Jardinagem corporativa: 6 cuidados essenciais para a sua empresa

A jardinagem corporativa não é apenas para melhorar a decoração e aparência da empresa, mas também para proporcionar bem-estar e tranquilidade, além de um contato diário com a natureza, que só faz bem.

Além de mudar o astral, o paisagismo promove ambientes mais aconchegantes e agradáveis, contribuindo para a qualidade do ar e alívio térmico. Também torna o local mais admirado por clientes.

Com tantos benefícios, é importante saber sobre os cuidados com o jardim para mantê-lo sempre bonito e saudável. Pensando nisso, saiba neste post sobre a importância e os cuidados essenciais para a jardinagem corporativa. Continue a leitura e fique por dentro!

A importância de manter o jardim da empresa bem cuidado

O jardim é um ponto de admiração que atrai a atenção de todos que passam. Por isso, pode ser considerado o cartão de visitas de uma empresa — um local que reflete muito sobre a identidade, a dedicação e o respeito do empreendimento com a natureza.

Cultivar um jardim é fundamental para proporcionar qualidade de vida aos funcionários. As plantas trazem ao ambiente mais beleza, harmonia, tranquilidade e relaxamento, o que é um alívio para a rotina, muitas vezes extenuante, do meio empresarial.

Os benefícios da jardinagem corporativa vão bem além do paisagismo — pesquisas afirmam que as plantas e flores têm capacidade de estimular e favorecer a sensação de tranquilidade, reduzindo os níveis de estresse dos colaboradores.

No meio empresarial é relevante ter o jardim como um espaço de convivência agradável para clientes e funcionários. Sem dúvida é uma estratégia que contribui para a imagem da empresa, deixa o ar mais puro, fornece sombras para amenizar o calor e contribui para uma sensação de paz.

Esses são alguns motivos para que a empresa se preocupe com a jardinagem — os cuidados e as manutenções constantes permitem que o jardim esteja sempre atraente e agradável, para oferecer conforto às pessoas que circulam pelas dependências.

6 cuidados que você deve tomar na jardinagem corporativa

Cuidados são essenciais para conservar as espécies que decoram os ambientes e são indispensáveis para a saúde e qualidade de vida. As plantas contribuem de forma positiva nossas vidas.

São esses cuidados que vão garantir a preservação do jardim em qualquer estação do ano, sem contar que farão valer todo o investimento em paisagismo. É um aspecto essencial para obter êxito e uma bela paisagem.

Como não é uma tarefa simples, trouxemos 6 cuidados que devem ser tomados na jardinagem corporativa para ter sucesso, manter a saúde das plantas e um ambiente agradável e acolhedor. Tome nota!

1. Corte a grama com frequência

A vegetação gramínea tem um papel importantíssimo na jardinagem. São as gramas que cobrem e aumentam a qualidade do solo, evitam atividades erosivas e contribuem muito para a beleza do jardim.

Ela deve ter atenção frequente — quando a grama está muito grande dá a impressão de um ambiente sujo e malcuidado. Entretanto, não é aconselhável cortar a grama de forma excessiva, pois pode comprometer sua qualidade e desenvolvimento.

Cuidar da grama não consiste em apenas podá-la, mas adubar e irrigar diariamente — pela manhã ou no fim da tarde — para que ela esteja sempre nutrida, hidratada e com uma cor vívida.

2. Garanta uma boa iluminação

A iluminação é fundamental, pois, mesmo que algumas espécies consigam sobreviver em lugares sombrios e de pouca luz, a iluminação natural no jardim auxilia o desenvolvimento de determinados tipos de plantas.

Invista também em uma iluminação artificial para deixar o jardim bonito e reluzente. Durante a noite, o destaque ficará por conta de uma paisagem que transmite os cuidados que a empresa tem com a sua imagem.

3. Pode as árvores

Algumas espécies crescem mais que as outras e causam certa competição por luz solar e nutrientes. Por isso, é importantíssimo podar as árvores, até mesmo para ordenar o crescimento e manter a aparência bonita.

Se uma árvore cresce aceleradamente, sem a aplicação de técnicas de poda, poderá sobressair e abafar as demais, comprometendo a saúde do jardim. Então, realize podas periódicas com técnicas adequadas para proporcionar o crescimento saudável e equilibrado das espécies.

4. Mantenha as plantas em bom estado

Manter as plantas em bom estado é a chave para um belo jardim. Essa tarefa consiste em conhecer bem as espécies plantadas e aplicar corretas técnicas de irrigação, poda e espaçamento adequado entre elas.

Algumas práticas como retirar o excesso de folhas secas, galhos e irrigar as folhas para limpá-las são essenciais para manter o aspecto de limpeza e organização do espaço.

Leve em consideração as características de cada espécie — algumas precisam mais de água, outras são mais sensíveis ao sol, enquanto outras sobrevivem bem à sombra. Saber esses detalhes faz toda a diferença no resultado.

5. Crie uma rotina de manutenção

A manutenção da jardinagem corporativa deve ser constante por se tratar de um ambiente que chama a atenção de todos. Se a manutenção estiver correta e atualizada transmitirá uma imagem de limpeza, organização e zelo.

A manutenção rege a qualidade, o aspecto saudável do jardim e a durabilidade das plantas. Por isso, crie uma rotina de manutenção sistemática para evitar contratempos e a perda de plantas por falta de cuidados.

6. Avalie a contratação de uma empresa especializada

A manutenção de um jardim não é uma tarefa simples e demanda muita atenção, dedicação e conhecimento. É importante manter a qualidade do jardim para justificar os investimentos realizados e contar com os diversos benefícios que ele pode oferecer para a imagem da empresa, perante clientes e funcionários.

Várias empresas, estabelecimentos comerciais e até condomínios investem em serviços terceirizados para cuidar da jardinagem corporativa, buscando mão de obra qualificada que conheça as técnicas de cuidados com o solo, com as plantas e com o ambiente.

Equipes especializadas são preparadas para cuidar do jardim com maior eficiência, observando o surgimento de novas técnicas para cultivo e remoção de pragas, adubação correta de acordo com a necessidade individual de cada espécie, técnicas corretas para poda de árvores e cerca viva. Além disso, o investimento na contratação de uma empresa com equipe de profissionais capacitados para a manutenção é inferior ao que se desembolsa para recompor a perda de espécies e refazer o paisagismo.

Quer saber mais sobre o assunto e ter informações exclusivas? Não deixe de ler sobre a terceirização de serviços para saber sobre as principais atividades que podem e devem ser prestadas por terceiros!

Compartilhe: