Gestão de pessoas na indústria: como otimizar esse processo?

Vivemos um paradoxo. Na era da informação e dos dados, valorizar os recursos humanos é essencial para o sucesso e para a sobrevivência de qualquer empresa. Em primeiro lugar, porque os dados sem uma interpretação adequada são apenas um amontoado de símbolos desconexos. Por outro lado, cada vez mais será considerada a personalização do atendimento e a compreensão das particularidades dos clientes e dos projetos.

A indústria 4.0 está inserida nesse contexto e cabe aos seus gestores entenderem que os talentos humanos serão sempre o ativo mais importante para o desenvolvimento de um negócio rentável e eficiente. Quer saber mais sobre gestão de pessoas na indústria, sua importância, especificações e como otimizar esse processo? Continue a leitura!

O que é gestão de pessoas?

O gerenciamento de pessoas em uma empresa abrange todos os aspectos de desenvolvimento humano ligados ao exercício de uma profissão. As instituições mais valiosas e bem avaliadas do mercado são as que invariavelmente investem no capital humano.

Atração

A primeira etapa de um gerenciamento eficiente é a atração. Ou seja, buscar e tornar o empreendimento tão atraente que a maioria dos profissionais acima da média vão querer participar dele. Atrair bons colaboradores exige investimento consistente em pontos cruciais e um dos principais é o bem-estar e a qualidade de vida.

Manutenção

Além de atraí-los, é preciso mantê-los. Isso é possível criando um ambiente de melhoria e desenvolvimento contínuo. Assim, as pessoas terão um propósito em longo prazo. Sem contar que muitos colaboradores avaliam esses quesitos no momento de permanecer ou não em uma organização.

Desenvolvimento

Profissionais de alto desempenho reconhecem mais que o retorno financeiro. Eles querem estar em franco crescimento na carreira para se sentirem motivados e engajados. Por isso, precisam perceber que o ambiente em que estão inseridos faz isso por eles. Enxergam em longo prazo vantagens que não seriam vistas considerando apenas o curto prazo.

Qual a importância da gestão de pessoas para a indústria?

Justamente por isso, o setor de recursos humanos é crucial para qualquer empresa. É ele quem vai desenvolver, aplicar e aprimorar políticas para que os funcionários se sintam prestigiados e, em contrapartida, encontrem as pessoas que têm o perfil desejado para o cargo.

O mercado atual é dinâmico e competitivo, então toda gestão feita com eficiência se torna um diferencial. É neste tipo de instituição que as pessoas desejam trabalhar: nas quais se sentem valorizados, incentivados a se desenvolverem pessoal e profissionalmente e entusiasmados para colocarem novas ideias em prática.

Na indústria não é diferente. Veja alguns benefícios do gerenciamento de pessoas nesse setor!

Garante eficiência dos processos

Uma grande vantagem de fomentar os recursos humanos está na garantia da eficiência dos processos. Isso indica que existe uma maior padronização, manutenção e analise do desempenho de cada pessoa que participa dos processos produtivos, em que a busca por uma maior eficiência é constante.

Aumenta a produtividade

Maior eficiência impacta diretamente o aumento da produtividade. Processos padronizados, colaboradores aptos a exercerem suas atividades com segurança e profissionalismo têm o rendimento maior do que aqueles que são negligenciados pela gestão de pessoas.

Capacita os profissionais

Um fator preponderante dos recursos humanos é a habilidade de capacitar e treinar os profissionais e deixá-los preparados para desenvolverem a função para a qual foram contratados. Até porque, por mais especializado que o profissional seja, existem algumas particularidades sobre a cultura e o dia a dia da empresa que só a gestão de pessoas pode incorporar ao novo membro da equipe.

Quais são as especificidades do setor?

Nos aspectos gerais a indústria funciona como os demais segmentos do mercado. No entanto, existem algumas particularidades as quais as empresas que estão inseridas nesse setor devem atentar. Conheça algumas delas!

Segurança

A primeira delas é a questão da segurança. Máquinas e ferramentas que precisam ser operadas da maneira correta ou ocasionam incidentes. Além disso, é fundamental o uso de equipamentos de segurança.

A gestão de pessoas tem como objetivo principal, nesses casos, deixar os colaboradores a par dos protocolos de segurança, fornecer os EPIs e monitorar se as rotinas de prevenção de acidentes estão sendo seguidas.

Integração

É importante que os responsáveis pelos recursos humanos implementem práticas de integração da organização. Afinal, existe, em muitos casos, um distanciamento entre o setor operacional e o estratégico. Essa aproximação faz com que as informações úteis e decisivas para o negócio circulem de maneira mais orgânica.

Capacitação

Como já citado, a capacitação é crucial para dar confiança na execução das tarefas pelos colaboradores. Na indústria, o treinamento é essencial para manter ou elevar o nível da produção e da qualidade. É possível, inclusive, diminuir a quantidade de retrabalho e desperdícios.

Como otimizar esse processo na indústria?

Agora que você já sabe o que é a gestão de pessoas e quais são seus impactos na indústria, é hora de aprender como otimizar esse processo de valorização do capital humano. Conheça algumas dicas relevantes!

Melhorar a comunicação

Tudo começa na comunicação. Uma empresa que deixa os canais de comunicação abertos para ter um diálogo claro e direto com seus colaboradores tem, sem dúvidas, uma grande vantagem competitiva. É preciso fazer as informações circularem da maneira correta pelos diversos setores.

Aumentar a motivação

A motivação é uma grande propulsora de produtividade e qualidade. Pessoas devidamente motivadas fazem muito mais do que são pagas para fazer, pelo simples fato de considerarem a empresa um lugar de amplo desenvolvimento. Elas ficam mais interessadas e são mais criativas quando engajadas em um objetivo maior.

Aprimorar o trabalho em equipe

No mundo industrial não existe trabalho individual. Tudo faz parte da cadeia produtiva e para ela funcionar como deve é preciso trabalho em equipe. Só assim o fluxo produtivo será consistente e aprimorado. Por isso, é interessante investir na agregação das equipes e na colaboração mútua e espontânea.

A gestão de pessoas é a principal responsável por alocar os recursos humanos nos seus devidos lugares e dispor deles da maneira que trará os melhores resultados para a organização. Por isso esse departamento é imprescindível para o bom andamento da indústria.

Quer saber mais sobre recursos humanos na indústria e se vale mais a pena contratar ou terceirizar? Leia o artigo que fizemos sobre o tema e saiba mais!

Compartilhe: