Higienização do escritório: por que devemos ficar atentos?

Manter a higienização do escritório é sempre uma necessidade, já que isso contribui para a saúde e bem-estar dos colaboradores e, ainda, garante um local agradável e propício ao trabalho. Além disso, hoje, com a pandemia da COVID-19, esse processo se tornou até mais importante, ganhando centralidade dentro das empresas.

Mas você sabe qual a melhor forma de fazer isso? Entende quais são os pontos de atenção durante a higienização do escritório e por que você deve estar atento a esse processo? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e veja mais sobre a limpeza dos ambientes e as melhores estratégias nesse aspecto!

Qual a importância da higienização do escritório?

Normalmente, os colaboradores passam a maior parte do dia dentro do escritório, realizando as atividades essenciais para o bom funcionamento da sua empresa. Então, mesmo não sendo um local ao qual o cliente tem acesso, a limpeza é fundamental para as atividades do negócio.

Isso porque um escritório sujo e desorganizado atrapalha a concentração dos colaboradores. Assim, ao invés de se fixarem no trabalho, acabam se dispersando com algum mau cheiro, poeira em cima dos objetos e, até mesmo, perdendo tempo procurando materiais necessários para realizar as suas atividades.

Além disso, a sujeira traz uma série de problemas para a equipe, já que muitos podem sofrer com alergias e/ou desenvolver problemas respiratórios no ambiente de trabalho. Ainda, a falta de higienização do ambiente também aumenta as chances de proliferação de vírus e bactérias então, em tempos de COVID-19, essa deve ser uma grande preocupação para a sua empresa e equipe.

Quais são os benefícios de um ambiente limpo e higienizado?

Existem vários benefícios em manter o escritório limpo e higienizado. Entre eles estão:

  • prevenção de doenças;
  • proteção da saúde e bem-estar dos colaboradores;
  • impactos positivos na produtividade e motivação do time;
  • satisfação da equipe com a empresa;
  • boa impressão para as pessoas que circulam no local;
  • proteção contra a disseminação da COVID-19.

Como manter a limpeza do seu escritório?

Diante da importância e dos benefícios da higienização do escritório, vale ressaltar quais são as principais práticas para manter o ambiente limpo e agradável para os colaboradores. Descubra agora as melhores estratégias nesse aspecto!

Crie um roteiro de limpeza

Crie um roteiro com todos os procedimentos de limpeza e higienização que devem ser realizados periodicamente no escritório. Ele deve servir para guiar a equipe sobre quais são as áreas que precisam ser limpas, a melhor forma de se fazer isso e a periodicidade de repetição de cada um dos processos.

Escolha os produtos adequados

Os produtos de limpeza podem ser um diferencial na hora de garantir a higienização do escritório. Dessa forma, é importante que você identifique quais são os melhores para cada um dos processos e materiais a serem limpos. Isso garante higienização correta do local, sem comprometer os equipamentos e móveis da sua empresa.

Atente-se ao uso de EPIs

A sua equipe de limpeza deve ter acesso a equipamentos de segurança que evitam a contaminação dos colaboradores durante a higienização do ambiente. Portanto, lembre-se de consultar quais são os EPIs indicados para cada um dos processo e adquira-os para o seu time. Quando se fala em EPIs, é importante também ficar atento à qualidade do material e validade.

Tenha cuidado com aparelhos eletrônicos

Geralmente, os escritórios contam com uma série de aparelhos eletrônicos, como computadores, notebooks, impressoras, telefones, entre outros. Eles são bastante delicados e exigem cuidado especial na hora da limpeza. Mas não podem ficar de fora dos procedimentos, uma vez que são pontos de alta contaminação.

Isso porque, um telefone, por exemplo, é um equipamento utilizado por toda a equipe e que entra em contato direto com boca e rosto do colaborador. Dessa forma, pode ser um vetor de microrganismos, como é o caso do coronavírus. Portanto, garanta a limpeza adequada desses itens.

Lembre-se do ar-condicionado

O ar-condicionado também é um aparelho de alta contaminação. Afinal, ele recolhe o ar do escritório, resfria-o e direciona-o novamente para a sala. Caso o filtro esteja sujo, ele não é capaz de eliminar os microrganismos presentes e faz com que eles continuem circulando no ambiente. Então, na hora da limpeza, não se esqueça de verificar esse equipamento.

Por que terceirizar o serviço de limpeza?

Percebe como a higienização adequada do escritório é importante, mas, ao mesmo tempo, pode ser muito complexa? Afinal, é necessário realizar uma série de procedimentos para garantir que tudo esteja sempre limpo, de forma a manter a saúde dos colaboradores em dia.

Portanto, nesse aspecto, contar com uma empresa especializada pode ser a solução que você precisa para garantir uma limpeza e higienização de qualidade. Afinal, essas empresas têm experiência nesses procedimentos e contam com funcionários capacitados para a realização das atividades.

Além disso, terceirizar o serviço de limpeza ainda traz vantagens adicionais para a sua empresa. Isso porque, desse modo, você consegue reduzir os custos da folha de pagamento, uma vez que não precisa contratar e arcar com despesas trabalhistas de colaboradores. Ainda, no caso da ausência de um profissional, a empresa especializada tem outros funcionários que podem assumir, garantindo que o seu escritório não ficará sem a limpeza adequada.

Como escolher uma empresa especializada para a higienização do escritório?

Na hora de optar por uma empresa especializada em higienização e limpeza, é necessário considerar alguns elementos para garantir a qualidade do serviço prestado. Em primeiro lugar, verifique a reputação da terceirizada, contratando uma que tenha boas avaliações de organizações que já são clientes há muito tempo.

Outro elemento que você deve analisar é a tradição da empresa, sendo preferível contratar uma que já tenha anos de atuação na área. Por fim, uma empresa com certificações de qualidade também pode garantir que o processo de limpeza e higienização da sua organização será feito da melhor forma possível.

Como você pode perceber, é essencial que se preocupar com a limpeza e higienização do escritório, principalmente em meio à pandemia de COVID-19. Ainda, contratar uma empresa especializada pode ser uma forma de garantir a qualidade desse processo, o que gera comodidade e segurança para o seu negócio e para os seus colaboradores.

Então, entre em contato agora mesmo com a Verzani & Sandrini e conheça as soluções que temos para oferecer para a sua empresa!

Compartilhe: