Conheça os benefícios da individualização de água e gás!

Economia, segurança e boa convivência. Da forma como percebemos, são poucas as medidas que conseguem entregar todas essas melhorias de uma só vez. Por isso, elaboramos este artigo para falar sobre uma delas. Afinal de contas, você já considerou optar pela individualização de água e gás no seu condomínio?

Se ainda não, tudo bem. Hoje, o nosso objetivo é apresentar os benefícios dessa decisão. Aqui, você entenderá o que é o processo de individualização, quais as vantagens dessa prática, e como você pode estimular esse processo na sua gestão. Acompanhe!

O que é a individualização de água e gás?

Como sugere o nome, a individualização de água e gás é a instalação de sensores e relógios exclusivos a cada unidade no condomínio, permitindo medir, individualmente, o consumo de cada condômino. Em nossa visão, é uma prática fundamental para estimular a economia, a conscientização, a transparência e a auditabilidade. 

Apesar de ser um formato utilizado na maioria dos condomínios, sobretudo os mistos e comerciais, ainda existem muitas gestões que não individualizam esses custos, mas no lugar disso, fazem o rateio geral entre todos os condôminos e unidades. 

Em prédios onde não há individualização, o custo e consumo é dividido, igualmente, entre todos os condôminos. Imagine um prédio que realiza R$2000 de consumo de água e gás, com 15 unidades imobiliárias (apartamentos e condôminos). O valor é fracionado por 15, e a fatura parcial para cada é de aproximadamente R$133. 

Mas essa não é uma forma justa e equilibrada de cobrar as pessoas pelos seus consumos. Afinal, sem a individualização, não há um registro fiel de quanto cada um gastou. Dessa forma, pessoas com tendências de negligência e desperdício acabam prejudicando aqueles que prezam pela economia e responsabilidade. 

Com a individualização de água e gás, o consumo desses dois recursos passa a ser monitorado, individualmente, por cada unidade no prédio. Quando o custo é atrelado diretamente à conduta do consumidor, esse é estimulado a agir com responsabilidade, pois sua negligência afeta seu bolso.

Por que realizar a individualização de água e gás?

Agora que você tem uma noção plena do que é a individualização, chega o momento de conhecer as principais vantagens dessa decisão. Em nossa visão, economia, segurança e convivência são os aspectos mais impactados pela individualização. Abaixo, explicamos em mais detalhes — confira!

Economia

Da forma como percebemos, a individualização do consumo é o maior estímulo à responsabilidade. Quando o valor da fatura passa a ser proporcional ao uso e/ou desperdício do usuário, este é incentivado a perceber que as suas ações estão diretamente ligadas à sua estabilidade financeira. 

Por conta disso, um dos sinais mais evidentes que se percebe na contabilidade do condomínio, poucos meses após a individualização, é a queda drástica no consumo desses recursos, principalmente da água. Sendo assim, mais do que uma boa prática de estrutura e gestão, a individualização é uma estratégia de sustentabilidade. 

Segurança

A gestão de condomínios é repleta de burocracias, desafios e tecnicalidades. Entre as principais atribuições do síndico, destacamos a prestação de contas, em que é necessário apresentar, com transparência e objetividade, todas as despesas, gastos excepcionais e decisões de investimento para o futuro do condomínio. 

Coincidentemente, a individualização também ajuda nesse sentido. Sem a individualização, frequentemente, o síndico é confrontado por moradores que são economicamente responsáveis por conta dos altos custos compartilhados na fatura de água e gás, que não condizem com o perfil de consumo deste usuário.

Mas como não há registro individual, o gasto dos negligentes é diluído e oculto pelo rateio de todos. Com a individualização, isso acaba. Logo no primeiro mês de leitura fica evidente quem exagera e quem economiza, e a responsabilização é direta e financeira, por meio de uma fatura individual e proporcional a cada consumo. 

Convivência

Esse é um benefício complementar ao anterior, pois em nossa visão, a melhora na convivência ocorre por uma soma de fatores. Primeiro, há a questão da responsabilidade individual. Um morador não pode se frustrar com terceiros por uma fatura elevada, sendo que ele passa a ser o principal responsável por isso. 

Em segundo, há também uma questão de auditabilidade e transparência. Com a individualização, todos sabem exatamente quanto consomem, e quanto isso resultará na fatura de água e gás. Sem esse processo, não é possível fazer esse cálculo, o que estimula desavenças, suspeitas e tensões.

Como fazer a individualização de água e gás?

Ainda que seja um procedimento de ordem estrutural, a individualização é um processo relativamente simples de ser implementado. No entanto, existe uma dificuldade preponderante. Geralmente, prédios muito antigos não contam com as facilidades necessárias para implementar a individualização de maneira eficiente e barata. 

Nesses casos, chega a ser necessário um medidor por registro, elevando o custo do procedimento, e tornando-o quase impraticável, a depender do orçamento do condomínio. Outro detalhe que prejudica a individualização é a própria estrutura de tubulação, de ferro galvanizado, gasta, e pouco compatível com a individualização. 

Para edifícios que apresentam essas dificuldades, muitas empresas especializadas em tubulação recomendam a implementação do retrofit hidráulico. Assim, é possível ter a individualização ao mesmo tempo que se renova a estrutura da tubulação do prédio, conferindo mais segurança e durabilidade ao condomínio. 

Por outro lado, os prédios mais novos já contam com as condições básicas necessárias à individualização, bastando a instalação do hidrômetro próximo das unidades, sem grandes intervenções estruturais. O mesmo vale para o gás. No fim das contas, tudo depende das condições e desafios apresentados pelo seu condomínio. 

Por fim, vale destacar como essa decisão é bem vista pelos moradores de um prédio. A individualização é um estímulo à responsabilidade individual, e é sinal de economia para todos os moradores, e sustentabilidade para o condomínio. Literalmente, é um dos poucos investimentos que oferece, de maneira tão acessível, tanto benefícios aos moradores, e que não conta com tanta resistência na hora de aprovar a decisão na assembleia condominial.

E aí, você gostou deste artigo explicando a individualização de água e gás? Lembrou de outro detalhe importante sobre o processo, que pode ajudar os colegas leitores? Então, não perca a chance de enriquecer esta discussão, e deixe o seu comentário abaixo deste post! 

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese