Como fazer o gerenciamento de risco na área de segurança do prédio?

A integridade física e psicológica está, inevitavelmente, entre as maiores necessidades dos seres humanos. Mesmo com a pandemia tendo dado uma trégua, há pessoas que ainda estão em distanciamento ou que reduziram suas saídas, preferindo locais com poucas aglomerações, o que aumenta a demanda do gerenciamento de risco na segurança em áreas residenciais.

Ao estar na sua casa ou apartamento, o morador quer se sentir protegido o suficiente para poder relaxar depois de um dia estressante de trabalho. Para que isso ocorra, o síndico precisa providenciar métodos eficientes de segurança.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como você pode garantir a integridade total da segurança no seu condomínio? Continue a leitura!

Por que fazer o gerenciamento de risco na segurança de um prédio?

A própria mudança no comportamento dos moradores, desde 2020 (devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social) fez com que as equipes de segurança reforçassem seu trabalho. O objetivo era evitar que os bandidos adaptassem suas modalidades de golpes em condomínios residenciais ou comerciais.

Nesse período, a movimentação de pessoas estranhas nesses espaços aumentou consideravelmente, incluindo entregadores de e-commerce, fast-food e serviços de saúde. Como a rotatividade de não moradores ficou mais alta, é importante redobrar a atenção ao gerenciamento de risco na área de segurança de um prédio.

Muitas vezes, isso significa procedimentos mais firmes e criteriosos no que diz respeito à identificação e validação das pessoas, antes mesmo de liberar o acesso, por exemplo. A seguir, selecionamos alguns outros diferenciais de realizar o gerenciamento de risco na segurança de um prédio, confira!

Prevenção de crises

É preciso enxergar o condomínio como uma espécie de empresa: vai ter momentos em que, inevitavelmente, podem surgir crises, sejam relacionadas aos aspectos administrativos, sejam aos trâmites entre as pessoas. Porém, quando há um gerenciamento de riscos, as chances de isso acontecer reduzem consideravelmente.

Se esses riscos forem voltados para a segurança, é mais um diferencial para a gestão. Em um espaço como esse, por exemplo, ao identificar quais são os possíveis gargalos, há a oportunidade de transmitir mais confiança aos moradores e visitantes, bem como garantir que haja ordem no espaço.

Caso opte por uma gestão de portaria terceirizada, de modo que tenha em sua equipe pessoal qualificado e treinado para essa questão, aprimora-se ainda mais a questão da segurança, de modo que todos os riscos sejam eliminados de forma prática.

Afinal, caso haja qualquer tipo de ocorrência, moradores vão trazer suas insatisfações, o que pode gerar uma dor de cabeça para o síndico e para as demais pessoas que participam diretamente da administração.

Bom funcionamento das operações

Por mais que a equipe de gestão de um condomínio busque pelas melhores soluções quanto à segurança do espaço, sem um gerenciamento de riscos, não há uma garantia de que elas sejam as mais adequadas para a realidade daquele ambiente. Entenda: suponhamos que, em um condomínio, um síndico tenha colocado câmeras de segurança nas áreas comuns.

Porém, ao identificar um mapeamento dos possíveis gargalos, foi percebido que o problema, de fato, estaria aos arredores dos prédios, locais onde as câmeras não alcançam. Consequentemente, de nada adiantaria esse investimento (aqui, seria necessário contar com uma equipe especializada em segurança e aumentar a quantidade de equipamentos em outros espaços).

Sendo assim, contar com esse mapeamento e gerenciamento contribui para um melhor funcionamento das operações, de modo que os investimentos feitos, de fato, surtam efeito.

Melhor definição de processos

Um gerenciamento de riscos também contribui para uma melhor definição de processos. Se for identificada a necessidade de todos os visitantes apresentarem seus documentos e serem, ao mesmo tempo, liberados por algum morador maior de idade, essa regra ficará clara para qualquer condômino.

Isso evita qualquer tipo de problema, uma vez que, certamente, toda a norma será divulgada internamente para que as pessoas possam analisá-la e tirar as dúvidas sempre que acharem pertinentes.

Como fazer esse gerenciamento?

O gerenciamento de riscos em um ambiente compartilhado depende da participação e do comprometimento de todos — isto é, síndico, agentes, moradores e demais funcionários. Assim como é preciso ter sistemas de segurança eficientes, também é necessário que as pessoas reportem atividades suspeitas nas dependências.

A seguir, daremos algumas dicas que ajudarão a redobrar os esforços no que diz respeito ao gerenciamento de riscos na segurança do condomínio. Confira!

Identifique os riscos

O primeiro passo é aprender a identificar quais são as situações potencialmente perigosas. A missão é abordar ideias do que pode ser um risco. O acesso de pessoas estranhas e a tentativa enganosa de entrada são os principais problemas enfrentados nesses locais.

Por isso, é preciso ter clareza sobre o que pode ser considerado uma ameaça e sobre aquelas situações que podem ser consideradas relativamente normais nesses espaços. Para tanto, convide funcionários e moradores para compartilhar seus pontos de vista.

Avalie os riscos

Tendo feito o levantamento dos potenciais riscos no seu condomínio, é importante efetuar uma avaliação tanto do grau de periculosidade que eles oferecem aos moradores quanto das chances de eles acontecerem realmente. Além, é claro das possíveis soluções que podem ser adotadas.

Cada risco demandará uma ação específica. É nessa etapa que você deve avaliar qual é a melhor maneira de lidar com cada situação.

Planeje as respostas aos riscos

Por fim, mas não menos importante, será preciso planejar as respostas ao risco. Você implementará um novo sistema de cadastro a pessoas autorizadas a entrarem no prédio? Instalará mais câmeras nos espaços? Investirá em um sistema de comunicação mais eficiente com os moradores? Tudo isso precisará de um plano de execução claro e realizável.

Quais cuidados dever ser tomados?

Além do que você acabou de conferir, uma das partes mais importantes no gerenciamento de riscos é evitar as ameaças mais comuns. A seguir, listamos as principais delas para você ficar de olho:

  • equipes de saúde: principalmente, após a pandemia, muitos criminosos têm se vestido com roupas brancas e apetrechos médicos com a desculpa de fazerem testes de Covid-19. Nesse caso, barre a entrada e confira os dados fornecidos com a Vigilância Sanitária;
  • entregador de aplicativo: adote um sistema de passa volumes na portaria que permita ao responsável pelo pedido retirar suas encomendas sem que o entregador precise entrar no condomínio;
  • carro no portão da garagem: sempre faça uma identificação completa do motorista e dos ocupantes de um veículo antes de liberar a entrada;
  • ligação falsa autorizando a entrada: interfone para os moradores sempre que uma ligação de autorização for realizada, ou só libere a entrada em unidades vazias quando a pessoa for cadastrada;
  • corretor de imóveis: muitas pessoas usam o golpe de negociação de imóveis para ter acesso ao condomínio. Só libere depois de uma confirmação dos moradores e da imobiliária;
  • serviço de mudanças: as mudanças precisam ser agendadas com a administração. Durante a atividade, os portões devem permanecer fechados e, preferencialmente, um profissional de segurança deve fazer o acompanhamento;
  • festas e eventos: nesse caso, o morador deve agendar o evento e fornecer uma lista de pessoas autorizadas para a portaria. O convidado só deve entrar no prédio depois de devidamente certificado e de ter apresentado um documento de identificação com foto, entre outros.

De olho nessas situações, fica mais fácil evitar golpes e tentativas enganosas de acesso ao condomínio, garantindo a segurança dos moradores.

Como as empresas terceirizadas podem ajudar?

Empresas especializadas ajudam a reduzir custos e a aumentar a eficiência da segurança. Isso porque elas dispõem de equipes capacitadas para esse tipo de trabalho, além de serem reconhecidas pela sua confiabilidade, algo muito importante quando se trata da proteção de pessoas.

As atualizações e os treinamentos dos profissionais são realizados com frequência, fazendo com que eles estejam sempre atentos aos novos golpes que têm sido aplicados. Isso facilita na hora de identificar ações mal-intencionadas.

O uso de tecnologia também é um diferencial importante fornecido por empresas terceirizadas. Elas costumam aliar os serviços humanos aos eletrônicos, potencializando o atendimento. Com a instalação de sistemas de alarme, câmeras 24 horas e outros dispositivos, é possível aumentar a segurança.

O resultado são moradores e funcionários mais satisfeitos e seguros, além de economia e um serviço de alta qualidade. Isso faz toda a diferença na valorização dos imóveis do condomínio. Afinal, prezar pela segurança de todos é uma forma de mostrar que os moradores podem desfrutar de uma vida tranquila com as suas famílias.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância do gerenciamento de riscos em condomínio, além de conferir como uma empresa terceirizada pode auxiliar nesse sentido. Independentemente de qual estratégia seja implementada em sua gestão, o ideal é contar com um bom planejamento.

Além disso, é preciso analisar continuamente quais são os resultados gerados pelas ações adotadas. Assim, há ainda mais efetividade quanto aos riscos identificados, trazendo segurança aos moradores.

Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa ser feito para garantir um gerenciamento de riscos na segurança em um prédio, e deseja entender mais informações sobre a terceirização do serviço de segurança, entre em contato com a gente, converse com nossa equipe e tire suas dúvidas!

esse gerenciamento?

O gerenciamento de riscos em um ambiente compartilhado depende da participação e do comprometimento de todos — isto é, síndicos, agentes, moradores e demais funcionários. Assim como é preciso ter sistemas de segurança eficientes, também é necessário que as pessoas reportem atividades suspeitas nas dependências.

A seguir, daremos algumas dicas que o ajudarão a redobrar os esforços no que diz respeito ao gerenciamento de riscos de segurança do condomínio. Confira!

Identifique os riscos

O primeiro passo é aprender a identificar quais são as situações potencialmente perigosas. A missão aqui é abordar ideias do que pode ser um risco. O acesso de pessoas estranhas e a tentativa enganosa de entrada são os principais problemas enfrentados nesses locais, por exemplo.

Por isso, é preciso ter clareza sobre o que pode ser considerado uma ameaça e sobre aquelas situações que podem ser consideradas relativamente normais nesses espaços. Para tanto, convide funcionários e moradores para compartilhar seus pontos de vista.

Avalie os riscos

Tendo feito o levantamento dos potenciais riscos no seu condomínio, é importante efetuar uma avaliação tanto do grau de periculosidade que eles oferecem aos moradores quanto das chances de eles acontecerem realmente. Além, é claro das possíveis soluções que podem ser adotadas.

Cada risco demandará uma ação específica e é nessa etapa que você deve avaliar qual é a melhor maneira de lidar com cada situação.

Planeje as respostas ao risco

Por fim, mas não menos importante, será preciso planejar as respostas ao risco. Você implementará um novo sistema de cadastro a pessoas autorizadas a entrarem no prédio? Instalará mais câmeras nos espaços? Investirá em um sistema de comunicação mais eficiente com os moradores? Tudo isso precisará de um plano de execução claro e realizável.

Quais cuidados dever ser tomados?

Além do que você acabou de conferir, uma das partes mais importantes no gerenciamento de riscos é evitar as ameaças mais comuns.

A seguir, listamos as principais delas para você ficar de olho:

  • equipes de saúde: principalmente durante a pandemia, muitos criminosos têm se vestido com roupas brancas e apetrechos médicos com a desculpa de fazerem testes de Coronavírus. Nesse caso, barre a entrada e confira os dados fornecidos com a Vigilância Sanitária;
  • entregador de aplicativo: adote um sistema de passa volumes na portaria que permita ao responsável pelo pedido retirar suas encomendas sem que o entregador precise entrar no condomínio;
  • carro no portão da garagem: sempre faça uma identificação completa do motorista ou ocupantes de um veículo antes de liberar a entrada;
  • ligação falsa autorizando a entrada: interfone para os moradores sempre que uma ligação de autorização for realizada ou só libere a entrada em unidades vazias quando a pessoa for cadastrada;
  • corretor de imóveis: muitas pessoas usam o golpe de negociação de imóveis para ter acesso ao condomínio. Só libere depois de uma confirmação dos moradores e da imobiliária;
  • serviço de mudanças: as mudanças precisam ser agendadas com a administração. Durante a atividade, os portões devem permanecer fechados e, preferencialmente, um profissional de segurança deve fazer o acompanhamento;
  • festas e eventos: nesse caso, o morador deve agendar o evento e fornecer uma lista de pessoas autorizadas para a portaria.

De olho nessas situações, fica mais fácil evitar golpes e tentativas enganosas de acesso ao condomínio, garantindo a segurança dos moradores.

Como as empresas terceirizadas podem ajudar?

Empresas especializadas ajudam a reduzir custos e a aumentar a eficiência da segurança. Isso porque elas dispõem de equipes capacitadas para esse tipo de trabalho, além de serem reconhecidas pela sua confiabilidade, algo muito importante quando se trata da proteção de pessoas.

As atualizações e os treinamentos dos profissionais são realizados com frequência, fazendo com que eles estejam sempre atentos aos novos golpes que têm sido aplicados. Isso facilita na hora de identificar ações mal intencionadas.

O uso de tecnologia também é um diferencial importante fornecido por empresas terceirizadas. Elas costumam aliar os serviços humanos aos eletrônicos, potencializando o serviço. Com a instalação de sistemas de alarme, câmeras 24 horas e outros dispositivos, é possível aumentar a segurança.

O resultado são moradores e funcionários mais satisfeitos e seguros, além de economia e um serviço de alta qualidade, o que faz toda a diferença na valorização dos imóveis do condomínio.

Afinal, prezar pela segurança de todos é uma forma de mostrar que os moradores podem desfrutar de uma vida tranquila com as suas famílias — e esse é um diferencial incalculável para o seu empreendimento.

Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa ser feito para garantir um gerenciamento de riscos de segurança em um prédio, que tal continuar aprendendo sobre assuntos do seu interesse? Assine nossa newsletter e receba as nossas novidades por e-mail!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese