Tecnologia na segurança: 6 avanços que estão revolucionando a segurança eletrônica

O avanço tecnológico está revolucionando as atividades profissionais e proporciona benefícios imprescindíveis para todos os setores. Um dos maiores exemplos é a tecnologia na segurança, que trouxe inovações que tornaram tudo mais eficaz, prático e intuitivo.

Nesse sentido, a tecnologia contribuiu para o desenvolvimento de soluções específicas para a segurança patrimonial, com base em sistemas digitais. Dessa forma, é possível ter todo apoio para manter os ambientes seguros durante todo o tempo sem grandes esforços.

Se você deseja saber mais e se atualizar sobre esse importante assunto, este post vai ajudar! Continue lendo e conheça 6 dos maiores avanços da tecnologia na segurança, como funcionam e os benefícios de contar com recursos modernos no seu negócio! Boa leitura!

Saiba qual é a importância da tecnologia na segurança

O aparato tecnológico agregou novas maneiras de proteger residências, empresas, condomínios e, inclusive, as ruas e espaços públicos. Trata-se de uma inovação essencial e contribui para o bem-estar de todos que frequentam um espaço.

Atualmente, é possível ter acesso às câmeras de segurança da sua casa, por telefone, mesmo que você esteja em outro país. Basta ter uma boa conexão de internet. Antigamente usava-se trancas; hoje é primordial que se faça o reconhecimento biométrico.

Portanto, a tecnologia tem sido crucial para prevenir e combater a criminalidade, além de auxiliar a identificar criminosos por meio do cruzamento de dados e até da identificação facial — o que acaba inibindo a ocorrência de delitos e situações que colocam todos em risco.

Sendo assim, a tecnologia é uma grande aliada para a segurança patrimonial e auxilia os profissionais a executar a segurança com excelência. Além de contribuir para a prevenção de riscos, mantendo os ambientes monitorados durante todo o tempo.

Como funciona a tecnologia aplicada na segurança

O Brasil é um país inseguro. Esse é um fato que, infelizmente, está longe de mudar, visto que as medidas tomadas pelos setores responsáveis nunca atacam as raízes do problema. Nesse contexto, as práticas de segurança privada têm recorrido à tecnologia para enfrentar a criminalidade.

Alguns anos atrás, bastava um circuito interno de câmeras, alarmes e portões de segurança e achava-se que o patrimônio estaria protegido. No entanto, as técnicas e ferramentas aplicadas para cometer crimes estão mais aprimoradas, fator que exige atenção especial.

Sendo assim, a tecnologia contribuiu para o desenvolvimento de soluções modernas e eficazes para combater os riscos e manter a segurança. Trata-se de câmeras, softwares, sistemas digitais e muitas outras inovações que atuam diretamente para elevar a segurança patrimonial.

Diante disso, quando essas tecnologias são implementadas em um estabelecimento — seja residencial, comercial ou empresarial — auxiliam a equipe da segurança a desenvolver o monitoramento constante e a desenvolver uma gestão eficiente, com foco na prevenção.

Portanto, a tecnologia da segurança funciona como um apoio a equipe e facilita todo o trabalho para manter os ambientes protegidos e preparados. Desse modo, alcançar os objetivos do setor de segurança patrimonial acontece com maior facilidade e precisão.

Conheça 6 avanços que estão revolucionando a segurança eletrônica

Uma pesquisa feita em 2020 pela Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese) aponta que as tecnologias mais buscadas para aprimorar a seguridade são: reconhecimento facial e câmeras térmicas. Essas últimas, inclusive, ajudam a detectar altas temperaturas corporais, como no caso de pessoas com febre.

Veja alguns equipamentos que estão revolucionando a segurança eletrônica!

1. Reconhecimento facial

Se você tem um smartphone que é desbloqueado quando colocado em frente ao seu rosto, sabe como funciona o reconhecimento facial. Essa é uma forma de identificação biométrica, que ajuda a manter desconhecidos e pessoas não autorizadas longe do seu patrimônio.

Na segurança pública, muitos estados e países utilizam a tecnologia para identificar criminosos no meio da multidão. Em casos de ataques terroristas, por exemplo, ela ajuda a buscar no banco de dados rostos dos suspeitos e reconhecê-los. O mecanismo reconhece pontos característicos da face e os armazena em uma base de informações.

2. Reconhecimento de placas

O sistema de reconhecimento de placas é outro grande avanço que contribui para evitar a entrada de veículos indesejados ou não autorizados dentro de um perímetro. Além disso, ajuda a identificar carros que tenham sido roubados e estejam trafegando pelas ruas e estradas.

Esse modelo é usado para reconhecer as placas de automóveis que cometem algum tipo de infração em vias públicas. Por exemplo, aqueles que excedem a velocidade permitida ao passar por radares. A dinâmica da identificação de placas é parecida com a de rostos. O sistema é induzido a distinguir os caracteres e armazená-los.

3. Fechadura digital

Não é raro ver na televisão cenas de arrombamento em que os criminosos simplesmente burlam a fechadura e pronto! Estão dentro. A fechadura digital previne esse perigo e ainda proporciona facilidade para os moradores, eliminando o sistema tradicional.

Existem inúmeros modelos no mercado com reconhecimento de voz, cartão magnético, abertura com digital, alarme de intrusão, sensor de calor, etc. O que não faltam são possibilidades para elevar a segurança e ainda ter uma casa moderna.

4. Cerca virtual

É uma ferramenta altamente usada para melhorar e prevenir a logística de certas modalidades de transporte, como a de carga. A cerca virtual é uma delimitação geográfica feita para que o veículo só seja autorizado a circular por determinadas rotas.

Quando algo inesperado acontece, os gerentes e responsáveis são alertados. Assim, se comunicam com o motorista para entender a situação. Se ocorrer roubos ou furtos, a localização é passada imediatamente para as autoridades para que elas tomem as providências para a recuperação.

5. Portaria virtual

Controle de acesso via reconhecimento biométrico ou cartão magnético, por exemplo. É assim que funciona a portaria virtual. Com um cadastramento de todas as pessoas autorizadas em um sistema de permissão, intrusos e desconhecidos são impedidos de entrar no local — tudo isso sem precisar de um profissional de portaria.

Os visitantes devem manter a comunicação com os autorizados para que seja permitida a entrada no condomínio ou prédio. Dessa forma, o sistema evita situações de risco e acaba inibindo crimes, pois não há presença humana, apenas virtual.

6. Drones de monitoramento

Grandes áreas abertas, como plantações ou plantas industriais, eram extremamente difíceis de monitorar. Isso até a chegada dos drones na segurança. Os aparelhos aéreos não tripulados são equipados com câmeras e controlados a distância.

As imagens são transmitidas e armazenadas em uma central de monitoramento, que acompanha e controla movimentações suspeitas. Com alta resolução, os drones têm potencial para monitorar uma extensa área, tudo em tempo real.

O uso desse equipamento deve seguir as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) porque, por estarem no espaço aéreo, podem causar acidentes. No entanto, o uso correto ajuda a cobrir áreas maiores.

Entenda quais são os benefícios da tecnologia na segurança

A tecnologia tem como principal objetivo, em qualquer setor em que esteja inserida, otimizar e facilitar os processos, sem haver perda de eficiência. Na segurança eletrônica não é diferente, pois os benefícios são notáveis em todos os sentidos.

Nessa perspectiva, a tecnologia se tornou indispensável para a realização dos trabalhos na segurança patrimonial. Principalmente, por oferecer soluções modernas para otimizar o trabalho e proporcionar um monitoramento e controle contínuo dos espaços e fluxos.

Veja alguns benefícios da tecnologia na segurança!

Precisão

Com a contribuição desses e de outros avanços tecnológicos, as rotinas de segurança se tornam potencialmente mais precisas, já que os equívocos humanos são menores. Sem contar que o machine learning, por exemplo, tem contribuído para o reconhecimento de padrões automaticamente.

Economia

Além de melhorar os processos e os resultados, a tecnologia garante economia no setor de seguridade patrimonial. Primeiramente, tais ferramentas devem ser consideradas investimento. Depois, a mão de obra operacional é reduzida substancialmente com segurança para ampla utilidade das ferramentas tecnológicas.

Customização

Existe uma variedade de equipamentos que atendem aos mais diversos perfis. Um drone de monitoramento é eficaz para quem deseja proteger grandes áreas. A portaria virtual é recomendada para condomínios e prédios. Portanto, é preciso identificar as necessidades e então relacionar os melhores aparelhos e suas aplicabilidades.

Maior produtividade

Com o apoio de recursos tecnológicos, como câmeras, drones, fechaduras digitais e outros, a equipe de segurança ganha produtividade. Afinal, muitas tarefas podem ser automatizadas sem perder a qualidade e olhar atento a todos os procedimentos e situações que possam oferecer riscos.

Redução de falhas

O apoio das soluções tecnologias também favorecem um trabalho preciso e com foco total na qualidade, reduzindo a ocorrência de falhas de segurança de forma considerável. Nesse sentido, a tecnologia oferece ferramentas que melhoram a atuação da vigilância privada e contribuem para manter os espaços monitorados e protegidos.

A tecnologia na segurança está revolucionando o setor e traz soluções eficientes para vários públicos, sejam comerciais, residenciais ou empresariais. No entanto, é interessante manter a mente aberta, porque ao que tudo indica as novidades não param por aqui.

Como você percebeu neste artigo, a tecnologia na segurança é um fator imprescindível e proporciona benefícios importantes. Por isso, acompanhar as tendências é indispensável para ter um trabalho eficiente e alcançar a excelência na segurança.

Gostou do post? Agora que você já sabe quais as principais inovações da tecnologia na segurança, o que acha de compartilhar sua opinião e experiência sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário e vamos conversar sobre esse importante assunto!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese