Como montar um roteiro de limpeza para a sua empresa em 7 passos

Se a limpeza já era um processo importante para qualquer empresa, a pandemia de COVID-19 colocou essa rotina em uma posição ainda mais central dentro das organizações. Afinal, veio à tona a importância de realizar uma higienização correta dos ambientes públicos, de forma a evitar a propagação de vírus e bactérias nesses locais.

Você sabe como montar um roteiro de limpeza de excelência para o seu negócio? Entende quais são os procedimentos que devem ser incluídos e as boas práticas para evitar a propagação da COVID-19 e de outros microrganismos? Se não, está na hora de descobrir.

Continue a leitura e veja o passo a passo para montar um roteiro de limpeza no ambiente de trabalho agora mesmo!

1. Defina a periodicidade de cada um dos procedimentos

Em primeiro lugar, é importante que você entenda quais são os procedimentos que serão realizados na sua empresa e qual a periodicidade de cada um deles. Isso porque algumas áreas e locais são mais facilmente contaminados, exigindo a limpeza frequente. Esse é o caso das bancadas, maçanetas, corrimão e outros locais semelhantes. Esses devem ser limpos mais de uma vez por dia.

Já outros locais podem ser limpos apenas uma vez por dia enquanto há ambientes nos quais a circulação de pessoas é menor e, dessa forma, a periodicidade da higienização pode ser semanal.

Portanto, liste todos os procedimentos e identifique a frequência de cada um deles dentro da sua empresa, de acordo com a circulação de pessoas e com os riscos identificados.

2. Elabore um cronograma

Agora que você já sabe quais são os procedimentos de limpeza e a frequência de cada um deles, é a hora de desenvolver um cronograma. Você pode realizar um em forma de checklist, o que facilita o controle da execução desses processos.

Para isso, faça uma lista por dia na empresa, inserindo a respectiva data. Em cada dia, liste as atividades que devem ser realizadas, de acordo com a rotina definida. Coloque também quadros para que os colaboradores assinalem com um check sempre que realizarem o processo.

No caso de atividades que devem ser feitas mais de uma vez por dia, você pode inserir mais de um quadro no mesmo dia. Isso significa que, se foi definido que as maçanetas devem ser higienizadas três vezes por dia, deve existir três quadros nessa tarefa. Toda vez que o colaborador realizar a atividade, ele marca um dos quadros como feito.

3. Capacite a sua equipe

Não adianta realizar a atividade se isso não for feito de forma correta, ou seja, sem retirar todos os microrganismos das superfícies. Portanto, é essencial que você capacite os seus colaboradores para cada uma das atividades, de forma a garantir que eles vão realizar tudo da melhor forma possível.

Para isso, mostre como deve ser o processo de esterilização, limpeza e desinfecção, a frequência e os produtos indicados. Acompanhe os processos nos primeiros dias para garantir que a equipe está colocando todo o conhecimento em prática.

4. Tenha os EPIs e os produtos necessários

É essencial que os seus colaboradores, tanto da limpeza quanto de outros setores, tenham os EPIs necessários para evitar a disseminação de microrganismos. Portanto, faça uma lista do que deve ser adquirido e tenha todos em sua empresa, disponíveis para o uso e devidamente higienizados.

Os colaboradores também devem saber como utilizar os EPIs de forma adequada e, inclusive, qual a rotina de paramentação (ordem e forma correta de colocar os EPIs) indicada. Isso porque, quando o EPI é utilizado de forma indevida — a máscara no queixo, por exemplo — ele perde as suas funções e deixa de proteger o seu time.

Além disso, garanta que todos os produtos de limpeza estão disponíveis. Afinal, para cada tipo de atividade é exigido um produto específico, de forma a garantir que a higienização será completa.

5. Atente às normas de segurança

Já existe uma série de normas relacionadas à limpeza e à higienização dentro de empresas nos mais diversos ramos de atuação. Além disso, durante a pandemia de COVID-19, mais normas foram criadas, de forma a garantir a segurança de colaboradores e clientes.

Na hora de criar um roteiro de limpeza para a sua empresa, é essencial atentar a todas essas normas. Consulte-as para identificar quais são aquelas que se referem à sua empresa e garanta que você está seguindo-as na implementação dos procedimentos de limpeza.

6. Conte com mão de obra especializada

Existem empresas especializadas na higienização e na limpeza de ambientes. Elas estão por dentro de todos os procedimentos necessários para a redução dos riscos de transmissão da COVID-19 e contam com uma equipe de colaboradores focada na eficiência operacional para colocar essas atividades em prática.

Dessa forma, essa pode ser uma ótima opção para a sua empresa. Com mão de obra especializada, você é capaz de garantir a higienização de qualidade e evitar riscos para os seus colaboradores e clientes.

Porém é importante buscar uma empresa com boa reputação no mercado, que efetivamente seja capaz de realizar essas atividades com segurança e qualidade.

7. Incentive boas práticas dentro da empresa

A higiene e limpeza dos ambientes vai além da eliminação dos microrganismos. Ela também inclui a prevenção, que deve fazer parte da rotina da sua empresa. Para isso, é importante incentivar boas práticas por parte de todos os seus colaboradores.

Eles devem utilizar EPIs, como máscaras e outros, dependendo das características do negócio. Além disso, é importante explicar sobre a necessidade de comunicar caso sinta qualquer sintoma relacionado à COVID-19 e algumas atitudes de prevenção, como não tocar o rosto, proteger a boca e o nariz na hora de tossir e espirrar, entre outras.

Aplicar um roteiro de limpeza de qualidade e de forma correta dentro da empresa já era uma necessidade para todas as organizações. Porém, com a pandemia de COVID-19, essas atividades ganharam um papel central para garantir a saúde e a segurança da sua equipe e clientes. Portanto, siga as nossas dicas e desenvolva um cronograma adequado para o seu negócio.

Aproveite para entrar em contato com o Grupo Verzani & Sandrini e descubra as nossas soluções em limpeza de empresas!

Compartilhe: