O que é Tecnologia RFID e quais são seus benefícios? Confira

O controle de acesso é um dos aspectos mais importantes na segurança patrimonial e hospitalar. Por isso, aproveitamos o momento para apresentar este texto exclusivo no tema. Afinal de contas, você sabe o que é a tecnologia RFID? Caso não, sem problemas, pois o nosso objetivo é apresentar esse conceito à sua atenção.

Aqui, reunimos e respondemos todas as dúvidas em torno dessa tecnologia, explicando seus principais benefícios, dispositivos e, principalmente, como você pode adotar essas soluções para melhorar a segurança eletrônica no seu perímetro hospitalar. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a tecnologia RFID?

A melhor forma de abordar esse tema é examinando sua sigla. RFID abrevia a expressão Radio Frequency Identification, ou seja, trata-se de uma tecnologia de identificação por radiofrequência. Oficialmente, a solução foi inventada ainda em 1983, mas só ganhou adoção plena em meados de 2000.

Inclusive, aqui há uma curiosidade interessante. A tecnologia NFC (Near Field Communication / Comunicação de Campo de Proximidade), que permite o pagamento por aproximação e o carregamento sem fio, é uma evolução que foi fortemente inspirada na RFID, que foi a “tecnologia-mãe” desse conceito.

De muitas formas, a tecnologia RFID foi a base para muitas soluções da Internet of Things, a Internet das Coisas — conceito que estimula o uso de sensores e processadores em vários dispositivos, com o objetivo de tornar um ecossistema, seja residencial, hospitalar ou industrial, em um ambiente mais conectado, integrado e inteligente.

Inclusive, a própria definição da Internet das Coisas, como destacamos acima, é o propósito da tecnologia RFID. Atualmente, um dos segmentos que mais utiliza essa tecnologia é o setor logístico. Com etiquetas RFID, essas operações são capazes de aumentar a rastreabilidade e controles de itens dentro de um armazém.

No entanto, a maior virtude dessa tecnologia é a sua versatilidade, pois foi isso que a permitiu ser utilizada em vários setores do mercado, como a segurança hospitalar. Nesse setor, as etiquetas fazem parte do arsenal da segurança eletrônica, sobretudo quando pensamos em rastreamento de ativos e controle de pacientes.

Outro exemplo prático é a etiquetagem de veículos que acessam o estacionamento do hospital livre de custos, identificando os carros do corpo clínico e demais funcionários. Afinal, as etiquetas são discretas e não prejudicam a estética do veículo, pois sequer precisam estar aparentes, já que a leitura é feita por radiofrequência, e não de maneira visual, como seria com um QR Code, por exemplo.

Nesse exemplo, o veículo “etiquetado” ganha acesso imediato ao perímetro, com o levantar da cancela. Conectado a um bom sistema de automação predial, a tecnologia RFID consegue manter um registro fiel de todos os acessos, horários e movimentações no ambiente, ampliando a segurança hospitalar.

Algo semelhante ocorre na logística. Com a etiquetagem de itens e cargas específicas, é possível ter um controle apurado das movimentações. Caso algo saia do perímetro observado, isso é registrado, com o horário exato em que o item passou pelos sensores, facilitando a consulta às câmeras — nos hospitais, isso ajuda a supervisionar ativos, como lotes de medicamento e aparatos clínicos.

Até o varejo tem algo semelhante. Afinal, é comum que as lojas acoplem etiquetas em roupas e eletrônicos. Desse modo, caso ocorra um furto, assim que a pessoa atravessar os sensores, as torres emitem um sinal de advertência, chamando a atenção dos profissionais de segurança do estabelecimento.

E é disso que se trata essa tecnologia. As etiquetas garantem uma identidade única ao item etiquetado. Em complemento, os sensores são posicionados em locais estratégicos à sua finalidade. Combinados, etiquetas e sensores são capazes de permitir acesso, registrar movimentações, notificar desvios e por aí adiante — funções indispensáveis para a segurança patrimonial de um centro hospitalar.

Quais os principais benefícios da tecnologia RFID?

Agilidade, monitoramento, economia, controle e prevenção. Da forma como percebemos, essas são as maiores qualidades da tecnologia RFID. Abaixo, descrevemos cada um desses pontos em mais detalhes — confira!

Agilidade

Um dos maiores trunfos dessa tecnologia é sua facilidade de uso e implementação. Tanto as etiquetas quantos os sensores são fáceis de instalar e configurar dentro da sua realidade operacional. O mesmo vale para a utilização, pois o sistema funciona de maneira ágil, com alta disponibilidade e baixa vulnerabilidade.

Monitoramento

Todos sabemos a importância de um bom sistema de CFTV. No entanto, apenas as câmeras não bastam, e é a tecnologia RFID que oferece o complemento ideal para reduzir as suas falhas de segurança. Com as etiquetas e sensores, é possível ter uma supervisão ainda mais eficaz e bem informada sobre o perímetro observado.

Economia

Outro destaque é o baixo custo. As etiquetas RFID são absolutamente acessíveis, ainda se comparadas com as outras soluções da segurança eletrônica. Por isso, elas representam um dos investimentos mais racionais na segurança patrimonial, pois oferecem muita proteção a um preço relativamente baixo.

Controle

Da forma como percebemos, o controle de acesso é uma das aplicações que melhor aproveitou o potencial dessa tecnologia. A combinação de etiquetas a sensores demonstrou uma combinação perfeita entre registro de movimentações, notificação em tempo real, concessão de acessos e por aí adiante.

Prevenção

Por último, mas não menos importante, a prevenção contra fraudes e falsificações. Em muitos setores, sobretudo no transporte de cargas de alto valor e/ou periculosidade, as etiquetas são adotadas como forma de verificar a autenticidade do que está sendo transportado e, assim, evitar golpes e prejuízos operacionais.

Como adotar a tecnologia RFID no seu ambiente operacional?

Para fechar com chave de ouro, é momento de descobrir como implementar essas soluções na sua frente de trabalho. A resposta, claro, é que isso depende do seu ambiente operacional. No âmbito predial, a RFID é utilizada podem ampliar a segurança e o controle de acessos e movimentações nos estacionamentos dos hospitais.

Já na gestão ampla, as etiquetas podem ser utilizadas para identificar lotes de medicamento e equipamentos, facilitando o monitoramento da movimentação desses itens no perímetro para, possivelmente, identificar qualquer desvio que esteja acontecendo em tempo real.

No fim das contas, essa é a grande qualidade da tecnologia RFID, oferecer um mar de possibilidades para que o seu planejamento de segurança crie soluções específicas para as suas necessidades operacionais.

Agora que você conta com uma noção ampla sobre a tecnologia RFID, aproveite para espalhar esse conceito e seus benefícios para outros entusiastas no tema. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese