O que é uma Health Tech e como essas empresas estão revolucionando o mercado da saúde?

Se você acha que a saúde e a tecnologia atuando juntas são coisa do futuro, é melhor ficar mais atento! As Health Techs estão aí para provar que a integração entre essas duas áreas avança a cada dia, dando origem a inovações dignas de filmes futuristas.

Vale destacar que essa não é apenas a realidade do exterior, não. Muitas empresas brasileiras já estão ligadas nos benefícios que essa combinação proporciona e estão fazendo de tudo para tornar o mercado de saúde nacional mais competitivo e eficiente.

Por isso, hoje, queremos que você entre de cabeça no assunto e descubra mais sobre essa nova era tecnológica no setor da saúde. Pensando nisso, preparamos um conteúdo que vai ajudá-lo a entender desde o conceito até o mercado das Health Techs.

Confira o que você vai encontrar ao longo deste post:

  • o conceito de Health Tech;
  • o panorama atual desse mercado;
  • o modo como as Health Techs estão revolucionando a saúde;
  • as principais inovações que elas vêm instituindo;
  • as referências brasileiras em Health Tech;
  • e muito mais!

Então, fique atento para não perder nenhum detalhe e agora vamos logo ao que interessa!

O que é uma Health Tech?

Muita gente tem uma dificuldade absurda para encarar a saúde como um negócio, especialmente para os médicos, que têm sua formação muito mais voltada para o atendimento ao paciente do que para a gestão do seu consultório, clínica ou carreira. A parte ruim disso é que essa é uma situação que dificulta a adoção de novas tecnologias e a confiança para tomar decisões mais disruptivas nesse mercado.

O que parte desse público não percebeu é que aumentar suas habilidades e conhecimentos em outras áreas, como a tecnologia, procedimentos, sistemas, medicamentos e até dispositivos, contribui significativamente para a eficiência do serviço médico. Bem, outra parte desses profissionais já se deu conta disso e está trabalhando arduamente na construção das Health Techs.

A tecnologia transforma a nossa vida em muitos sentidos. É só lembrar que, antes, uma pessoa precisava ficar horas folheando um livro para encontrar uma informação específica, enquanto hoje, dando um Google, ela encontra centenas e até milhares de fontes confiáveis sobre o mesmo assunto.

As Health Techs são resultados dessa transformação tecnológica e inovadora, voltada especificamente para soluções na área da saúde. Esse segmento da tecnologia vem dominando o mercado e o que se espera é que ele ocupe cada vez mais espaço para o benefício de todos.

Mas, afinal, o que é uma Health Tech? De acordo com a World Health Organization (WHO), esse é o termo usado para se referir à aplicação da tecnologia na área da saúde. Assim, esse segmento é responsável por desenvolver e implementar soluções tecnológicas que envolvem melhorias na qualidade de vida e também na acessibilidade das pessoas aos serviços de saúde.

Qual é o panorama atual desse mercado?

O mercado de Health Tech está dividido em três categorias principais, que são: prevenção, tratamento e diagnóstico. É a partir deles que as novas tecnologias são desenvolvidas e implementadas, melhorando desde o atendimento aos pacientes até a gestão dos negócios de saúde.

A boa notícia é que, apesar de ser considerado um mercado recente, o uso de tecnologia na área da saúde já tem um impacto expressivo no que diz respeito ao modelo de negócios Health Tech.

Os investimentos no setor também são bastante consideráveis. A previsão do Global Health Care Outlook 2019 é de que os gastos com saúde cresçam, pelo menos, 5,4% ao ano até 2022. Logo, aplicar recursos nesse segmento é uma opção bastante atrativa.

Junto com a demanda por saúde vem a demanda pela melhoria dos serviços de saúde nos mais diversos aspectos. Por isso a tecnologia tem sido uma parceira tão estratégica, ajudando a reorganizar desde os processos internos, como a administração de suprimentos, até procedimentos que são realizados junto aos pacientes, como diagnósticos.

Para alguns especialistas da área, a tendência é de que as Health Techs passem pelo mesmo processo que as Fintechs passaram: elas emergiram rapidamente no mercado e se tornaram moda. Agora, elas estão se consolidando e dando espaço para que as Health Techs percorram essa mesma jornada.

Diante disso, podemos dizer que o mercado está aquecido e, com isso, novas oportunidades surgem o tempo todo. Podemos esperar modelos de empreendimentos disruptivos, soluções completamente inovadoras e serviços mais ágeis e precisos.

Como as Health Techs estão revolucionando o mercado de saúde?

O resultado de tantos investimentos e inovações são processos bastante diferentes do que conhecíamos há alguns anos. Hoje, termos muito mais tecnológicos estão sendo incorporados ao dia a dia dos profissionais de saúde. Mas a prática não fica para trás e conta com a implementação de tecnologias como:

  • Big Data;
  • Inteligência Artificial e a Robótica;
  • tecnologia Mobile;
  • E-commerce;
  • Telemedicina;
  • Wearables;
  • controle de qualidade.

Nesse novo cenário, as soluções não são desenvolvidas apenas da forma tradicional. Os métodos mais eficientes compartilhados através dos anos são, hoje, combinados a ferramentas que tornam a informação muito mais acessível. Além disso, experimentações e testes são realizados com mais precisão e rapidez.

A tecnologia está presente desde a formação dos estudantes das áreas de medicina, enfermagem e assim por diante. Muitas práticas são virtualizadas, aumentando a acurácia das informações e ajudando a preparar melhor esses aprendizes antes das suas primeiras experiências reais. No entanto, isso não precisa ficar restrito aos estudantes: a abordagem pode ser replicada em modelos de treinamento da equipe médica, por exemplo.

Quais são as suas principais inovações do segmento?

Você conferiu anteriormente as principais ferramentas e áreas que vêm passando por processos de inovação dentro da área de saúde. Agora, chegou a hora de conhecer cada uma delas um pouco mais de perto. Confira a seguir!

Big Data

O uso de Big Data é extremamente importante para qualquer organização, e não é diferente para a análise de dados de saúde. Sua aplicação permite identificar os principais fatores de risco de um paciente, recomendar prevenções e, em larga escala, até mesmo detectar epidemias ou tratamentos mais eficazes para quadros com o mesmo padrão sintomático.

Além disso, a inteligência associada ao uso desses dados permite compartilhar os principais padrões entre diferentes instituições, promovendo análises de dados regionais, nacionais ou até mundiais. Isso é crucial para orientar os profissionais a atuarem de determinada maneira em casos específicos, por exemplo.

O trabalho de prevenção também se fortalece a partir de modelos preditivos. Dessa maneira, até mesmo as empresas conseguem trabalhar em prol do bem-estar e da saúde dos seus colaboradores, por exemplo, evitando que eles enfrentem problemas médicos mais graves no futuro.

Inteligência Artificial e Robótica

A automação de tarefas não é mais novidade em diversos setores, principalmente na indústria. Mas e se a tecnologia e a inteligência artificial dessem passos mais largos e tornassem a aprendizagem das máquinas capaz de operacionalizar procedimentos médicos?

Os sistemas de inteligência artificial já fazem parte da realidade de muitos profissionais da saúde, ajudando a personalizar os atendimentos e aproximá-los dos pacientes, tudo com segurança e eficiência. Dessa maneira, os procedimentos mais simples e repetitivos podem ser automatizados para que os profissionais se atenham apenas àquelas questões mais complexas e graves.

Tecnologia Mobile

O Mobile foi uma onda que veio com tudo e para ficar. Hoje, você já consegue resolver praticamente qualquer problema por meio do seu celular. E é claro que as questões de saúde também têm um forte apelo nesse sentido, afinal, quem nunca pesquisou por sintomas na internet para descobrir o que tinha? O trabalho agora é otimizar esse recurso para gerar informações cada vez mais precisas e personalizadas.

Além disso, recursos e ferramentas que permitem solicitar consultas pelo celular, fazer check in, carregar o histórico médico de um paciente e até mesmo conferir resultados de testes por aplicativo estão se disseminando rapidamente. Quanto mais as clínicas, hospitais e consultórios se alinharem a isso, mais fácil será atender e satisfazer seus pacientes mais modernos.

No Brasil, por exemplo, já existem aplicativos que permitem solicitar consultas médicas feitas em domicílio. Trata-se de uma espécie de Uber da saúde, em que você faz o agendamento online e o médico vai até a sua casa para fazer a consulta. O serviço desse tipo mais conhecido até o momento é o DocWay.

E-commerce

Talvez você não esperasse exatamente a revolução do e-commerce na área de saúde, não é mesmo? Mas lembra do que dissemos sobre os negócios de saúde também precisarem ser encarados como negócios?

As lojas online voltadas para a saúde são uma forma de facilitar e agilizar a comercialização de diversos produtos, que vão desde medicamentos até utensílios de uso doméstico, como termômetros, nebulizadores e acessórios do tipo.

Algumas empresas estão tão ligadas nas necessidades dos seus consumidores que já desenvolveram até serviços de assinatura. Assim, quem toma medicamentos de uso contínuo, por exemplo, não precisa se preocupar se vai esquecer de comprá-los.

Telemedicina

A Telemedicina vem se tornando muito mais palpável, especialmente depois da pandemia. Por meio de videoconferências, o médico é capaz de realizar consultas remotas que servem, principalmente, para avaliar as condições clínicas do paciente e fornecer diagnósticos mais simples.

Quando combinada à análise dos dados do paciente, essa solução pode otimizar os atendimentos, agilizando o processo e reduzindo custos, sem abrir mão da aplicação da tecnologia na segurança a respeito das informações compartilhadas.

Wearables

Esses dispositivos já estão se popularizando por serem uma maneira fácil de monitorar e rastrear dados de saúde dos seus usuários. Trata-se de relógios, pulseiras e todo tipo de dispositivo que possa ser acoplado ao corpo de uma pessoa para medir informações como:

  • atividades físicas;
  • batimentos cardíacos;
  • temperatura corporal;
  • saturação;
  • pressão arterial;
  • entre outros.

Com os dados compartilhados por wireless, o médico pode acessá-los para garantir o aprimoramento e a acurácia da condição de saúde do seu paciente. Quando aliados aos exames realizados em laboratório, esses dispositivos podem facilitar muito o trabalho do profissional, além de custarem menos que a aquisição e manutenção das redes de monitoramento.

Controle de qualidade dos produtos

O Brasil tem um mercado farmacêutico bastante potente e com expectativas de crescimento. Isso gera uma quantidade enorme de dados sobre uma infinidade de produtos que circulam pelo país inteiro. Com o auxílio da tecnologia avançada, é possível aprimorar o controle de qualidade desses produtos, incluindo a verificação de conformidade com as normas, por exemplo.

Além disso, outros dispositivos contribuem para a segurança no mantimento dessas substâncias, tais como sensores de umidade e temperatura, que são acoplados a eles e conectados à internet, transferindo informações para os responsáveis.

Graças à expansão das Health Techs, esses grandes passos da logística puderam ser adaptados à área da saúde, proporcionando inúmeros benefícios para o setor.

Quais são as referências em Health Tech no Brasil?

O Brasil tem um consumo expressivo de serviços de saúde e, com isso, uma grande demanda no mercado. É claro que as Health Techs que estão de olho nisso têm algumas vantagens. É nesse cenário que certas marcas brasileiras vêm se destacando por suas inovações, criatividade e eficiência.

Que tal contar com um ambiente de realidade virtual para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais de saúde? É assim que uma startup utiliza o realismo gráfico e anatômico, combinado a um modelo de negócios alinhado com a prática diária da faculdade para facilitar a formação dos futuros médicos.

O programa já está incluso em algumas instituições de ensino e se disseminando para aprimorar o aprendizado de diversos estudantes. Entre os focos de desenvolvimento estão a anatomia, a fisiologia e o raciocínio clínico.

Uma outra iniciativa também dá destaque a esse universo. Essa health tech ajuda a cuidar do bem-estar do seu público sendo um sistema de referência em atendimento em saúde mental. A melhor parte é que isso é feito de uma maneira extremamente prática e segura.

A plataforma conecta quem busca tratamentos psicológicos e terapêuticos com profissionais que atendem por videochamada e já têm uma infraestrutura completa tanto de consultório quanto de secretaria virtual. A qualidade desses profissionais é medida de perto por meio de entrevistas, além de serem desenvolvidos treinamentos específicos de atendimento online para aqueles que integram a rede.

Sob uma perspectiva um pouco diferente, o sistema público costuma enfrentar diversos problemas para dar conta da demanda por serviços de saúde. Assim, as clínicas médicas que prestam atendimentos por preços acessíveis e um trabalho de qualidade ganham espaço para abocanhar parte desses pacientes.

Por isso, ainda existe uma terceira health tech que vem oferecendo um leque de especialidades de atendimento de uma forma mais barata. O objetivo principal do projeto não é o retorno financeiro, mas sim o aumento da capacidade de atender às pessoas em momentos de fragilidade. Por isso, a rede de unidades vem se expandindo — com o auxílio da tecnologia, é claro.

O que podemos aprender com as Health Techs?

A saúde sempre foi vista como uma área complexa e, muitas vezes, ineficiente (especialmente em relação ao serviço público). No entanto, ao combinarmos essa grande área com a tecnologia, passamos a perceber que nada precisa ser tão complicado assim.

Muitos procedimentos dentro de clínicas e hospitais podem ser simplificados, aumentando a eficiência e a eficácia na prestação de serviços médicos. Da mesma forma, a flexibilização dos atendimentos pode significar um avanço importante no que diz respeito à redução de custos com saúde (tanto para o profissional quanto para o paciente) e, ao mesmo tempo, descongestionar os principais canais de acesso aos atendimentos.

O compartilhamento de informações também é importante para agilizar tudo isso. Por que um paciente precisaria esperar durante meses para uma consulta que pode ser resolvida em alguns minutos por videochamada, por exemplo?

Quais são as expectativas das Health Techs para o futuro?

Os avanços das Health Techs já são bem expressivos e as expectativas para o futuro são otimistas. Como a saúde é uma área considerada bastante problemática e ineficiente em diversos aspectos, os empreendedores estão de olho nas oportunidades existentes por trás disso. Assim, pode-se dizer que onde alguns veem problema, outros veem oportunidade.

E é dessa forma que as tecnologias estão sanando situação por situação, tornando os serviços de saúde mais acessíveis, práticos, baratos e ágeis. Além disso, há um benefício enorme vindo em direção aos administradores desses negócios, que é a facilidade de controle das suas atividades, tanto no que diz respeito às regularizações quanto ao operacional do dia a dia.

É claro que, para isso, os investidores precisarão olhar para essas necessidades e oportunidades, apostando na melhoria e na transformação desse mercado. Afinal, para que as novas tecnologias sejam desenvolvidas, é preciso que haja recursos financeiros disponíveis.

Os programas de captação de recursos podem ser uma boa alternativa nesse sentido. A tecnologia ajuda a reunir investidores com objetivos semelhantes para apoiar projetos de Health Techs, assim como aconteceu com as Fintechs. Desse modo, não é preciso esperar pelo surgimento que um único e grande investidor.

Quais lições podemos aprender com as principais Health Techs do mundo?

Junto das inovações, as Health Techs trazem consigo uma nova forma de encarar o mercado de saúde, deixando lições para o mundo todo. Confira algumas das principais a seguir.

Resposta rápida às demandas

O mercado de saúde não é do tipo que pode ficar esperando por soluções durante anos. A pandemia de coronavírus nos mostrou que é preciso estar preparado, a qualquer momento, para desenvolver soluções rápidas, inovadoras e seguras — e que, às vezes, é preciso fazer isso praticamente do dia para a noite.

Além disso, em muitas situações, um diagnóstico rápido e preciso é crucial. Então, para todo problema, é preciso ter uma solução ágil disponível. Em outras palavras, para todo paciente doente, é necessário que haja recursos como exames, consultas ou tratamentos precisos para a condição.

Foco nos custos

Sim, a saúde é um negócio e a melhor maneira de entender a importância de uma gestão eficiente é tomando como exemplo a forma como é realizada a administração dos recursos públicos. A redução de custos nesse setor é latente e não é apenas porque se trata de saúde pública.

No setor privado, os custos com saúde também são altíssimos. E sem otimizar os procedimentos que são realizados hoje, a fim de reduzir os custos, não haverá recurso suficiente para investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Trata-se de uma cadeia em que as partes são interdependentes, logo, baratear alguns processos (sem abrir mão da sua qualidade) é primordial para que outros gargalos recebam a atenção e os investimentos necessários.

Soluções personalizadas (e escaláveis)

Não dá para tratar todo problema como se fosse o mesmo problema. Cada paciente apresenta um histórico e uma condição clínica específica. Por isso, os sistemas de saúde precisam estar preparados para diagnosticar e tratar cada uma delas individualmente.

Mas isso deve ser feito dentro de um modelo escalável. Em outras palavras, uma determinada solução deve ser replicável para diversos pacientes, sem deixar de considerar as suas particularidades, algo de que a Inteligência Artificial e o uso de dados fazem bem.

Mudança comportamental

A transformação tecnológica é, antes de qualquer coisa, uma mudança de mentalidade que vai resultar em comportamentos diferentes. Para suprir as necessidades e expectativas da sociedade, é preciso parar de olhar para o óbvio, deixar de atender apenas às necessidades básicas e ir além.

Um serviço de saúde otimizado não é aquele que olha apenas para a doença e para os tratamentos. Ele deve buscar a manutenção do bem-estar físico e mental, para a prevenção de doenças e para o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Como você viu, as Health Techs não estão mudando apenas a forma como os médicos e outros profissionais de saúde “colocam a mão na massa”. Trata-se de uma mudança profunda na forma como encaramos a saúde e a doença, além da priorização do que realmente importa: o bem-estar das pessoas.

Agora que você já está familiarizado e atualizado sobre o assunto, que tal nos contar um pouco mais sobre o que você acha que uma Health Tech pode fazer para melhorar a saúde das pessoas? Deixe o seu comentário!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese