Limpeza de fachada: tudo o que você precisa saber sobre o tema

“A primeira impressão é a que fica”. Esse clichê pode soar um tanto quanto radical, mas não quando se trata da boa primeira imagem que uma empresa quer deixar nos seus clientes, fornecedores, investidores e parceiros comerciais.

A fachada de um prédio comercial ou residencial deve estar sempre limpa, organizada e em boas condições. No entanto, esse tipo de serviço não pode ser executado por qualquer um, muito menos por qualquer terceirizada. É preciso que haja experiência e mão de obra qualificada.

Por isso, nós do Grupo Verzani & Sandrini preparamos, para você, um guia completo sobre limpeza de fachada. Nele você vai entender a importância e os benefícios desse serviço e alguns cuidados relevantes que devem ser tomados. Ficou interessado? Continue a leitura!

A importância de uma fachada apresentável

A fachada é como uma carta de apresentação física do seu negócio. É olhando-a que os seus clientes, sócios, fornecedores e, inclusive, colaboradores formarão a primeira ideia sobre o lugar. Sua marca até mesmo terá mais credibilidade na hora das negociações.

Não é diferente com prédios residenciais, já que os moradores e visitantes sempre ficarão mais impactados, satisfeitos e orgulhosos com fachadas bem construídas e zelosamente mantidas. No entanto, uma arquitetura inovadora e diferenciada pode ser obscurecida pela falta de cuidado e manutenção.

Muitos prédios acabam necessitando de reformas e manutenções mais dispendiosas devido aos danos causados pela falta de cuidado periódico. Algumas empresas que pretendem economizar negligenciam esse fator e acabam pagando caro no futuro.

A limpeza de fachada e a conservação do ambiente interno e externo faz parte do processo de higienização de qualquer tipo de construção. As empresas e condomínios se preocupam muito com a higiene interna e, às vezes, esquecem-se da externa. Assim, elas não consideram o meio exterior em que estão inseridas e que, antes de entrar no local, as pessoas olham a sua fachada.

Nesse sentido, a higienização e conservação de fachadas necessita de pessoas tecnicamente capacitadas e de uma terceirizada que conheça exatamente os procedimentos, os materiais e os produtos necessários para um serviço de alto padrão.

Afinal, envolve riscos para aqueles que trabalham diretamente na execução e para a empresa que os está contratando, uma vez que são eles que vão cuidar efetivamente dessa primeira impressão.

É importante manter a fachada sempre apresentável para que as pessoas em geral associem aquela imagem externa ao que acontece dentro da empresa. Bons negócios, produtividade, competência e lucratividade.

Portanto, uma fachada apresentável garante uma boa imagem e a criação de uma ideia de credibilidade, organização, limpeza e um clima organizacional mais ameno, saudável e sustentável. Mais que isso, sendo limpa e bem cuidada, a área também passa uma imagem de segurança e imponência.

5 motivos para investir na limpeza de fachadas

A limpeza de fachadas, como já citamos, não é um trabalho fácil que possa ser executado por qualquer um. Por isso, requer investimento. Contudo, traz inúmeros benefícios para aqueles que decidem investir nesse tipo de serviço.

Os cuidados com a área externa de uma construção têm como vantagem a prevenção de riscos, a redução de prejuízos, a valorização do imóvel e a melhoria no ambiente de trabalho. Conheça agora, com mais detalhes os 5 motivos para apostar na limpeza de fachadas!

1. Prevenção de riscos

É importante ressaltar que uma terceirizada especializada em limpeza, geralmente, também é responsável pela sua conservação e manutenção. Com isso, previne-se riscos, como: deslocamentos de revestimentos, vidros e espelhos. Quando esse tipo de incidente acontece, pode causar danos às pessoas que frequentam ou passam pelo local.

Imagine ser responsável por um acidente com pedestre, pois simplesmente um revestimento se descolou e o atingiu? É para impedir fatos como esse que existe a limpeza e conservação de fachada.

2. Redução de prejuízos

Com a limpeza e a manutenção feitas com a frequência e da maneira correta, a fachada fica conservada por muito mais tempo. Isso reduz prejuízos referentes a reformas ou manutenção de última hora.

Outro dano que pode ser evitado é referente à imagem propriamente dita da empresa ou condomínio, que terá sempre mais confiabilidade se for vista como higiênica e organizada.

3. Valorização da construção

Outra grande vantagem da limpeza e manutenção da fachada é a valorização da construção. Muitos prédios construídos em outras décadas ou por arquitetos importantes perdem seu valor por não serem bem conservados. Ainda acabam por prejudicar todo o contexto visual de um lugar devido à falta de higiene.

Vidros e espelhos limpos, mármores e tijolos polidos e repostos são fatores que impactam na imagem da fachada. Lembre-se que uma área externa apresentável indica um lugar que as pessoas querem estar ou desejam visitar.

4. Melhoria no clima organizacional

Nas empresas, valorizar a limpeza, a conservação e a organização não só das fachadas, mas do ambiente como um todo, melhora o clima no ambiente de trabalho. Além de deixá-lo mais produtivo e criativo. Afinal, quem não gosta de estar em um lugar bem cuidado e bonito, não é verdade?!

5. Agrega valor a marca

Com a popularização da internet e das imagens, as fachadas podem correr o mundo todo em um clique. Por isso, um ambiente bem cuidado e mantido em bom estado de conservação agrega valor para a sua marca.

Muito além do fator tecnologia, existe o impacto da primeira impressão, como já afirmamos. Assim, ela consegue passar mais confiança e as negociações fluem com mais naturalidade.

Como é feita a limpeza de uma fachada?

A limpeza e a manutenção de uma fachada envolvem um trabalho complexo que precisa ser pensado nos mínimos detalhes. Muitas atingem alturas consideráveis e são feitas de vidros ou espelhos, materiais que precisam de produtos específicos para serem higienizados. Veja, a seguir, alguns detalhes dessa tarefa.

Planejamento

O primeiro passo para fazer uma limpeza de fachada impecável e segura é o planejamento. Nessa fase, os responsáveis vão considerar os aspectos mais importantes, como: altura, tipo de material a ser utilizado, forma de acesso — andaime ou rapel, quantidade de pessoas necessárias, equipamentos de segurança, melhor horário para execução do serviço etc.

Organização

Na próxima fase, chegou o momento de começar a tirar o planejamento do papel e dar forma ao trabalho. Separar os materiais, os equipamentos de segurança, convocar e passar as instruções para a equipe. Além disso, é necessário programar previamente a data e a hora da manutenção e informar a empresa.

Execução

Na execução, o serviço será efetivamente realizado. É nesse momento que se avalia se o planejamento e a organização foram feitos adequadamente. Quando isso acontece, não existem imprevistos, pois o trabalho é executado com segurança e rapidez, além de ser usada a técnica adequada para o revestimento em questão. O resultado é uma fachada totalmente higienizada e absolutamente apresentável.

Com que frequência ela deve ser limpa?

Seria muita imprudência da nossa parte estabelecer uma periodicidade sem avaliar a fachada em si, pois cada uma está inserida em um ambiente, mais ou menos poluído, tem um revestimento específico e foi limpada em determinada data.

Portanto, não existe uma frequência especifica e pré-estabelecida para que seja feita uma limpeza de fachada. O que se recomenda é uma avaliação criteriosa de alguns aspectos. São eles:

  • ambiente em que a fachada está inserida: se for muito poluído, a frequência deve ser menor para evitar o acúmulo de muita sujeira;
  • tipo de revestimento usado na fachada: os vidros e espelhos, por exemplo, precisam de manutenção com mais regularidade;
  • data da última limpeza: se ocorreu há uma prazo longo, é importante que se faça uma limpeza em caráter emergencial.

9 cuidados indispensáveis

Ao fazer a limpeza e a manutenção das fachadas, existem cuidados importantes que devem ser tomados, tanto para preservá-las quanto para manter a equipe que executará o serviço em segurança. A higienização, manutenção e conservação de fachadas de edifícios e construções diversas exigem cuidados específicos para que sejam feitas.

Observar o tipo e a qualidade do revestimento, o grau de sujeira, os produtos e equipamentos de limpeza necessários, a altura, temperatura e periodicidade são ações extremamente importantes e que devem estar presente desde o planejamento até a execução. São detalhes importantes que devem ser considerados. Veja!

1. Tipo de revestimento

O tipo de revestimento é o que determina como a limpeza será feita. Se o revestimento for vidro, espelho, tijolo, mármore, para cada um desses modelos existe um produto e uma técnica de limpeza diferente. É isso mesmo, é preciso ter técnica para efetuar essas higienizações, pois elas são muito específicas.

2. Grau de sujeira

O grau de sujeira também é imprescindível no momento do planejamento, para definir se o produto utilizado deve agir de maneira mais profunda ou pode ser outra que age de maneira mais sutil sobre o material a ser limpo. A quantidade de sujeira também vai apontar o tempo gasto para que a limpeza seja feita.

3. Produtos de limpeza

Conhecidos o tipo de revestimento e o grau de sujeira, é preciso escolher os produtos adequados para fazer a limpeza sem que a construção e a estrutura sejam danificadas ou prejudicadas. Para cada uma dessas categorias existe também um material de limpeza específico capaz de higienizar sem comprometer a construção.

4. Equipamentos

Os equipamentos de proteção individual ou EPIs, como também são conhecidos, mostram-se indispensáveis na execução dos serviços de limpeza e conservação. Luvas, capacetes, cintos de segurança para altura, máscaras, além das ferramentas usadas para executar a limpeza, como: escadas, mangueiras de alta pressão, mopis e vários outros.

5. Altura da fachada

Fachadas muito altas precisam de uma técnica chamada de alpinismo industrial, em que o profissional fica preso por cabos e cordas para realizar a limpeza. É recomendada para fachadas com mais de 40 metros de alturas.

6. Temperatura

A temperatura também impacta na qualidade da limpeza e é um cuidado que deve ser tomado. Dependendo da hora do dia ou da estação do ano, os revestimentos podem sofrer dilatação ou absorver com mais rapidez os produtos de limpeza. É interessante que tudo isso seja levado em conta no planejamento.

7. Periodicidade

A periodicidade diz respeito à frequência com que a fachada é higienizada. Como indicamos anteriormente, vidros e espelhos carecem de limpezas mais regulares, o recomendável é de 3 em 3 meses. Os demais podem levar um prazo de 2 a 5 anos para serem limpos novamente.

8. Segurança

O fator segurança é um dos primordiais para que a limpeza seja feita. Um equipamento mal instalado ou utilizado de maneira inadequada pode provocar acidentes gravíssimos. Por isso, é preciso seguir à risca as regulamentações dos órgãos responsáveis.

Além dos cuidados que devem ser tomados pela equipe responsável pela higienização, existe uma preocupação com a segurança dos pedestres e frequentadores do lugar. Afinal, o objetivo é fazer as pessoas admirarem o local e não o contrário.

9. Regulamentação

Devido às grandes alturas enfrentadas para a realização da higiene de algumas fachadas, exige-se o acesso por corda, o que também é chamado de rapel industrial. Um profissional que deseja exercer esse tipo de função precisará ser certificado por órgão autorizado que ateste a sua competência para lidar com os riscos da função.

A norma regulamentadora 35 vinculada à ABNT 15.475 sobre acesso por corda, qualificação e certificação de pessoas aprovada pelo Ministério do Trabalho é a que regula tais autorizações e certificações.

Saiba por que contar com uma empresa especializada

Por ser um trabalho que demanda uma mão de obra específica, treinada e capacitada, a maioria das empresas e dos condomínios preferem terceirizá-lo. É uma forma de garantir qualidade, sem ter maiores preocupações.

No entanto, ao escolher uma terceirizada, é importante ter critérios e fazer uma avaliação rigorosa. Se não, uma alternativa que deveria se tornar uma solução acaba se tornando mais um problema.

A empresa especializada já tem as técnicas de planejamento e execução de limpeza e conservação bem desenvolvidas e treinadas. Afinal, a equipe de profissionais passa por um rigoroso processo seletivo e por capacitação constante. Outra vantagem da empresa terceirizada é que sabe quais são os melhores produtos para cada modelo de revestimento.

Uma especializada também já conhece as regulamentações que devem ser seguidas e como devem ser atendidas. Para desenvolver todo esse trabalho sem terceirizá-lo, uma empresa teria que conhecer todos esses processos, contratar os colaboradores, entender as normas e ainda assim não teria a experiência de mercado de uma terceirizada.

A terceirização é uma forma de deixar a empresa focada no seu objetivo principal, seja ele inovação ou crescimento, sem negligenciar os serviços indiretos ou que não tenham um impacto tão grande sobre o foco inicial do negócio. Assim, ela não aloca recursos desnecessários em processos que não trazem retorno ou lucratividade.

O que levar em consideração ao escolher uma empresa

Ao escolher uma empresa especializada em limpeza de fachadas, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes. São aspectos que garantem segurança e credibilidade de que ela é capaz de realizar o trabalho de maneira eficiente e segura. Saiba agora o que considerar ao optar por uma terceirizada.

Referências do mercado

O primeiro aspecto a ser avaliado é a referência do mercado. Saber há quanto tempo a terceirizada atua no segmento em questão, quais são seus principais clientes e o que eles falam a respeito dela. Como ela se porta diante de mercado em questões importantes, como: sustentabilidade, humanização e capacitação dos colaboradores.

Verifique também se ela segue as regras de segurança e fiscaliza o uso obrigatório dos equipamentos individuais e coletivos. Saiba quais são os padrões de qualidade seguidos por ela e busque notícias a respeito da empresa.

Mão de obra qualificada

Limpeza de fachada, é importante reafirmar, mostra-se como um trabalho que requer muita técnica e treinamento. A mão de obra qualificada é indispensável para que o desempenho seja o mais eficiente possível. Portanto, veja se a terceirizada valoriza e capacita seus colaboradores e se faz isso com frequência.

A Verzani, por exemplo, tem como um dos seus pilares o desenvolvimento humano. Com isso, capacita sua equipe continuamente e traz para o uso cotidiano ferramentas inovadoras e tecnológicas que agregam valor aos serviços prestados. Além disso, é uma referência no mercado quando a assunto é terceirização de limpeza, manutenção e conservação.

Análise SLA

SLA é uma sigla em inglês para Service Level Agreement. Traduzindo de maneira simples, quer dizer as especificações contidas no contrato de terceirização. Nesse documento devem constar as definições do serviço a ser prestado, o tempo de execução, como a terceirizada gerenciará os problemas, as garantias e as medidas emergências.

Deve estabelecer ainda os relatórios de monitoramento e até as condições de cancelamento do contrato. É importante ler com atenção, para não ter problemas futuros e se resguardar de possíveis desacordos.

Uma empresa terceirizada pode ser contratada para executar serviços isolados como a limpeza da fachada. No entanto, ainda é possível contratá-la para fazer serviços múltiplos e periódicos. Por exemplo, ser responsável pela higienização da fachada e do ambiente interno.

Custos do serviço

É preciso ficar acordado também os valores cobrados pelos serviços, se eles incluem os preços dos produtos e materiais usados ou se estes ficarão a cargo do contratante. Aqui vale uma ressalva: não contrate uma empresa só pelo valor dos serviços. No fim, o barato pode sair caro. Avalie os outros aspectos que citamos acima e contrate sempre visando o melhor custo-benefício.

Por ser um trabalho muito técnico, ele vai precisar que a mão de obra seja qualificada e isso trará custos. Contudo, é melhor investir em uma terceirizada que cobre um pouco mais, mas entregue um serviço de qualidade, do que contratar uma que tenha serviços mais baratos, mas que não tenha tanta credibilidade no mercado.

Saiba como a Verzani pode te ajudar

A Verzani atua há 52 anos no mercado, terceirizando demandas essenciais para o funcionamento de uma empresa, como a higienização, conservação ou manutenção de shoppings centers, indústrias, aeroportos, condomínios comerciais, entre outros.

A empresa aposta sistematicamente no treinamento de sua equipe, na capacitação contínua e na valorização da mão de obra qualificada, sendo uma referência no mercado nacional. Foi agraciada, por quatro anos consecutivos, com o prêmio Top of Mind Estadão de RH — conhecido com o Oscar do RH no Brasil.

No que se refere à higienização, a Verzani é especializada em limpezas técnicas, como a higienização de fachadas, hospitais e indústrias no geral. Ou seja, ambientes que precisam de processos, equipamentos e produtos próprios para que a higiene seja efetuada com sucesso. Ainda executa manutenção preventiva, preditiva e corretiva.

Ela segue todas as recomendações e regulamentações da vigilância sanitária e mantém sempre um elevado padrão de qualidade. Oferece ainda os serviços de jardinagem e paisagismo de áreas internas e externas. É assessorada, inclusive, por engenheiros agrônomos para combater pragas e doenças que atingem as áreas verdes.

No Brasil, a procura por serviços terceirizados tem aumentado, principalmente depois da chamada Lei da Terceirização. Isso porque as empresas querem focar no objetivo principal do negócio em inová-lo e fazê-lo crescer. Por isso, tem deixado para as terceirizadas especializadas os serviços que consideram indiretos ou secundários.

A tendência é que essa procura aumente cada vez mais. A higienização, limpeza e conservação está entre os serviços terceirizados mais procurados, porque são consideradas áreas importantes dentro de um negócio, mas que devem ser executadas por especialistas.

As empresas não querem alocar colaboradores nessas áreas, nem gastar tempo para treiná-los enquanto poderia estar investimento em inovação e tecnologia. Nesse contexto, a limpeza e manutenção de fachadas é responsável pode deixar a marca bem vista aos olhos de quem vê de fora.

Outra função da limpeza de fachada é garantir a credibilidade e a segurança da empresa para visitantes, sócios, parceiros comerciais e colaboradores. Para fazer isso de uma forma eficiente, a saída encontrada tem sido a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Afinal, é mais seguro, prático e eficaz.

Quer saber mais sobre terceirização de limpeza de fachada ou outros serviços oferecidos pela Verzani? Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Compartilhe: