Confira 6 motivos para contratar uma empresa prestadora de serviços

A gestão com foco em produtividade é uma das maiores preocupações de empresários e gestores. Afinal, a tecnologia e a pluralidade de públicos fazem com que o mercado torne-se cada vez mais exigente e competitivo. Reduzir despesas, otimizar processos com qualidade e inovar no core business (atividade-fim) são ações essenciais para quem deseja crescer. Para auxiliar nessa tarefa, contratar uma empresa prestadora de serviços pode fazer toda a diferença.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o mercado de trabalho no setor de serviços terceirizados tem aumentado de maneira gradativa. Estimativas veiculadas em um portal especializado apontam que há mais de 4 milhões de pessoas empregadas no setor. Com a área em crescimento, resta entender quais são os reais benefícios desse tipo de serviço e como contratar uma empresa terceirizada. Confira as nossas dicas a seguir.

Vantagens de contratar uma empresa prestadora de serviços

Pensando em terceirizar alguma atividade em sua companhia? Entenda, com detalhes, quais são os benefícios de contratar esse tipo de serviço.

1. Mantenha o foco em seu core business

Ao contratar uma empresa prestadora de serviços, você pode manter seus gestores focados em sua atividade-fim, dedicando-se à formulação e aprimoramento de estratégias e no ambiente de trabalho. Afinal, preocupações secundárias como manutenção, limpeza e outras, envolvem muitas responsabilidades, contratação de novos funcionários, compra de insumos e outros processos dispendiosos para quem já lida com tantas responsabilidades.

2. Redução de custos

Os encargos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira elevam bastante o custo de contratação de funcionários. Por isso, empresas de diferentes portes optam por contratar uma prestadora de serviços.

O valor pago a essas empresas já incluiu as despesas com faltas, rescisões, férias e outros encargos trabalhistas. Isso também facilita a organização do orçamento anual em sua companhia.

3.Serviços de qualidade

Se os seus gestores tivessem de iniciar um setor de limpeza em sua empresa, por exemplo, eles não só teriam de contratar funcionários e adquirir equipamentos como também precisariam se informar sobre o setor e treinar funcionários para implantar práticas eficientes e seguras. Ou seja, isso exigiria um tempo considerável de capacitação em uma área que sequer seria a atividade-fim de sua empresa.

Com uma prestadora de serviços, você conta com profissionais já capacitados, com experiência e know-how no setor, de forma que seus investimentos são otimizados, trazendo resultados melhores para todos. Isso é especialmente importante nos setores de manutenção industrial, segurança, limpeza e vigilância, dada a necessidade de adotar procedimentos operacionais padrão, equipamentos de proteção individual e outros procedimentos de segurança.

Você também fica alinhado às tendências e novidades no ramo de atuação da empresa contratada, de modo que seus clientes e funcionários usufruam dos produtos e serviços de uma empresa que está atualizada, em todos os sentidos.

4.Escalabilidade para seus negócios

Para crescer de maneira escalonável, você precisa garantir tempo para o desenvolvimento de um trabalho estratégico, otimizar custos e garantir a qualidade de suas operações em qualquer escala de funcionamento. Com uma empresa prestadora de serviços, seus gestores e colaboradores ganham uma estrutura mais preparada para que eles possam se concentrar na execução de suas estratégias.

Além disso, a terceirizada também tem recursos para acompanhar seu crescimento, de modo que sua infraestrutura possa ser facilmente adaptada às necessidades de seus negócios.

6.Aumento da produtividade

Quando você desonera profissionais e gestores de tarefas operacionais que não dizem respeito à sua atividade-fim, eles ficam mais produtivos. Com isso, eles podem se dedicar à execução das estratégias estabelecidas em seu planejamento e usufruir de um ambiente de trabalho bem cuidado e seguro.

Mesmo que o contrato com o prestador de serviços ainda precise da administração dos gestores, eles não precisam mais se preocupar com a responsabilidade do serviço. Com uma empresa terceirizada, você redistribui tarefas e deixa seus funcionários menos sobrecarregados, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho e contribuindo com a saúde mental de sua equipe.

Quais cuidados tomar ao contratar uma empresa prestadora de serviços

Como você pôde perceber, a terceirização de serviços traz uma série de vantagens. Para usufruir da qualidade dos serviços e otimizar custos, é preciso adotar alguns cuidados na contratação da prestadora de serviços, como explicamos a seguir.

Acompanhe e fiscalize

A lei brasileira estabelece que a empresa contratante também tem responsabilidade sobre os funcionários da terceirizada. Por isso, ela pode arcar com custos processuais. Ou seja, se a empresa contratada deixar de pagar os salários ou encargos trabalhistas e fiscais, essa responsabilidade pode ser repassada para a contratante.

Dessa forma, fiscalize o pagamento do salários dos profissionais, bem como o recolhimento das taxas. Para se prevenir, você pode requisitar, no contrato com a prestadora de serviços, que o pagamento à empresa aconteça mediante apresentação dos comprovantes de pagamentos e das guias de recolhimento de tributos dos funcionários dela.

Pesquise bem antes de contratar os serviços de uma empresa terceirizada. Procure, sempre, contar com organizações reconhecidas e certificadas.

Preste atenção às normas

Hoje, todas as áreas podem ser terceirizadas, desde que elas não sejam consideradas como as atividades-fim da empresa. Graças à Lei da Terceirização, contudo, quando há um aumento significativo na quantidade de serviços em relação à estrutura que a empresa possui, é possível contratar serviços terceirizados também para o core business da empresa. Nesse sentido, um grande exemplo é a contabilidade, que pode ficar sobrecarregada em alguns períodos do ano.

Desconfie de preços muito baixos

Empresas que cobram preços muito baixos requerem atenção especial. Afinal, o custo supostamente vantajoso provavelmente está sendo obtido às custas de produtos de baixa qualidade, mal pagamento ou falta de treinamento aos funcionários, entre outros fatores. Organizações que oferecem benefícios e investem em capacitação podem cobrar mais, mas estimulam os colaboradores a executarem melhor o próprio trabalho.

Exija um seguro de acidentes de trabalho

Como explicamos anteriormente, em casos de acidentes de trabalho e ausência de responsabilidade com os encargos trabalhistas, a contratante, por corresponsabilidade, pode ter de arcar com as despesas indenizatórias. Para evitar essa situação e garantir a qualidade de todos que operam em seu ambiente de trabalho, exija que a prestadora tenha um plano de cobertura contra acidentes de trabalho.

Verifique e exija também que a empresa prestadora de serviços ofereça equipamentos de proteção individual aos funcionários. Em contrapartida, você deve oferecer equipamentos de proteção coletiva nas suas instalações, garantindo infraestrutura para que toda a sua equipe opere de maneira segura.

Contratar uma empresa prestadora de serviços traz uma série de benefícios para a sua empresa. Além de reduzir custos com contratações para atividades que não fazem parte do seu core business, você proporciona mais qualidade para o ambiente de trabalho da sua equipe.

Agora que você sabe quais são os benefícios e quais cuidados tomar ao terceirizar serviços em sua organização, confira também quais são os benefícios de contratar uma empresa de segurança!

Compartilhe: