O que é um Sistema de Iluminação de Emergência? Confira

Proteção, orientação e regularidade: é momento de falarmos sobre um elemento fundamental à segurança dos prédios. Afinal de contas, você sabe o que é o Sistema de Iluminação Emergência? Nosso objetivo, neste post. é explicar esse tema e sua importância para a sua gestão. 

Para isso, respondemos as dúvidas mais importantes sobre o assunto, explicando o que é esse sistema, qual sua importância, e como você pode solucionar esse dilema. Assim, você tem a certeza de acessar as melhores informações no tema, e aprimorar a qualidade da sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um Sistema de Iluminação de Emergência?

Entre todas as soluções de prevenção e combate a incêndios, o SIE é um dos mais importantes. A sigla é uma abreviação para Sistema de Iluminação de Emergência que, como sugere o nome, é uma tecnologia que conserva eletricidade para alimentar placas de sinalização em casos emergenciais.

Apesar de parecer um projeto sofisticado, a “magia” do SIE é, justamente, sua eficiência e simplicidade, e isso é um detalhe importante. Afinal, é uma tecnologia indispensável para a segurança de um condomínio e, por isso, é acessível a todo tipo de gestão, desde pequenos prédios residenciais a grandes edifícios empresariais.

Como um Sistema de Iluminação de Emergência funciona?

Em situações emergenciais, como incêndios ou catástrofes naturais, é comum que um dos primeiros serviços interrompidos seja a eletricidade. Nesse cenário, o SIE pode prover a iluminação necessária para orientar a saída do edifício e o asilo em segurança

Em suas implementações mais básicas, um SIE é um sistema composto por baterias, lâmpadas de baixo consumo e placas sinalizadoras. Enquanto o prédio tem acesso à eletricidade da rede comum, o SIE não entra em ação. Quando o sistema identifica a queda de energia, ele ativa as baterias e as lâmpadas de emergência.

Tudo isso é feito automaticamente, sem a necessidade de um controlador. As lâmpadas, por sua vez, iluminam escadas, corredores e placas sinalizadoras, oferecendo a orientação necessária para qualquer decisão, seja para sair do prédio, seja para ler o mapa de risco ou buscar instrumentos de combate a incêndio, como os extintores.

Qual o risco de não contar com um Sistema de Iluminação de Emergência?

Sem esse sistema, o condomínio e seus utilizadoras estão vulneráveis a graves falhas de segurança. Em um incêndio, a falta de luz pode prejudicar, e muito, o tempo de reação, dificultando o acesso às saídas e aos instrumentos de combate às chamas.

Mas as ameaças não existem apenas nos cenários mais difíceis e emergenciais. No Brasil, é muito comum que a fiação elétrica seja realizada sobre a superfície, com linhas elétricas conectadas a postes por toda a cidade. Isso, além de prejudicar a estética das cidades, expõe a rede elétrica a riscos desnecessários. 

Sempre que um veículo colide com esses postes, é comum que a energia de avenidas inteiras seja interrompida até que a equipe de manutenção chegue ao local para restabelecer a luz. Sem um SIE, o seu prédio, seja residencial, empresarial ou misto, fica sem o mínimo necessário para orientar os utilizadores.

Isso pode representar um dano grave à integridade física dos condôminos. Tanto prédios residenciais quanto comerciais podem contar com uma população de idosos, tanto moradores quanto visitantes. Qualquer deslocamento sem a iluminação apropriada pode representar um risco enorme à saúde dessas pessoas.

Por isso, entendemos que o SIE é uma parte indispensável de um bom projeto de segurança eletrônica, inclusive, sob o aspecto de vigilância, monitoramento e segurança patrimonial. Ele garante a visibilidade de qualquer grupo suspeito que, intencionalmente, tenha derrubado a energia para acessar o prédio.

Qual a importância de um bom Sistema de Iluminação de Emergência?

A importância maior desse tipo de solução é garantir a segurança das pessoas, por meio da iluminação necessária para indicar rotas de fuga, pessoas machucadas, escadas, e dispositivos de combate ao incêndio. No entanto, também existe o fator burocrático e de regularidade.

Atualmente, todo condomínio deve respeitar uma série de normas e leis para garantir sua conformidade, sobretudo, no campo da segurança. Nesse sentido, desrespeitar a legislação vigente, com um prédio que não atenda a essas condições, pode resultar em multas, interdições e transtornos legais.

Por isso é tão importante investir nessas soluções, tanto pelo aspecto da segurança quanto da conformidade legal. Com um bom sistema emergencial, com itens de marcas de boa qualidade, você garante que o prédio terá o mínimo necessário para orientar os condôminos e proteger suas vidas.

Como implementar um Sistema de Iluminação de Emergência?

A adoção do SIE é bastante simples. Tudo começa por uma observação atenta da lei. É comum que diferentes prefeituras tenham normas diferentes sobre o tema. Por isso, é importante consultar o que é exigido pela inspeção municipal da sua região.

Em seguida, é fundamental contar com a ajuda especializada. Ainda que você seja uma pessoa competente nesse tipo de instalação, é importante contar com o know-how de empresas que atuam na área, e serão capazes de indicar os dispositivos que melhor atendem à demanda e à dimensão do seu prédio.

Por último, mas igualmente importante, a qualidade dos itens do seu projeto de iluminação. Em segurança, a economia pode resultar em prejuízos catastróficos. Por isso, nunca vale a pena optar por marcas desconhecidas e muito mais baratas do que o normalmente praticado no mercado.

Afinal de contas, essas lâmpadas, baterias e centrais são o último recurso luminotécnico em uma situação de emergência. Quando necessário, é fundamental que elas funcionem. Por isso, é importante investir em itens de qualidade, bem avaliados, de marcas que contam com a confiança plena do mercado.

Agora que você sabe a importância do SIE para a tranquilidade e proteção dos condôminos, chega o momento de entender como podemos ajudar a sua gestão nesse tema. A Verzani & Sandrini é uma referência absoluta em tecnologias de segurança eletrônica, gerenciamento de riscos, e prevenção e combate a incêndios.

Com mais de 50 anos de mercado, contamos com o melhor portfólio de serviços e tecnologias para a segurança do seu condomínio, inclusive, em projetos de Sistema de Iluminação de Emergência. Então, não perca a oportunidade de trabalhar com quem entende a sua necessidade — acesse nosso site e entre em contato!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese