Como deve ser a segurança em cirurgias hospitalares em tempos de Covid-19?

Por conta dessa pandemia mundial em que vivemos, realizar cirurgias hospitalares em um ambiente seguro se tornou mais essencial do que já era. Afinal, ninguém quer que o paciente se contamine com alguma infecção ou, até mesmo, com o coronavírus por falta de segurança nas salas de cirurgia ou no hospital como um todo.

É por esse motivo que trouxemos este post para que você entenda a importância da segurança em cirurgias hospitalares, saiba como deve ser realizado esse procedimento e conheça como a limpeza hospitalar pode colaborar com a segurança nos tempos de Covid-19. Acompanhe.

Qual a importância da segurança em cirurgias hospitalares?

Falar em cirurgia é sempre um tema delicado, tanto para quem irá passar por esse procedimento, quanto para o hospital e técnicos de saúde responsáveis por cada etapa da intervenção cirúrgica.

É dever do médico e de toda a classe hospitalar garantir segurança e, principalmente, passar tranquilidade aos pacientes antes, durante e depois do processo cirúrgico.

Há alguns protocolos que devem ser seguidos para que haja segurança suficiente ao paciente, para evitar infecções ou deslizes que possam causar sequelas graves ao mesmo.

Estar sempre atento à limpeza do ambiente em que irão ser realizadas as cirurgias é essencial para que bactérias e vírus não se proliferem, evitando assim o agravamento do procedimento e posteriormente uma piora no quadro de saúde do paciente.

Como deve ser realizada a segurança em cirurgias em tempos de coronavírus?

Com a chegada da Covid-19, vírus com alto grau de contaminação, a segurança em cirurgias hospitalares passou a ter maior relevância e novos protocolos de segurança. De acordo com o DataSus, os hospitais brasileiros reduziram em 37% as cirurgias eletivas, ou seja, procedimentos que não são declarados como urgentes, em 2020 comparado a 2019.

O motivo de tanto contraste em relação às cirurgias foi a preocupação dos profissionais de saúde nos centros cirúrgicos e demais alas hospitalares. Em espaços que já havia um protocolo rígido por praxe, a atenção foi redobrada diante da ameaça do coronavírus.

A doença de contágio rápido e ausência de sintomas gripais em muitos casos, faz com que qualquer descuido dos técnicos e enfermeiros no centro cirúrgico coloquem em risco a saúde dos pacientes e dos profissionais. Diante disso, alguns cuidados são necessários. Observe alguns relevantes ao centro cirúrgico.

Precauções no pré-operatório

Para maior prevenção, os centros de saúde passaram a submeter funcionários e pacientes a uma medição de temperatura e análise de sintomas para averiguar a possibilidade de estarem ou não infectados antes mesmo de passar pelos procedimentos cirúrgicos.

O uso de máscara tornou-se obrigatório para esses lugares e, além disso, as unidades hospitalares separaram os espaços entre pacientes com e sem covid, para que não houvesse risco de contaminação entre os setores.

Precauções durante a cirurgia

No setor cirúrgico, os profissionais de saúde reforçaram ainda mais o uso de luvas e aventais impermeáveis, trocando-os de forma constante e principalmente nos passeios entre as alas de internação.

De acordo com a nota técnica 6/2020 emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), houve também a adoção de um checklist de conferência de materiais que deverão estar na sala operatória, entre eles equipamentos e insumos, que devem ser conferidos exclusivamente por médicos e enfermeiros antes de o paciente entrar para a cirurgia.

Precauções no pós-operatório

Os quartos utilizados após a cirurgia também são importantes, pois ali pode haver contaminação entre pacientes ou até mesmo entre funcionários e pacientes. Por isso, esses quartos estão sendo devidamente higienizados, mantendo o uso obrigatório de máscaras por acompanhantes, pacientes, médicos e enfermeiros. Todas essas preocupações se estendem a todos os setores hospitalares, por conta do impacto que a Covid-19 vem causando, já que ainda é uma ameaça constante.

A nota técnica da Anvisa também acrescenta o cuidado redobrado com equipamentos e medicamentos usados dentro e fora do centro cirúrgico, já que são usados várias vezes ao dia, por diferentes pessoas. Outra recomendação é que monitores anestésicos e equipamentos de ultrassom sejam cobertos com papel filme para diminuir o risco de contaminação.

Tudo isso, aliado ao uso de EPI’s consegue driblar as infecções causadas pelo coronavírus, mas também de outros micro-organismos que sejam uma ameaça a saúde humana. Os médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos na emergência, centro cirúrgico, salas de parto, entre outras alas do hospital adotaram roupas especiais, além de sapatos cobertos com material específico, uso de máscara N-95, em detrimento das descartáveis comuns, para diminuir os riscos de contaminação entre eles.

Qual a importância da limpeza hospitalar em tempos de Covid-19?

Os cuidados com o ambiente hospitalar sempre foram necessários, visto que a proliferação de doenças não é nada recente, sempre houve riscos em se contrair bactérias, viroses, fungos e qualquer outro micro-organismo instalado no hospital, devido ao grande fluxo de pacientes doentes que passam por ele.

No entanto, em tempos de coronavírus, essa proteção se tornou ainda mais necessária pela grande quantidade de pessoas infectadas que chegavam aos hospitais. Por isso a atenção dada à limpeza deve ser reforçada para evitar a transmissão do vírus de pacientes que estão na ala Covid para os outros que não foram infectados.

Os cuidados adotados pelos hospitais em todas as alas, com a separação entre pacientes com e sem o vírus, fizeram com que houvesse a melhor distribuição de preocupações dentro centro de saúde, garantindo menos contato entre pacientes que infectados ou não. Da mesma forma acontece com os profissionais separados por setores e garantem menores chances de passar a doença de uma ala para outra.

É possível perceber que as prevenções adotadas pelos hospitais dentro e fora do centro cirúrgico foram não só preservadas, mas melhoradas dentro desses dois anos de pandemia, com o objetivo principal de manter a saúde e o bem estar dos pacientes e dos funcionários envolvidos nos procedimentos e instalações hospitalares.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para complementar o que você aprendeu aqui, conferindo nosso outro artigo no blog e aprenda 4 medidas para garantir a segurança hospitalar.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese