Segurança em shopping centers: saiba como garanti-la!

Shopping centers geralmente são lugares para diversão, encontros, bate-papos, negociações e, no Brasil, infelizmente, de assaltos e furtos. A segurança em shopping centers é complexa de se fazer, uma vez que são locais amplos e a circulação diária de pessoas é enorme.

Os números de crimes cometidos dentro desses lugares e nos seus estacionamentos têm aumentado progressivamente, e essa vulnerabilidade já é sentida por consumidores e lojistas.

Diante de tantas variáveis a serem monitoradas e controladas para recuperar a credibilidade e melhorar o fluxo de clientes, a gestão de segurança dos estabelecimentos por todo país enfrenta grandes desafios.

Neste post, vamos falar sobre os riscos e as dificuldades encontradas na hora de planejar a segurança em shopping centers e como garanti-la. Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais os maiores riscos relacionados à segurança em Shopping Centers?

Assegurar a proteção de comerciantes e usuários do local é uma tarefa que envolve muito planejamento. Afinal, é grande o número de riscos, devido ao fluxo de pessoas, à presença de diversos tipos de lojas e à amplitude da área.

A equipe de segurança deve ser altamente capacitada para lidar com as adversidades sem, é claro, cometer excessos. Conheça algumas das principais ameaças à segurança em shopping centers!

Roubo de lojas

A quantidade de roubos em shopping centers aumentou significativamente nos últimos anos. No Rio de Janeiro, por exemplo, estatísticas de 2017 já mostravam essas evidências. O número de casos no estado havia dobrado só de janeiro a abril do ano citado. Esses dados são alarmantes, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o país. 

A variedade de estabelecimentos comerciais dentro de shoppings é muito grande. No entanto, os mais visados são aqueles que trabalham com materiais de valor, como joalherias e lojas de eletroeletrônicos e telefones.

Furtos de objetos de clientes

Outro grande problema amplamente flagrado pelas câmeras de segurança é a ocorrência de furtos de objetos de clientes que caminham normalmente enquanto criminosos se aproveitam para furtar celulares, carteiras, mochilas e o que mais estiver à mão.

Isso acontece, em muitos casos, porque as pessoas vão ao shopping para se divertir, encontrar os amigos e se entreter. Por isso, podem ficar distraídas. Nesse contexto, acabam criando oportunidades para que crimes desse tipo sejam cometidos. A equipe de segurança precisa estar atenta a todo momento.

Brigas e confusões

Por serem lugares onde o fluxo de pessoas é constante e muito grande, brigas e confusões estão propensas a ocorrer. Às vezes, pequenos tumultos podem gerar uma reação em massa inesperada e causar correrias e empurra-empurra.

O risco aqui é que essas situações fiquem fora de controle e machuquem as pessoas. Nesses casos, cabe à equipe de segurança manter a ordem, por mais adversas que pareçam as circunstâncias. Afinal, ela precisa ser a salvaguarda das pessoas que circulam por ali.

Quais são os profissionais que participam da segurança?

Uma das ações importantes na gestão de segurança em shopping centers é definir as responsabilidades, tendo em mente de forma clara quais os profissionais que participam do trabalho. 

A liderança da equipe de segurança fica a cargo do gestor de segurança, que domina as técnicas, normas e estratégias para implementar e organizar as ações. 

No dia a dia, os vigilantes ou controladores de acesso são distribuídos em diferentes postos, com responsabilidades bem definidas para atuar na linha de frente na prevenção e resolução de ocorrências. Também há os operadores de monitoramento treinados para gerenciar sistemas de CFTV e alarmes à distância.

A contratação de um ou mais bombeiros civis pode ser necessária. Eles poderão focar na segurança patrimonial por avaliar os dispositivos de combate a incêndios e outros recursos necessários de prevenção a acidentes.

Quais os principais desafios da segurança em shopping centers?

Existem pontos estratégicos para o sucesso do planejamento. Conheça agora os principais desafios na segurança em shopping centers!

Controle de acesso ao estacionamento

Dentro dos shoppings, os estacionamentos são lugares amplos, em que o controle de acesso de pessoas é normalmente muito difícil de executar. A estratégia deve ser investir em câmeras de segurança e ter vigilantes circulando pelo local constantemente.

As câmeras devem ser colocadas em locais que propiciem uma visualização total, evitando pontos cegos, pois é justamente neles que os criminosos veem uma brecha para abordar os clientes e atuar.

Identificação de pessoas armadas

Nesses casos, o trabalho do sistema de monitoramento também é essencial. Identificar pessoas armadas é muito difícil e só acontece se a equipe de segurança souber a técnica de reconhecer comportamentos suspeitos.

Assim, a abordagem desses indivíduos também deve acontecer de forma profissional, uma vez que existe apenas uma suspeita. Se for um criminoso e ele se sentir ameaçado, pode provocar incidentes e apavorar as pessoas que estiverem no local.

Conscientização dos lojistas

Os lojistas são os grandes aliados da equipe de segurança. Por isso, o trabalho de conscientização com eles deve ocorrer da forma mais clara possível. Eles são os responsáveis por identificar comportamentos suspeitos ou indicar situações incomuns e comunicar aos responsáveis.

A comunicação entre a equipe de segurança e os lojistas deve ser constante e objetiva. Os lojistas devem entender que a segurança está ali para proteger. A segurança, por sua vez, precisa oferecer todo o suporte necessário para que isso aconteça.

Exposição de mercadorias valiosas

Dentro dos shoppings centers, existem lojas de mercadorias muito valiosas, como joalherias, relojoarias, de equipamentos eletrônicos, além de caixas eletrônicos. Esses objetos são muito visados por criminosos. No entanto, expô-los é uma forma de atrair os clientes.

Vigias em horários de pouco movimento

Há períodos em que o shopping está em funcionamento, mas há poucas lojas abertas. É o caso, por exemplo, do horário após às 22 horas. Normalmente, cinemas e praças de alimentação continuam abertas, mas outros estabelecimentos já encerraram suas atividades.

Com muitos corredores vazios e, normalmente, pouca vigilância, criminosos podem se sentir à vontade para assaltar, furtar ou causar estragos em bens da propriedade.

Dificuldade em encontrar profissionais capacitados

Contar com profissionais qualificados para agir da forma adequada nem sempre é fácil. Em muitos locais de acesso, há a necessidade de manter a vigilância constante, como estacionamentos e outros locais de maior risco. Por isso, a administração precisa contar sempre com agentes a postos.

Devemos lembrar que manter a segurança vai muito além da vigilância. Em situações de emergência, os profissionais precisam conhecer os protocolos corretos para manter o controle, abordando os usuários com as técnicas corretas. Por isso a importância da capacitação, pois os agentes qualificados poderão até mesmo antever situações de risco e prevenir ou inibir ocorrências.

Facilidade de acesso ao prédio

Como um ambiente comercial que precisa prezar pela experiência do usuário, os shoppings não contam com alguns aparatos comuns em estabelecimentos que demandam maior vigilância, como bancos. Assim, não há portas de metal ou mecanismos para detectar armas, por exemplo. 

Essa facilidade — e multiplicidade — de acesso pode dificultar bastante o trabalho dos profissionais de segurança, uma vez que será preciso qualificação e treinamento para identificar situações suspeitas.

Como garantir a segurança de shopping centers?

Agora que você já conhece os desafios e os riscos da segurança em shopping centers, provavelmente está se perguntando o que fazer para melhorá-la. Na sequência, veja algumas dicas para deixar o shopping mais seguro.

Adotar sistemas de monitoramento

Os sistemas de monitoramento por câmeras são extremamente importantes para a segurança não apenas de shoppings, mas de todos os lugares de grande perímetro e fluxo de pessoas. Eles são capazes de identificar movimentações que passam despercebidas aos vigilantes que estão circulando.

Esse tipo de monitoramento é ideal para os locais mais vulneráveis do shopping, por isso, o primeiro passo é realizar um levantamento de todos os pontos vulneráveis para então fazer a instalação das câmeras de monitoramento, que ficam ativas 24 horas. 

Capacitar a equipe

Ter uma equipe treinada é outro fator determinante para garantir a segurança em shopping centers. Ela precisa estar preparada para lidar com diferentes situações que trazem riscos aos clientes: saber abordar um suspeito, ser efetiva na contenção de tumultos e diferenciar episódios atípicos de cenários de perigo são alguns exemplos.

Não apenas os seguranças precisam ser capacitados. É preciso lembrar também daqueles que operam os circuitos internos de monitoramento (CFTV). Sua qualificação vai contribuir não apenas na vigilância, mas também na necessidade de recuperar, registrar e tratar dados capturados pelas câmeras. 

Lembre-se de que essas imagens podem ser solicitadas pelas autoridades na investigação de ocorrências e, normalmente, são decisivas no entendimento de acidentes ou identificação de criminosos.

Por isso, a gestão precisa difundir uma cultura de prevenção promovendo treinamentos intensos, que ajudem os profissionais a desenvolverem suas habilidades de identificar situações de risco. Assim, toda a equipe ficará alinhada com as estratégias da gestão.

Utilizar tecnologia de ponta

As inovações tecnológicas, como câmeras, sensores e equipamentos de comunicação, têm contribuído para deixar a segurança cada vez melhor. É preciso saber usar isso em favor da qualidade da seguridade.

Uma dessas tecnologias que têm despontado no mercado de segurança é a IoT (Internet das Coisas). A aplicação consegue reduzir o número de furtos, fraudes e acidentes na área por meio de câmeras inteligentes, que apresentam diversos recursos em favor da segurança. Entre as principais soluções, estão:

  • reconhecimento facial: podem controlar o acesso por garantir que apenas pessoas autorizadas possam circular em áreas específicas;
  • perímetro virtual: o sistema é capaz de identificar e monitorar diferentes elementos presentes no ambiente. As câmeras inteligentes podem, por exemplo, disparar um alarme se alguém chegar perto de determinado objeto ou ultrapassar uma área demarcada digitalmente;
  • detector de movimento: as câmeras inteligentes podem identificar pessoas com atitudes suspeitas, atos de violência e vandalismo, quedas de objetos e pessoas, entre outros movimentos previamente configurados;
  • abandono de objetos: se algum item for deixado por algum usuário, a câmera é capaz de detectar;
  • detector de fluxo de pessoas: é possível contar o número de usuários que passam em determinada área. Assim, a gestão pode detectar rapidamente um fluxo de pessoas fora do normal ou ter dados objetivos para montar o esquema de segurança;
  • leitura de placas de carros: ao identificar e registrar as placas de forma automática, a equipe de segurança ganha eficiência.

A câmera de segurança inteligente é apenas um dos recursos que a Internet das Coisas oferece. A ideia é que diferentes dispositivos possam ficar conectados a fim de transmitir e compartilhar dados, contribuindo para a tomada de decisões.

Outra solução que pode ser adotada para aumentar a segurança em shopping centers é o botão de pânico. Assim, em casos suspeitos ou de emergência, os lojistas podem acionar o mecanismo para solicitar a ajuda da equipe. 

Implementar uma central de comunicação

Além das tecnologias e sistemas de monitoramento, a implementação de uma central de segurança permitirá que vigilantes e supervisores possam manter o diálogo ao longo do trabalho. Desse modo, as ocorrências e medidas de soluções podem ser iniciadas de forma mais rápida em uma ação conjunta e, por isso, mais efetiva.

Definir ciclos de auditoria

Uma recomendação é definir um checklist de verificação que sirva como procedimento de rotina para diferentes tipos de procedimento, como ações de emergência, avaliação de vulnerabilidades e testes para o funcionamento de tecnologias instaladas. Afinal, é preciso garantir que esses recursos não somente estejam disponíveis, mas também funcionem adequadamente.

Contratar uma empresa terceirizada

Nem sempre com recursos próprios de tecnologia e mão de obra especializada o shopping consegue manter e gerir o esquema de segurança. Esse investimento pode ser bastante pesado. Além disso, normalmente, esses estabelecimentos comerciais não contam com a expertise para tomar as ações preventivas necessárias.

Por isso, contratar uma terceirizada para executar o serviço de segurança é uma decisão acertada. Como ela se dedica exclusivamente a essa função, tem mais tempo para se aperfeiçoar.

Uma empresa especializada em segurança assume toda a responsabilidade pelas ações de prevenção e resolução de ocorrências. A contratada detém as tecnologias e estratégias necessárias para garantir maior segurança em shopping centers. Outra vantagem é que a gestão evita problemas com rotatividade de pessoal e responsabilidades relacionadas a direitos trabalhistas.

É preciso saber como escolher essa parceira, avaliando a experiência da empresa contratada. Certifique-se de que a terceirizada em serviços de segurança tem os recursos necessários para atuar de modo eficiente. Alguns pontos a analisar são o nível de qualificação de profissionais, se há utilização de tecnologias adequadas e se fornece um bom custo-benefício. Isso pode auxiliar a contratação de uma empresa de confiança e com experiência no mercado. 

A Verzani & Sandrini, por exemplo, atua nesse setor há cerca de 55 anos e busca treinamento e aprimoramento constantes. Nossas equipes atendem mais de 158 shopping centers. Nos orgulhamos da história e solidez que construímos no mercado, promovendo um relacionamento duradouro com nossos clientes.

Para garantir a segurança em shopping centers, é preciso entender os riscos, enfrentar os desafios e conhecer as tendências de segurança patrimonial disponíveis. Apesar de serem lugares vulneráveis, uma boa equipe de segurança de uma empresa especializada e qualificada traz confiabilidade. Com isso, o local se torna mais agradável e seguro, tanto para clientes quanto para as empresas que ocupam o espaço.

Gostou de saber mais sobre segurança em shopping centers e ficou interessado em terceirizá-la? Entre em contato com a Verzani & Sandrini e saiba mais sobre os nossos serviços!

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