Limpeza no ambiente de trabalho: como otimizá-la?

Contar com um ambiente limpo e organizado é essencial para que os colaboradores sejam capazes de realizar as suas atividades diárias com tranquilidade, bem-estar e, inclusive, segurança. Isso se torna ainda mais importante em épocas nas quais há um maior índice de propagação de doenças, como em momentos de pandemia ou na temporada de gripe.

Porém, é preciso garantir a eficácia e eficiência da higienização do ambiente sem perder de vista os custos desse processo. Ou seja, otimizar a limpeza no ambiente de trabalho é essencial para manter o local higienizado e, ao mesmo tempo, evitar grandes gastos e desgastes para o negócio.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra mais sobre esse assunto!

A importância da limpeza no ambiente de trabalho

A limpeza no ambiente de trabalho se refere ao processo de remoção de sujeiras e microrganismos presentes no local. Isso é extremamente importante, principalmente em empresas e áreas nas quais há maior circulação de pessoas e alto contato.

Em primeiro lugar, isso é importante porque garante a saúde e integridade física dos colaboradores e clientes. Afinal, a grande movimentação de pessoas abre espaço para a circulação de vírus e bactérias que podem ser transmitidos de indivíduo para indivíduo e, com isso, aumentar a incidência de doenças dos mais diversos tipos, desde as mais simples até aquelas mais graves.

Porém, os benefícios de um ambiente limpo vão além da proteção à saúde. Quando você investe nesse processo, o ambiente fica mais agradável e até mesmo mais bonito, passando uma boa impressão para os funcionários, clientes e fornecedores que transitam pelo local e melhorando a reputação da sua marca.

Por fim, a limpeza ainda é capaz de garantir condições adequadas de trabalho aos seus colaboradores, influenciando positivamente na satisfação do time com a empresa e, até mesmo, nos índices de bem-estar e produtividade.

O que significa otimizar a limpeza

Se, por um lado, a limpeza e higienização do ambiente de trabalho é essencial, por outro ela pode gerar grandes custos para a empresa. É aí que entra a otimização como sua aliada!

Otimizar significa tirar o melhor proveito possível de determinado processo. Para isso, é necessário criar condições favoráveis para que, nesse caso, a limpeza seja realizada de forma eficiente, mas sem o desperdício de recursos, mão de obra e tempo de trabalho.

Em um momento de crise, como é o caso da pandemia de coronavírus, otimizar se torna ainda mais importante, já que a limpeza se torna central, juntamente com outros processos estratégicos para a empresa. Para evitar o contágio e permitir que os colaboradores continuem trabalhando, é essencial que você invista em uma boa higienização do ambiente.

Mas isso deve ser feito sem desperdiçar recursos. Afinal, quando há uma redução do poder aquisitivo da população, é necessário também reduzir os custos da empresa, de forma que o negócio seja capaz de continuar suas atividades sem prejuízos e riscos.

Segundo Maria Helena Peraccini, Technical Solutions Designer do segmento Saúde do Grupo Verzani & Sandrini,

“Devemos, de forma consensual e racional e sem causar transtornos, otimizar os processos, levando a consciência de que sujar menos e priorizar a limpeza de ambientes e superfícies de alto contato pode ser uma alternativa para enfrentarmos este momento. Isso inclui banheiros, recepções e suas superfícies, além de locais de call center, por exemplo, com muitos funcionários.”

Como otimizar a limpeza no ambiente de trabalho

Agora que você já sabe a importância de realizar uma limpeza adequada do ambiente de trabalho e por que é essencial otimizar esse processo, continue a leitura e descubra as nossas dicas de ouro para colocar tudo em prática agora mesmo!

Utilize produtos adequados e de qualidade

Não adianta investir em uma limpeza adequada se os produtos utilizados não forem capazes de eliminar a sujeira e os microrganismos, não é mesmo?

Portanto, a recomendação aqui é que, independentemente do ambiente, sejam escolhidos produtos que garantam a limpeza e desinfecção. Dessa forma, você tranquiliza os usuários/clientes e, mais do que isso, garante o bem-estar e conforto da sua equipe.

Planeje os processos

É importante que você planeje todas as atividades de limpeza da sua empresa. Portanto, crie um cronograma de limpeza, inserindo os procedimentos que devem ser realizados, a periodicidade e as instruções para que eles sejam feitos da melhor forma possível.

Planeje também as escalas de trabalho de forma que o ambiente esteja sempre limpo e higienizado, de acordo com as necessidades e especificidades da sua empresa.

Cuide das pessoas

Em primeiro lugar, é importante que os colaboradores estejam capacitados para realizar as atividades de limpeza. Nesse momento, treinamentos online e EAD podem ser a melhor solução.

Porém, além de capacitações e instruções, é preciso cuidar da equipe, protegendo-a dos microrganismos com os quais ela está lidando. Isso é possível por meio do fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados e reforço das técnicas que precisam ser utilizadas para que os colaboradores não se contaminem.

Conte com uma consultoria

Contratar uma empresa especializada em limpeza de ambientes de trabalho é uma ótima forma de otimizar esse processo, já que ela conta com funcionários capacitados e fornece os equipamentos necessários e materiais de limpeza adequados para a realização das atividades.

Ainda é possível reduzir custos com a terceirização do serviço de limpeza, uma vez que você não será o responsável pela contratação e pelo treinamento da mão de obra, que será fornecida pela consultoria.

Por que contar com o Grupo Verzani & Sandrini

O Grupo Verzani & Sandrini está no mercado há mais de 50 anos, oferecendo serviços terceirizados de limpeza em ambientes de trabalho com qualidade e eficiência. Além da tradição, essa consultoria ainda oferece inovação e tecnologia para quem quer um serviço de excelência.

Os colaboradores são capacitados para a realização das atividades de limpeza e possuem todos os EPIs necessários, de acordo com a legislação. Eles ainda utilizam produtos adequados e recomendados pela ANVISA para garantir eficiência e eficácia na limpeza da sua empresa.

Dessa forma, o Grupo Verzani & Sandrini pode ser o seu maior aliado para otimizar a limpeza e a higienização do seu ambiente de trabalho.

Como você pôde perceber neste artigo, a limpeza do ambiente de trabalho é essencial em todos os momentos. Porém, diante de uma crise, como é o caso de uma pandemia, ela se torna ainda mais relevante e essencial para a proteção de colaboradores e clientes.

Se você quer otimizar a limpeza no ambiente de trabalho da sua empresa agora mesmo, entre em contato com o Grupo Verzani & Sandrini e descubra como podemos ajudar você e o seu negócio!

Compartilhe: