Hospitais do futuro: quais as vantagens da eficiência energética?

Afinal de contas, você já sabe como serão os hospitais do futuro? Caso não, sem problemas, pois esse é o tema deste artigo. O nosso objetivo é demonstrar como já é possível investir na modernização da sua instalação hospitalar, focando em sustentabilidade e autonomia energética. 

Para isso, reunimos aqui as principais curiosidades e tendências para o futuro da gestão hospitalar. Nesse sentido, apresentamos como essas mudanças são positivas para o cotidiano operacional dos hospitais, garantindo mais eficiência, economia, segurança e produtividade. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são os hospitais do futuro?

Primeiro, é importante falarmos sobre as expectativas desse mercado. No segmento hospitalar, a segurança, a higiene e a estabilidade operacional estão entre os fatores mais importantes para que esses empreendimentos sejam produtivos e eficazes no tratamento dos pacientes. Por exemplo, é crucial que um hospital não sofra com a perda de energia. 

É por isso que já existem muitas soluções preventivas e paliativas para lidar com esses problemas. A principal é o uso de geradores e transformadores capazes de converter barris de combustível em eletricidade para as instalações do hospital. No entanto, nem os maiores hospitais contam com reservas suficientes para mais de um mês de inatividade da rede elétrica. 

Autonomia energética

É por essa razão que as soluções de sustentabilidade e autonomia energética são tão fundamentais para os hospitais do futuro. Não é por acaso que tantas clínicas e instituições estão investindo pesado na instalação de painéis solares em seus pátios de estacionamento, assim como nos terraços. E o motivo é bastante simples. 

Quanto maior a superfície coberta por placas fotovoltaicas, maior a captação de luz solar e a geração de energia limpa. Dessa forma, não importa se a rede elétrica da cidade foi afetada. O hospital opera com autonomia energética, produzindo mais do que o necessário para a sua operação. No entanto, vale notar que hospitais são “dragas energéticas”. 

Eficiência energética

Afinal de contas, são centenas e, às vezes, milhares de aparelhos consumindo eletricidade o tempo todo. É por isso que, muito além de autonomia e produção de energia limpa, é preciso investir em soluções de otimização, gerenciamento e eficiência energética. Assim, torna-se possível reduzir o consumo de maneira inteligente, previsível e tecnológica. 

IoT e conectividade 

Quanto mais avançamos em direção ao futuro, mais os dispositivos vestíveis — os chamados wearables, que são gadgets como sensores, óculos, smartwatches e afins — se popularizam no mercado. Esses aparelhos serão ainda mais importantes para monitorar a nossa saúde em tempo real, oferecendo diagnósticos ainda mais eficientes e precisos para as equipes médicas. 

Por que a eficiência energética é um fator determinante?

Da forma como percebemos, os hospitais do futuro serão compostos por muitas novidades e tecnologias interessantes, mas, sem sombra de dúvidas, a energia é a parte mais importante dessa equação. Por isso, elencamos aqui todas as vantagens que a eficiência energética oferecerá para os hospitais do futuro. Acompanhe!

Economia

Comecemos pelo efeito mais evidente de todos. Ao combinar menor consumo, produção de energia limpa e menor dependência da rede convencional, a gestão passa a observar uma economia substancial no que antes seria gasto com as faturas de eletricidade do hospital e pode direcionar esses recursos para investimentos capazes de elevar a qualidade dos serviços

Sustentabilidade

Assim como outros setores, os hospitais também estão adotando a tendência ESG. Hoje em dia, buscar a sustentabilidade é uma das decisões mais prudentes que se pode tomar na gestão hospitalar, pois resulta em maior economia, ganho de reputação e autonomia operacional que, não por coincidência, são os benefícios de investir em produção de energia limpa. 

Previsibilidade

Com o agravamento da crise climática, podemos esperar temporadas de secas e tempestades ainda mais intensas do que as que já vivemos. Hospitais que dependem da rede elétrica convencional estão vulneráveis a esses fatores, enquanto os hospitais com autonomia energética conseguem driblar o problema com antecipação, planejamento e previsibilidade. 

Produtividade

Centros médicos precisam operar com estabilidade e previsibilidade. Se a disponibilidade de energia é variável, não há garantia de que o hospital conseguirá atender seus pacientes de maneira produtiva, segura e justa. As gestões que investem em eficiência e autonomia energética conseguem se blindar dessa incerteza e garantir a plena produtividade de seus serviços. 

Modernização

Um dos maiores erros na gestão hospitalar é ignorar a importância da tecnologia para a qualificação dos serviços. Quando se toma a decisão de investir em eficiência energética, simultaneamente a gestão está investindo em tecnologia e modernização operacional, pois essas mudanças e aprimoramentos não acontecem sem alterar vários aspectos da estrutura hospitalar. 

Como implementar a eficiência energética nos hospitais?

A eficiência energética pode ser atingida por meio das mesmas soluções que são utilizadas em outros segmentos e empresas, como temporizadores para lâmpadas, sensores e afins. Além disso, investir em softwares de otimização energética de acordo com pavimento e seção do hospital contribui para garantir uma distribuição harmônica de alta disponibilidade e nenhum desperdício

Outro fator que ajuda muito é a própria modernização do parque tecnológico hospitalar. Equipamentos mais novos estão cada vez mais eficientes do ponto de vista energético, consumindo muito menos enquanto entregam a mesma produtividade. Até mesmo a substituição por lâmpadas de uma nova tecnologia pode gerar resultados expressivos. 

Afinal de contas, nos hospitais, mesmo as menores mudanças podem ser escaladas. Veja as lâmpadas como um exemplo. Uma modernização nesse sentido pode afetar milhares de lâmpadas em um único centro hospitalar, reduzindo o consumo de maneira muito substancial. Isso tudo é investimento prático em eficiência energética. 

Mas, além disso, é igualmente importante investir em autonomia, e não há maneira melhor de fazer isso do que por meio da geração de energia limpa, cobrindo estacionamentos e terraços com estruturas de painéis solares. Por fim, também é preciso investir em segurança eletrônica, garantindo tranquilidade para quem trabalha nesses centros.

Como pode ver, tanto a eficiência quanto a autonomia energética serão determinantes para o funcionamento produtivo dos hospitais do amanhã. E essas características estão se tornando cada vez mais importantes, ainda mais com o agravamento da imprevisibilidade climática.

Agora que você conhece as principais características dos hospitais do futuro, aproveite para enriquecer a discussão sobre o tema deixando o seu comentário abaixo deste post!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese