Vigilância privada: o que saber sobre as suas atividades

Você já ouviu falar em vigilância privada, sua atuação e em quais contextos ela pode ser muito vantajosa? Em centros urbanos, até mesmo naqueles mais reduzidos, infelizmente a violência cresce ano após ano. Em São Paulo, por exemplo, no primeiro trimestre de 2022, o volume de assaltos cresceu 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Dessas ocorrências, 17 foram latrocínios, o que se refere a roubo seguido de morte.

Nesse contexto, independentemente do nicho de seu negócio, existe a necessidade de contar com um serviço de vigilância privada, uma vez que ela pode garantir a segurança não apenas da empresa, como também de seus profissionais e dos clientes que frequentam o empreendimento. Caso haja qualquer tipo de ocorrência, certamente isso pode impactar a percepção que as pessoas têm da sua marca.

Por essa razão, elaboramos um material completo para que você saiba do que se trata a vigilância privada e quais são os seus diferenciais. Além disso, você vai poder conferir dicas de como contratar uma empresa que oferece esse serviço. Continue a leitura e saiba mais!

Como está a situação do Brasil no que diz respeito à violência?

Antes de abordarmos o tema da vigilância privada, é interessante fazermos um panorama do Brasil no que diz respeito à violência. Na introdução, já trouxemos alguns números que refletem a situação de determinado estado. Porém, é importante trazermos um contexto mais geral de nosso país, uma vez que isso influencia a contratação de serviços em seu negócio.

Nos anos de 2020 e 2021, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, tanto o número de assaltos quanto o número da violência de forma geral tiveram uma redução significativa. Afinal, as pessoas saíam menos, as festas foram proibidas e as ruas ficaram completamente vazias em determinados períodos.

No entanto, logo nos primeiros meses de 2022, essa situação já começou a mudar. No que diz respeito a homicídios, houve um acréscimo de 81%. Além disso, de acordo com um estudo divulgado pela Global Peace Index em 2021, o Brasil é o país onde a população mais apresenta medo da violência.

Nesse sentido, empresas de diferentes nichos de atuação precisam oferecer segurança para as pessoas que frequentam seus espaços, sejam elas clientes, sejam elas profissionais. É aí que entra a atuação da vigilância privada!

O que é a vigilância privada?

Agora que já fizemos uma contextualização sobre o cenário do Brasil diante da violência e a necessidade de as empresas fornecerem tranquilidade para o seu público, vamos explicar um pouco mais sobre a vigilância privada em si. Assim sendo, podemos dizer que vigilância privada trata-se de um conjunto de técnicas e práticas executadas para evitar atividades criminosas. Dessa forma, proporciona a proteção das pessoas, dos patrimônios e dos bens.

Mas qual seria o papel exato da vigilância privada? Normalmente, quando falamos sobre segurança nas empresas, momentaneamente as pessoas pensam que precisa haver uma proteção apenas contra invasões, roubos e furtos. Porém, a vigilância tem como objetivo montar um plano que vai muito além desses riscos.

Em um negócio, há vários sinistros que podem colocar a vida das pessoas em risco, como incêndios, acidentes, depredações e até mesmo sequestros. No caso de empresas logísticas, também é comum que haja roubo de cargas. Nesse sentido, a vigilância privada vai entender a área de atuação de sua empresa, identificar quais são os gargalos que precisam ser solucionados e traçar um planejamento para evitar que qualquer tipo de sinistro ocorra.

O profissional de segurança privada vai, então, garantir que todos os procedimentos aconteçam conforme o previsto em um plano. No Brasil, esse tipo de atividade é regulamentada e prescrita pela Lei Nº 7.102, publicada em 20 de junho de 1983. Assim sendo, a pessoa que exerce essa função precisa cumprir pré-requisitos como:

  • contar com um curso em instituição técnica que seja autorizado pelo MEC (Ministério da Educação);
  • ter a Carteira Nacional de Vigilante, a CNV;

Já a empresa prestadora desses serviços obrigatoriamente deve contar com autorização da Polícia Federal para dispor de colaboradores cuja finalidade seja a de vigilância privada.

Por que a segurança privada é tão importante?

A seguir, selecionamos alguns dos principais tópicos que comprovam a importância da segurança privada para uma empresa. Confira!

Acesso a um serviço profissional

O primeiro diferencial está relacionado ao fato de sua empresa ter contato com um serviço profissional. Quando ele é terceirizado pela sua empresa por um negócio que é regulamentado e tem tradição no mercado, além de ser especialista em seu nicho de atuação, você pode contar com os melhores colaboradores que estarão preparados para os diferentes tipos de sinistros.

Por outro lado, quando você contrata uma empresa clandestina, por exemplo, os riscos são muitos. Afinal, não há garantia de que ela é regulamentada pela Polícia Federal nem mesmo que os colaboradores cumprem com todos os requisitos previamente informados neste material.

Isso significa que você vai contratar um serviço de segurança, mas não necessariamente garantirá a segurança das pessoas que frequentam o espaço do seu negócio.

Economia de recursos

Conforme vimos, a vigilância privada não oferece segurança apenas para casos de invasão e roubos, mas também o faz com alguns outros sinistros que, em algumas eventualidades, podem colocar a vida das pessoas em risco. Em se tratando de economia de recursos, podemos ressaltar que ele se torna possível em várias situações, na medida em que contribui para evitar acidentes e até mesmo pendências judiciais com as pessoas envolvidas nessas ocasiões.

Além disso, ao optar por terceirizar, você vai contar com profissionais capacitados, mas não precisará arcar com as despesas trabalhistas obrigatórias dessas pessoas, como férias, décimo terceiro, entre outros encargos. Se houver a necessidade de substituição de uma pessoa colaboradora, a empresa contratada rapidamente a fará, de modo que você não fique com uma ausência de colaboradores em nenhum momento.

Garantia de segurança 24 horas

Perante o mercado, são muitos os diferenciais que uma empresa precisa apresentar. Existe a necessidade de oferecer um bom atendimento e de contar com produtos que sejam de qualidade, além de realizar ações de marketing atrativas para que as pessoas se sintam interessadas por conhecer a sua marca e o seu negócio.

A segurança também pode ser um desses diferenciais. Afinal, ao optar pela terceirização, você vai contar com profissionais 24 horas, ou seja, o estabelecimento vai ficar resguardado mesmo quando não estiver em horário comercial. No caso da gestão de um shopping, por exemplo, esse é um ponto de vantagem que pode, até mesmo, atrair mais lojistas, uma vez que eles terão segurança de alugarem um espaço no empreendimento.

Menos burocracia

Nesse caso, estamos nos referindo especificamente à contratação de um serviço de vigilância privada tercerizado. Ao contratar um profissional para a sua empresa, diversos aspectos legais devem ser considerados.

É preciso que haja a assinatura da carteira de trabalho (ou a confecção de um contrato caso opte pelo regime PJ), além de abrir todo um processo seletivo com diferentes etapas para trazer as pessoas mais qualificadas, ou seja, sua equipe tem que destinar tempo e recursos até que a pessoa seja contratada.

Quando há a terceirização, todo esse processo fica a cargo da empresa que você optou por contratar, e é ela que vai regulamentar os profissionais perante os órgãos públicos.

Isso contribui até mesmo para que os profissionais do seu negócio possam destinar suas atividades para questões mais estratégicas, de modo que os resultados sejam mais efetivos.

Mais flexibilidade

Quem administra um negócio sabe que as coisas podem mudar a todo instante. Muitas vezes, as necessidades de hoje serão diferentes das necessidades de alguns meses no futuro. Se você contrata um profissional de segurança privada para determinado período do dia, por exemplo, mas percebe que é mais conveniente contar com esse trabalho 24 horas por dia, teria que novamente abrir um processo seletivo e realizar todos os trâmites necessários para trazer mais uma pessoa para a empresa.

Quando há a terceirização desse serviço, basta fazer uma nova solicitação. A empresa contratada fará a revisão do contrato e fornecerá um outro colaborador, de acordo com as suas necessidades e com a realidade do seu negócio.

O que diz a lei em relação à vigilância privada?

Conforme vimos, o serviço de vigilância privada é assegurado por lei. No entanto, existe a necessidade de assegurar alguns pontos preestabelecidos. Com o objetivo de atender às normas da já mencionada Lei Nº 7.102, existe a necessidade de que a empresa conte com vigilantes devidamente preparados com o intuito de realmente oferecer segurança para profissionais, clientes e a comunidade como um todo.

Além disso, reforçamos quais são os critérios para que um profissional se torne vigilante. Além daqueles já mencionados, existe a necessidade de o colaborador ser brasileiro e ter idade mínima de 21 anos. A formação de vigilante é necessária, bem como a sua aprovação para os exames de saúde física, mental e também psicotécnico.

Outro ponto importante é o fato de que a pessoa não pode contar com antecedentes criminais e deve estar quite com as obrigações militares e eleitorais. No artigo 19 da mesma lei, outros pontos precisam ser levados em consideração quanto à atuação do vigilante no dia a dia de trabalho. Entre eles, destacamos:

  • é preciso contar com um uniforme especial;
  • é permitido o porte de arma quando estiver em serviço;
  • há prisão especial por ato caso esteja em serviço;
  • há seguro de vida em grupo oferecido pela própria empresa empregadora.

Quanto ao armamento, é exigido que ele seja da própria empresa (e não do profissional). O Ministério da Justiça também fiscaliza e aprova uniformes e a quantidade de armas permitidas para a empresa, além de realizar o controle da munição e do armamento.

Como podemos perceber, são muitos os aspectos técnicos e burocráticos envolvidos para essa função, sendo esse mais um motivo para contratar uma empresa terceirizada, uma vez que existe a experiência adequada para cumprir com todos os requisitos.

Quais são os principais tipos de segurança privada?

Na sequência, selecionamos alguns dos principais tipos de segurança privada existentes. Veja!

Segurança pessoal

No caso da segurança pessoal, temos um tipo de segurança que reúne o conjunto de ações preventivas que têm como objetivo assegurar a integridade física, moral, mental e patrimonial de outro. Isso significa dizer que resguarda o contratante de qualquer sinistro que possa acontecer em sua rotina, desde assaltos até sequestros ou acidentes.

Trata-se de um serviço muito comum, especialmente se considerarmos pessoas públicas — sejam políticos, sejam famosos. Os profissionais de segurança pessoal também podem acompanhar familiares de parentes quando solicitados, de acordo com as necessidades de cada contratante.

Deve-se destacar que a base de formação do segurança pessoal é a mesma que de qualquer outro tipo de vigilância privada, uma vez que ele tem como principal intuito evitar todo tipo de situação que coloque o outro em risco. Também pode ser contratado para festas e eventos específicos, como costumamos ver com frequência.

Vigilância patrimonial

Como o próprio nome já diz, o vigilante patrimonial tem como objetivo resguardar o patrimônio do seu cliente. Nesse contexto, podem ser locais que armazenam produtos que apresentam muito valor ou ambientes onde há o armazenamento de quantias financeiras ou até mesmo bens de alto valor. Existe ainda a possibilidade de contratação para, por exemplo, fazer a guarda de uma coleção de carros em uma fazenda ou até mesmo para manter a integridade de um comércio com muitos aparatos valiosos, como no caso das joalherias.

Deve-se ressaltar, porém, que o trabalho de um vigilante patrimonial deve ser complementar ao uso da tecnologia. Caso o local tenha um alarme, rapidamente ele é acionado quando ocorre alguma tentativa de invasão — o que facilita o seu trabalho e permite até mesmo o acionamento das autoridades locais ou de mais colegas para impedir qualquer tipo de sinistro.

Escolta armada

Mais acima, chegamos a mencionar que, hoje em dia, infelizmente há um aumento significativo no roubo de cargas. Um levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, por exemplo, identificou que, no ano de 2021, esse crescimento foi de 1,7%. Pode parecer um número pequeno, mas se trata do primeiro aumento desde o ano de 2017. Além disso, o prejuízo financeiro é alto, chegando a R$ 1,27 bilhão.

Especialmente para cargas mais valiosas e que renderiam um alto prejuízo para a empresa caso acontecesse algum tipo de roubo ou demais sinistros, o uso de escolta armada tem sido muito contratado, especialmente pelas empresas de logística.

Nesse caso, a vigilância privada vai atuar para prevenir qualquer tipo de ação criminosa ao veículo, uma vez que, em grande parte das ocasiões, conta com um corpo técnico extremamente qualificado que vai realizar um plano de emergência elaborado com antecedência e levando em consideração a carga, a rota etc.

Transporte de valores

No caso do transporte de valores, podemos definir que existe um apoio entre a segurança patrimonial e a escolta armada. Suponhamos que uma loja de joias precisa fazer a transferência de mercadorias de uma filial para outra, que se encontra em outra cidade. Sendo assim, eles vão garantir que os produtos sejam transportados de um local para outro em segurança.

Esse tipo de vigilância privada também é muito comum para o transporte de dinheiro — sendo que, nesse caso, é muito comum que utilizem um veículo especial.

O que considerar ao contratar uma equipe de vigilância privada?

Ao longo do material, trouxemos muitos diferenciais de você contar com uma empresa de vigilância privada terceirizada, não é verdade? Além de contar com o apoio dessa empresa para as questões burocráticas e com a confiabilidade de que os profissionais envolvidos de fato podem exercer suas funções, uma empresa terceirizada contribui para que a sua equipe interna possa destinar seus esforços para outras atividades.

Contudo, você deve estar se perguntando: o que considerar ao contratar uma empresa como essa? Como saber que eu estou fechando negócio com uma empresa que é confiável e atende a todos os critérios do Ministério da Justiça e da legislação vigente?

A seguir, selecionamos algumas dicas para que você entenda de forma prática esse ponto. Acompanhe!

Faça benchmarking com outras empresas

A primeira dica que oferecemos é para que você faça benchmarking com outras empresas. Se existe uma gestão conhecida que já passou por esse processo de contratação, busque entender o que eles avaliaram ao entrar em contato com os diferentes fornecedores existentes, quais foram os prós e contras de cada um deles e como está o desempenho do atual contrato firmado.

Dessa forma, as chances de você contratar empresas que não têm experiência ou nem sequer são aprovadas para a atuação desse tipo de serviço reduzem consideravelmente. Nesse caso, você terá um parâmetro mais preciso para entender sobre a experiência daquele negócio em questão e como é o profissionalismo, a entrega, o suporte oferecido ao longo da parceria, entre outros pontos relevantes.

Entenda se a empresa cumpre com as obrigações trabalhistas

Vimos que um dos principais diferenciais de optar pela terceirização é o fato de a empresa contratada arcar com questões burocráticas que envolvem os profissionais, bem como ter o conhecimento de todas as determinações dos órgãos competentes.

Porém, existem empresas clandestinas no mercado que não se preocupam com essas questões. Por essa razão, é importante que você faça a conferência de que é um negócio idôneo de fato. É relevante, por exemplo, que o seu negócio faça a solicitação de comprovantes de que os direitos trabalhistas foram pagos, além de averiguar a Negativa de Débitos Trabalhistas daquele fornecedor (que é emitida pela Justiça do Trabalho).

Analise o portfólio de serviços daquela empresa

Como podemos perceber, são muitos os tipos de segurança privada para evitar riscos e sinistros nas mais diversas vertentes. Por essa razão, é fundamental fazer uma análise do portfólio de serviços oferecidos pelo fornecedor com que você está em contato. Além disso, não deixe de analisar se é um negócio que se preocupa com as tendências tecnológicas que facilitam o trabalho do vigilante, uma vez que alguns equipamentos atuam diretamente para fornecer ainda mais segurança para o cliente.

Analise se ela está de acordo com os aspectos legais

Lembra da lei que mencionamos? Mesmo sendo uma segurança terceirizada, é importante que a sua equipe esteja por dentro dos principais aspectos da Lei Nº 7.102/1983. Ao ter o conhecimento de todas as suas exigências, você também poderá analisar se o fornecedor cumpre com todos os requisitos, mesmo depois da contratação. Afinal, há um controle até dos uniformes dos vigilantes. Se tiver alguma coisa fora do padrão, é um sinal de que aquele negócio pode trazer problemas ou nem sequer oferecer a segurança necessária.

Outra sugestão que damos é a solicitação do Alvará de Autorização. Toda empresa que oferece profissionais de vigilância privada precisa ter esse documento publicado no Diário Oficial da União — e ele deve ser renovado todos os anos, sendo essa uma garantia de que o negócio cumpre com os aspectos legais.

Entenda se a empresa de vigilância privada oferece um plano de segurança

Mais acima, tivemos a oportunidade de explicar sobre a importância do plano de segurança para o início do trabalho. É por meio dele que a equipe vai analisar as necessidades da empresa, mapear quais são os possíveis riscos e traçar estratégias para que eles sejam evitados.

Nesse sentido, é essencial que essa seja uma etapa da contratação. Nesse plano de segurança, existem alguns aspectos que devem constar por escrito, como:

  • análise detalhada de todos os riscos que a empresa corre, independentemente da origem do sinistro;
  • explicação sobre toda a estrutura de segurança que será montada, exemplificando a quantidade de profissionais necessárias e como serão as atividades no dia a dia;
  • definição das responsabilidades de cada integrante do time;
  • plano de comunicação, de modo que toda a equipe esteja integrada e saiba quem acionar em caso de sinistro;
  • plano de abandono, especialmente em casos nos quais há a necessidade de colaboradores, clientes e demais pessoas abandonarem o prédio;
  • avaliação de resultados.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre vigilância privada? Como podemos perceber, esse tipo de trabalho é essencial para as empresas. Quando terceirizado, além de oferecer a segurança necessária para o seu negócio, traz ganhos para a economia de recursos e para a otimização de tempo dos seus colaboradores.

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