5 vantagens do monitoramento remoto que você precisa conhecer

Graças à tecnologia, as soluções de segurança tornaram-se mais acessíveis e eficazes. Os sistemas de monitoramento remoto são uma prova disso. Eles permitem o registro de atitudes irregulares, bem como do cotidiano, para empresas dos mais diversos segmentos e portes, sendo um auxílio e tanto para a coordenação de equipes e para que as medidas cabíveis sejam tomadas em tempo hábil.

Quer conhecer um pouco mais sobre o monitoramento remoto e como ele pode ajudar a sua empresa? Acompanhe o que preparamos a seguir!

O que é monitoramento remoto?

No sistema de monitoramento remoto, as equipes acompanham o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) à distância e a qualquer hora. Ou seja, as câmeras de segurança se conectam à internet e transmitem as imagens, em tempo real, para qualquer dispositivo que tenha uma conexão e esteja autorizado a conectar-se a elas. 

Esse acompanhamento pode ser feito por meio de dispositivos como celulares e tablets. Os clientes podem acionar as equipes por uma série de recursos simples como mensagens de texto. Além disso, graças ao acesso inteligente, como veremos adiante, eles podem, até mesmo, trancar portas ou ativar alarmes de maneira remota.  

O monitoramento remoto é uma ótima solução para a segurança de ruas e bairros, comércios, creches, hospitais, entre outros. Afinal, é comum que esses estabelecimentos não tenham uma central especializada em segurança, de modo que eles não podem armazenar e analisar as imagens captadas pelas câmeras de segurança de maneira apropriada.

Como funciona o monitoramento remoto?

Além do monitoramento remoto funcionar por meio de câmeras conectadas à internet que transmitem imagens em tempo real, essas imagens não são armazenadas no mesmo local de registro. Elas são enviadas para as centrais de segurança das empresas responsáveis pelo monitoramento, de forma que os dados fiquem protegidos de possíveis invasões. 

Dessa forma, a equipe responsável pela segurança tem uma visão holística sobre o que acontece no estabelecimento. Com as capacidades adquiridas por meio de treinamentos, é possível tomar as medidas necessárias para verificar e conter irregularidades. Assim, confira as funcionalidades que o monitoramento remoto possui:

Monitoramento por vídeo

Como mencionamos, o monitoramento remoto permite a visualização das imagens em tempo real por meio de um aplicativo. Ou seja, se você estiver longe de casa, pode contar com os recursos de monitoramento para acompanhar sua casa. Se ver alguma movimentação suspeita, entre em contato com as autoridades para que elas ajam em tempo hábil.

Alarme remoto

O acesso remoto é um recurso utilizado por diferentes mecanismos de segurança. Nas centrais de alarme remoto, graças a uma estrutura integrada, os alarmes podem ser acionados à distância. 

Aviso por mensagem

Se alguém invadir a sua empresa ou casa, o sistema de monitoramento remoto possui um recurso para inibir essa ação: o aviso por mensagem. Ele envia uma mensagem de texto ou e-mail com vídeo para que você confira a irregularidade e possa tomar as providências necessárias. 

Acesso inteligente

O acesso inteligente é uma das funções mais inovadoras do monitoramento remoto, pois ele permite que as portas sejam trancadas ou destrancadas de maneira remota. É possível, até mesmo, comparar as mensagens que informam a invasão na empresa, além de verificar o vídeo e usar o acesso inteligente para desbloquear ou bloquear entradas. 

O monitoramento com acesso inteligente permite também a criação de um código (como os QR Codes, por exemplo) com prazo de validade para prestadores de serviço. Esse recurso é especialmente útil para condomínios planejados, em que a portaria fica sobrecarregada com o fluxo de funcionários que precisam adentrar nas casas com segurança. 

5 vantagens do monitoramento remoto

Com tecnologia e equipes capacitadas, o monitoramento remoto pode fazer mais pela segurança de sua empresa, seja qual for o seu ramo ou porte. Confira as vantagens:

1. Dados em segurança

Uma grande vantagem dos sistemas de monitoramento remoto é a segurança dos dados coletados. Afinal, as empresas mais respeitadas do ramo de segurança armazenam as suas imagens em datacenters de ponta, de forma que elas possam recuperar o material coletado rapidamente. 

Além disso, como já explicamos, as imagens ficam armazenadas fora do local monitorado, sendo mantidas em locais seguros para evitar que sejam acessadas por pessoas com más intenções ou funcionários sem capacitação para analisá-las da devida maneira. 

2. Bom custo-benefício

Uma das grandes vantagens do sistema de monitoramento remoto é o custo-benefício. Afinal, com essa estrutura, não será necessário preparar um espaço físico ou contratar diversos funcionários para manusear a operação, armazenar e catalogar o material coletado. Você pode contratar os serviços de uma empresa especializada em sistemas de segurança e reduzir despesas.

Sistemas de videomonitoramento baseados em tecnologia IP também evitam gastos excessivos com tempo de inatividade. Isso porque, ao contrário dos sistemas analógicos, eles não perdem conexão ou qualidade nas imagens. 

3. Profissionalização do serviço

Para manter a cartela de clientes satisfeitos e obter maior competitividade no mercado, as empresas especializadas em monitoramento de segurança passam por treinamentos periódicos e supervisões constantes. Ou seja, elas são capacitadas para manter as suas imagens em segurança e agir quando você mais precisar.

4. Serviços personalizados

Cada vez mais, as empresas especializadas no ramo oferecem serviços sob medida para as necessidades de sua empresa. Isso torna o serviço de segurança mais acessível para estabelecimentos de pequeno, médio e também de grande porte.

5. Menos fraudes internas

Os sistemas de monitoramento não captam apenas as ações irregulares de agentes externos: eles também ajudam a compreender discrepâncias internas. Pelo fato da equipe de monitoramento estar alocada em outro estabelecimento, com operadores de segurança longe da rotina operacional, eles podem analisar as imagens com maior imparcialidade.  

Como você pôde perceber, o monitoramento à distância oferece uma série de recursos para tornar a segurança de seu estabelecimento mais eficaz. Aliando-se à tecnologia, as equipes ganham tempo e ferramentas para agir na hora certa.

Para contar com um serviço de monitoramento à distância de qualidade, recorra ao acompanhamento de uma empresa especializada. Afinal, para captar, organizar e armazenar as imagens, bem como agir em tempo hábil em casos de irregularidades, é preciso ter preparo técnico para usar os equipamentos adequados, instalar os dispositivos de segurança para, assim, proporcionar o bem-estar de todos. 

Se você gostou das nossas dicas e quer receber mais conteúdos para aprimorar a segurança de sua empresa, siga-nos no Facebook e LinkedIn para receber as nossas novidades! 

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese