Falhas de segurança em condomínio: como a Verzani pode resolvê-las?

A segurança em condomínio é um fator essencial para o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores e de toda a equipe presente no local. Esse é um aspecto que não pode ser negligenciado em hipótese alguma.

Na maioria dos casos, contar com especialistas é a melhor solução para reforçar a proteção de todos. Assim, garantindo não só a tranquilidade dos condôminos e de seus familiares, mas também a segurança de seu patrimônio.

Quem atua nesse segmento sabe que a segurança é algo a ser construída em conjunto. A participação dos moradores é essencial, a tecnologia pode ajudar e o conhecimento técnico faz toda a diferença. Mas você sabe quais são as principais falhas em um condomínio?

A Verzani & Sandrini é especialista em segurança e pode ajudar você a reforçar a proteção do seu condomínio, tendo a tecnologia como aliada e os melhores profissionais do mercado à disposição. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as principais falhas de segurança nos condomínios?

Para reforçar a segurança em um condomínio é importante identificar os erros de processos que estão interferindo na sua performance. Normalmente, as principais falhas de segurança em condomínios estão ligadas ao controle de acesso e à comunicação. Confira algumas delas abaixo.

Erros na portaria

Um dos erros mais comuns de segurança nos condomínios são as falhas que envolvem o controle de acesso das pessoas ao ambiente. Sejam moradores, funcionários ou prestadores de serviço, é fundamental fazer o registro de quem entra e de quem sai, garantindo a verificação correta dos dados, como nome, identidade, etc.

Ausência de normas de segurança

Existem diversas falhas ligadas ao cadastramento de veículos, sem a efetiva identificação de placas, modelo dos carros ou matos, usuários e vínculos aos moradores e seus visitantes. Outro erro importante se refere às entregas sem prévio aviso de produtos e serviços, que demandam uma equipe especializada e preparada para garantir que o recebimento seja seguro.

Falta de investimento em infraestrutura

O sistema de perímetro é usado para garantir a segurança física do local, impor barreiras às invasões e diminuir a exposição do ambiente. Muitos condomínios apresentam falhas nesse sentido, pois não possuem barreiras suficientes. Cercas baixas, muros que permitem a violação do local e ausência de alarmes, câmeras e sensores são alguns exemplos.

Quais processos garantem mais segurança aos condomínios?

Existem uma série de soluções e processos que ajudam a garantir a segurança do condomínio, reforçando a proteção dos moradores e de todo o ambiente. Podemos citar como exemplo a criação de um projeto sistemático bem estruturado, baseado em requisitos normativos.

Outro ponto fundamental é a análise de riscos. Com ela é possível fazer um mapa com todos os fatores de sucesso e de fracasso que envolvem a segurança. É a partir desse estudo que são criados planos de segurança mais adequados e inteligentes.

Naturalmente, a tecnologia também possui um papel importante. Ela reforça a estrutura técnica do condomínio, ajuda na cobertura do ambiente por meio do sistema de câmeras, traz agilidade e automação, permite a utilização de alarmes perimetrais e semiperiféricos, entre outros pontos.

Além disso, vale mencionar a estruturação de um corpo de segurança tecnicamente treinado e apropriado para realizar abordagens e rondas. Profissionais especializados têm uma visão sistêmica sobre todos os pontos sensíveis de segurança e entendem os procedimentos e protocolos que devem ser adotados.

Por que a participação dos condôminos é tão importante?

A segurança de um condomínio não se faz sozinha. Por isso, a participação e conscientização dos moradores é muito importante. Infelizmente, em alguns casos, eles podem causar atritos e desgaste junto ao corpo de segurança, pois não entendem a real relevância das normas estabelecidas.

A realização de palestras em intervalos periódicos, muitas vezes, não surte efeito. Por isso, além delas, é importante que exista um completo e verdadeiro entrosamento entre os moradores e integrantes do corpo de segurança.

Vale investir e promover a conscientização das pessoas, fazendo com que entendam os risco de certas atitudes do dia a dia, que realmente podem comprometer a segurança do condomínio.

Como a comunicação efetiva pode ajudar?

Já é de se imaginar que as ameaças à segurança também evoluíram em termos tecnológicos, em audácia e estruturação de processos. Isso foi fundamental para pessoas mal-intencionadas conseguirem êxito na invasão de um condomínio.

Então, a comunicação entre os participantes desse processo deve ser constantemente alimentada. Por isso, é importante que o corpo de segurança, a direção do condomínio e os moradores atuem, juntos, para diminuir riscos e eliminar as oportunidades de criminosos burlarem as estruturas do ambiente.

Como a Verzani pode ajudar a reforçar a segurança em condomínios?

A Verzani tem uma divisão de análises cujo objetivo é detectar e reduzir as vulnerabilidades e os riscos existentes. Assim, nossos clientes conseguem contar com projetos estruturados (de curto, médio ou longo prazo), que ajudam a garantir que pontos sensíveis sejam controlados, monitorados e reportados a qualquer momento.

Além disso, aplicamos técnicas modernas de gestão de risco em todos os atendimentos e priorizamos a inteligência para criar soluções integradas de segurança de patrimônio e proteção de pessoas.

Dessa maneira, conseguimos unir a competência humana à tecnologia para antecipar riscos, evitar prejuízos e manter o controle de qualquer ocorrência. Oferecemos uma série de serviços voltados para a segurança em condomínios (e diferentes ambientes), como:

  • Videomonitoramento remoto;
  • Monitoramento inteligente e pró-ativo;
  • Reconhecimento facial;
  • Escolta armada;
  • Rondas Motorizadas;
  • Investigação de incidentes, etc.

Investir na segurança do condomínio vale a pena?

Vale muito! A resposta e a justificativa para essa pergunta você já encontrou neste artigo. Lembre-se de que a segurança é um processo estruturado, que envolve pessoas, tecnologia e procedimentos de trabalho.

Esses três pontos sensíveis são os pilares de uma estrutura de qualidade e devem estar integrados com a política do condomínio. A busca pela melhor segurança possível é uma prioridade.

A proteção das pessoas e de seus patrimônios deve ser sempre a meta dessas estratégias, independentemente da gestão sindical que o condomínio escolher. Além disso, os moradores têm papel relevante no sucesso das operações de segurança do condomínio e ajudam diretamente na proteção do ambiente.

Então, conseguiu entender quais são as principais falhas de segurança em condomínio e como a Verzani pode ajudar? Mantenha o seu condomínio seguro e tenha tecnologia de ponto e profissionais especializados à sua disposição.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese