Manutenibilidade: entenda o que é e por que ela é tão importante

A manutenção de maquinários representa um desafio para fábricas e indústrias. No entanto, não devem ser deixados de lado: esses processos são tão importantes a ponto de comprometer toda a cadeia produtiva e trazer prejuízos financeiros e de imagem para as empresas.

Algumas marcas têm sua reputação abalada por não atenderem os clientes no tempo devido ou entregarem produtos de qualidade duvidosa por causa das falhas ao longo do processo. Outras acabam sobrecarregando seus colaboradores para darem conta dos pedidos simplesmente porque as máquinas apresentaram algum defeito.

Todo esse contexto de atrasos e problemas traz inúmeros prejuízos, como aumento dos custos, instabilidade produtiva e transtornos com retrabalho.

Para que isso não aconteça, é necessário desenvolver uma boa gestão de manutenção e investir em manutenibilidade. Quer saber mais sobre esse conceito e a sua importância? Continue lendo este post!

O que é manutenibilidade?

Os três tipos de manutenção — corretiva, preditiva e preventiva — envolvem procedimentos complexos. A manutenibilidade (conhecida também como mantenabilidade) é um conceito que visa melhorar e facilitar esses processos.

De maneira resumida, essa é uma dinâmica de melhoramento contínuo da manutenção. A indústria cria os processos primitivos de ajustes dos equipamentos e, partir de então, eles vão sendo otimizados. Existe até um ciclo para a aplicação da manutenibilidade, que pode ser dividido em 6 etapas. As fases são as seguintes:

  1. procedimento: nessa etapa, o método é pensado e criado;
  2. desenvolvimento: depois, ele é desenvolvido detalhadamente;
  3. informação: o modo de fazer é passado para a equipe, que também vai coletar informações sobre os processos no momento de executá-los;
  4. antecipação: com todas as informações necessárias em mãos, é possível antecipar possíveis problemas, contratempos e apontar aperfeiçoamentos;
  5. treinamento: para que essas melhorias sejam feitas, novas habilidades da equipe de manutenção terão que ser desenvolvidas e treinadas constantemente;
  6. repetição: considerando que essas 6 fases fazem parte de um ciclo, elas devem ser repetidas continuamente.

Portanto, em resumo, a manutenibilidade é a estratégia que permite que antigos problemas relacionados à manutenção de equipamentos não sejam repetidos. Ela contribui, também, para que novas formas de fazer antigos procedimentos sejam desenvolvidas e aplicadas para garantir a fluência da cadeia de produção.

Manutenção e manutenibilidade: qual a relação entre os dois?

A manutenibilidade, além do conceito prático de ser um ciclo de melhoramento, serve ainda como um indicador. Esse indicativo considera determinadas condições e determinado período de tempo para estabelecer a probabilidade de um equipamento ser reparado com sucesso.

A manutenção é um conjunto de ações sequenciais que objetivam devolver a capacidade operacional plena de uma máquina ou sistema. Consequentemente, a manutenção é vista como um componente-chave da manutenibilidade.

Para simplificar a ideia dessa relação, basta pensar que a manutenibilidade envolve os processos pré e pós-manutenção, enquanto a manutenção bem-sucedida é o objetivo final atingido por meio das ações desses processos.

Como fazer uma gestão de manutenção eficiente considerando a manutenibilidade?

Dentro de uma gestão de manutenção eficiente existe a Análise RAM, que, em inglês, engloba três conceitos: reliability, availability, maintainability (em português, fiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade). Essa análise busca apontar o melhor momento de executar um reparo, considerando os custos dessa ação e os riscos de não realizá-la em um dado momento. Assim:

  • a fiabilidade, primeiro conceito da Análise RAM, estabelece estimativas sobre quanto tempo um equipamento permanecerá funcional de acordo com frequência de uso, atividade e outros aspectos;
  • a disponibilidade, como o próprio nome indica, procura estimar percentualmente por quanto tempo esse equipamento estará disponível ao longo de um determinado período;
  • a manutenibilidade, como já citamos, mostra a probabilidade de o equipamento ser reparado sob condições e tempo estipulados.

Diante desses três aspectos básicos de avaliação, cabe aos gestores analisarem e decidirem em qual deles é mais vantajoso investir e em que instante isso deve ser feito.

Como medir a manutenibilidade?

Segundo norma 5462 da ABNT que regulamenta a manutenibilidade, existem inúmeras formas de calculá-la. No entanto, alguns métodos são ligeiramente melhores e merecem ser estudados a fundo. Dois exemplos são a taxa de reparo instantânea e a taxa de reparo média.

Contudo, existem outros mais simples, como o tempo médio de reparo, que é dado pela divisão da soma do tempo para realizar os reparos dividido pelo número de falhas somadas. O ideal é que esses cálculos sejam feitos por um software de gestão.

Quais os benefícios de desenvolver a manutenibilidade?

Empregar princípios voltados para melhorar os processos de manutenção industrial é imprescindível para o sucesso da gestão desse setor. Além disso, vale mencionar que esses benefícios chegam a todos os setores da empresa, desde a produção até o financeiro. A seguir, veja algumas vantagens da manutenibilidade!

Redução do tempo de manutenção

A primeira vantagem que aparece quando a fábrica começa a otimizar os seus processos de manutenibilidade é a redução do tempo gasto na realização das manutenções em geral. Quando se tem um índice que é comparável, torna-se possível mensurar quantitativamente as melhorias conquistadas ao longo do tempo.

Melhoria nos processos de manutenção

Outro ponto crucial é o aperfeiçoamento dos processos. Quanto mais o ciclo de manutenibilidade é repetido, mais aprimorado ele se torna, já que isso inclui mais treinamento para as equipes e mais informações coletadas sobre as máquinas.

Aumento da produtividade

Equipamentos estragando menos é sinônimo de mais produtividade, mais fluência da cadeia produtiva e produtos com maior qualidade chegando aos clientes. Uma máquina que para de funcionar gera problemas até o fim produção e atrasa todo o planejamento da empresa.

Como aplicar os conceitos na prática?

A manutenibilidade, na prática, envolve alguns cálculos complexos e que geram alguma dificuldade de entendimento no começo. No entanto, uma vez que os processos estão implementados, eles fluem de maneira orgânica.

Por isso, é muito importante investir em gestão de manutenção. Caso você, gestor, sinta que a empresa não está preparada para lidar com tantos procedimentos, uma ideia interessante é a terceirização desse serviço.

Veja um exemplo prático da manutenibilidade na indústria: suponha que uma máquina apresente problemas de aquecimento do motor toda semana — em alguns casos, acarretando, até mesmo, a paralisação da máquina.

Diante dos transtornos, a equipe de manutenção começa a monitorar esse problema e a detalhar os procedimentos feitos no momento do reparo. Ela colhe informações, avalia dados, cronometra o tempo gasto para cada conserto e treina outros membros da equipe para solucionar o problema em um eventual retorno.

Portanto, se acontecer novamente uma situação parecida, a equipe saberá como proceder e não gastará tanto tempo tentando descobrir as causas do aquecimento do equipamento. Esse é o papel da manutenibilidade: deixar as soluções mais fáceis e acessíveis para que a gestão de manutenção possa fluir com maior rapidez e a produção não seja prejudicada quando equipamentos demonstrarem defeitos.

Gostou de aprender mais sobre manutenibilidade? Que tal aprender agora sobre como fazer um plano de manutenção? Leia o nosso artigo sobre o tema e saiba mais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese