentes naturezas de produtos. Mas, em geral, ela é contratada para aqueles trajetos e épocas do ano em que o transporte de um determinado item pode se tornar ainda mais perigoso.

A maior parte desses serviços é empregada para produtos de alto valor ou relevância, como:

  • transporte de valores (títulos, cheques e dinheiro);
  • equipamentos de informática;
  • medicamentos;
  • obras de arte;
  • cigarros;
  • celulares;
  • produtos frigoríficos.

A necessidade vai ser identificada pela própria empresa que, junto à prestadora, definirá o tipo de escolta necessária.

Por que contratar a escolta armada para cargas?

Ainda está em dúvida se esse tipo de serviço é mesmo para a sua empresa? Então, confira alguns benefícios de contratar essa proteção extra para as cargas!

Segurança

O objetivo mais procurado e, talvez, o mais óbvio para a escolta armada de cargas é o aumento da segurança. Muitos motoristas são vítimas de tentativas de furto e roubos de cargas, alguns sem danos ao profissional, mas outros, infelizmente, com desfechos traumáticos e até fatais.

Pensando nisso, a empresa que se preocupa com a integridade da sua equipe deve considerar esse reforço de segurança durante os trajetos das cargas, principalmente as de maior valor. Isso vale ainda mais para aquelas companhias que já foram vítimas desse tipo de ataque.

Além disso, é preciso salientar que o roubo de cargas provoca um prejuízo gritante para a empresa, tanto no que diz respeito ao conteúdo da carga quanto do próprio veículo. Portanto, é uma maneira de proteger e assegurar o patrimônio físico do negócio, evitando rombos difíceis de serem repostos.

Profissionalização

A escolta armada é um serviço profissionalizado e exige treinamento avançado dos agentes. Por isso, ao optar por esse serviço, você terá a certeza de que está contando com uma equipe de confiança, com habilidades e conhecimentos para agir tanto tática quanto estrategicamente.

Esse acompanhamento é uma maneira de se certificar que toda a operação de transporte da carga será efetuada com o máximo de integridade possível. Isso, é claro, sem abrir mão de uma boa abordagem ao motorista de carga durante o período de escolta.

Conforto

O estresse provocado pela preocupação inerente a um roubo ou furto em potencial pode fazer com que os seus profissionais trabalhem sob pressão. Isso afeta sua motivação, seu desempenho e até mesmo a sua saúde psicológica.

No entanto, ao saber que ele tem o acompanhamento de uma equipe preparada para proteger a carga, pode se concentrar naquilo que sabe fazer de melhor: o transporte propriamente dito. Sob esse aspecto, é possível gerar um conforto muito maior para os seus colaboradores na execução das suas atividades profissionais.

Como contratar uma empresa de escolta armada de cargas?

É claro que, para contar com todos os benefícios atribuídos à escolta armada de cargas, você precisará se certificar de que a prestadora contratada é realmente de confiança. E isso só pode ser feito por meio de alguns cuidados básicos, como os que você verá a seguir.

Procure referências

O primeiro passo para encontrar uma prestadora de qualidade é ter certeza de que ela é de confiança. A melhor forma de fazer isso é procurando se informar sobre os seus serviços com aquelas empresas que já contrataram o serviço. Portanto, peça alguns contatos de clientes, ligue para eles e tire todas as suas dúvidas quanto ao suporte e ao acompanhamento da carga.

Analise o custo benefício

Cada prestadora vai oferecer um pacote de serviços diferentes, por isso, o preço não deve ser o único fator a ser levado em conta. Inclusive, quando encontrar um preço muito abaixo da média exercida no mercado, desconfie. Faça um levantamento de tudo o que a empresa está oferecendo e do que está cobrando por isso. Depois, identifique se atende às suas necessidades.

Cheque as certificações

Para trabalhar com a escolta armada é imprescindível que a prestadora tenha todas as suas autorizações em dia, além da comprovação de que treinam e atualizam constantemente as capacitações das suas equipes. Não se constranja em pedir para verificar a veracidade dessas informações por meio de comprovações documentais de que esses protocolos estão sendo cumpridos.

As cargas que a sua empresa transporta são parte importante do seu patrimônio. Além disso, esse deslocamento é efetuado pelo seu maior ativo: o colaborador. Pensando nisso, não coloque em risco aqueles recursos que fazem a sua empresa funcionar.

Investir em uma escolta armada para determinadas cargas é uma ótima alternativa para evitar incidentes e custos que, certamente, seriam bem maiores do que a simples contratação desse serviço.

A Verzani & Sandrini conta com uma equipe de vigilância composta por profissionais treinados e equipados para realizar a escolta de cargas. Por isso, o nosso serviço é ideal para a proteção e para a segurança no transporte de qualquer tipo de carga ou valor.

Ficou interessado em saber mais sobre a nossa proposta de escolta armada de cargas? Então, converse com a gente!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese