Entenda a importância de atentar para a saúde dos colaboradores

As rotinas e processos de uma empresa dependem dos profissionais que atuam ali. Eles precisam manter um desempenho que garanta boas entregas e produtividade, mas para que isso seja possível é fundamental a organização se preocupar com a saúde dos colaboradores.

Toda a equipe precisa de boas condições de trabalho para a segurança, integridade física e mental. É dessa forma que prevenimos lesões, doenças e problemas que trazem limitações para os profissionais, afetando o clima organizacional e dificultando o engajamento e interação.

Cabe às organizações adotarem medidas e estratégias para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Neste artigo falaremos sobre a importância dessa estratégia para que os colaboradores estejam sempre saudáveis. Continue lendo e veja como isso beneficia não somente a eles, mas toda a empresa.

Por que atentar para a saúde dos colaboradores?

Quando nos referimos à saúde dos colaboradores, é fundamental que os gestores tenham em mente que o cuidado com ela não visa benefícios somente para os profissionais. Trata-se de um investimento indispensável no patrimônio humano da organização.

Considere que a empresa precisa da sua equipe atuando com um bom desempenho e engajamento, pois ela é responsável pelas entregas e pelas metas alcançadas. Trabalhadores saudáveis e satisfeitos com o local de trabalho trazem melhores resultados.

Sendo assim, as ações realizadas visando a saúde física e mental dos funcionários é um investimento indispensável, porque da mesma forma como devemos manter a estrutura física, máquinas e equipamentos funcionando perfeitamente, precisamos que as pessoas que utilizam esses recursos desempenhem o máximo do seu potencial.

Não podemos esquecer que o ambiente de trabalho pode oferecer diversos riscos para o profissional, e que as atividades laborais são grandes responsáveis pelos problemas de saúde que as pessoas desenvolvem.

Portanto, a empresa deve ser otimizada para garantir uma boa ergonomia, proporcionar segurança e os recursos necessários para que cada profissional exerça suas funções. Outro aspecto fundamental é a limpeza no ambiente de trabalho, pois evita a disseminação de doenças e previne contaminações.

O trabalhador passa cerca de 8 horas por dia na empresa em contato com diversas pessoas. Ao longo da sua jornada realiza muitas tarefas e precisa entregar bons resultados. Então, é indispensável o cuidado com o ambiente para garantir a sua qualidade de vida e bem-estar, porque isso influencia sua atuação.

Quais os benefícios de se preocupar com a saúde dos colaboradores?

Você viu que o cuidado com a saúde dos colaboradores proporciona melhor qualidade de vida para eles, mas também influencia os resultados alcançados pela empresa. Para entender melhor os impactos positivos desse investimento, veja a seguir os principais benefícios alcançados com ele.

Valorização do profissional

Investir na saúde dos colaboradores humaniza a gestão de uma empresa. O profissional é valorizado, percebe esse cuidado com o seu bem-estar, se sente satisfeito com isso e se dedica mais ao seu trabalho. Essa valorização também permite reter bons talentos, o que é importante para a organização se tornar mais competitiva.

Melhora da imagem da empresa

A empresa que cuida dos seus profissionais e se preocupa em manter a saúde física e mental deles também melhora a sua própria imagem no mercado. Ela demonstra responsabilidade e comprometimento social, como dito no item anterior, humaniza o processo de gestão tratando o colaborador como pessoa, não como número.

Entregas com mais qualidade

O trabalhador bem-disposto e saudável realiza suas tarefas com mais empenho. Se dedica à sua função, explora o próprio potencial, consegue bater metas e prazos. Traz ideias, propõe inovações e usa o seu talento em prol do sucesso da empresa. Por isso, suas entregas têm mais qualidade.

Aumento da produtividade

Dores musculares ou articulares, tensões, indisposição e mesmo o estresse ou a ansiedade são fatores que prejudicam a produtividade. Quando cuidamos da saúde dos colaboradores, combatendo os agentes que provocam esses efeitos negativos, oferecemos à equipe melhores condições, garantindo o bom fluxo do trabalho.

Redução de faltas e afastamentos

Outro aspecto positivo do cuidado com a saúde dos colaboradores é a redução das faltas e afastamentos em decorrência de problemas e doenças. Afinal, estando bem-dispostos e saudáveis, os profissionais não precisam se ausentar da empresa, o que evita desfalques no quadro e atrasos nas entregas.

Controle de custos

Um trabalhador que falta ou precisa ser afastado do trabalho para cuidar da saúde gera custos para a empresa. Ela precisa de alguém que substitua esse colaborador, um gasto extra que poderia ser evitado com medidas e ações para garantir a integridade da equipe.

O que pode ser feito para melhorar esses aspectos?

Para garantir a saúde dos colaboradores é preciso investir em políticas e ações para proporcionar um ambiente de trabalho seguro, agradável e saudável. São medidas simples, porém muito eficazes, que trazem esse cuidado com os profissionais, revertendo em benefícios para a organização.

Existem diversas práticas que podem ser adotadas com esse objetivo. A seguir listamos algumas opções para implementar em sua empresa.

Oferecer o Atendimento Primário à Saúde

Disponibilizar um ambulatório médico é uma excelente alternativa para fazer o acompanhamento da saúde dos colaboradores. O Atendimento Primário à Saúde (APS) proporciona uma atenção imediata para o trabalhador, evitando que pequenos problemas tomem grandes proporções.

Disponibilizar suporte psicológico

Estresse, ansiedade, cansaço e esgotamento mental são problemas que podem evoluir para complicações maiores, como a depressão e a síndrome de Burnout. Sendo assim, também é importante disponibilizar suporte psicológico para os profissionais, a fim de manter a saúde emocional deles em equilíbrio, o que influencia o organismo.

Manter o ambiente limpo

Organizar um bom roteiro de limpeza é indispensável para manter a saúde dos colaboradores. Como o ambiente de trabalho é compartilhado por muitas pessoas, é preciso atenção especial para eliminar a sujeira proveniente das atividades da empresa, aquelas que vêm do meio externo e evitar a contaminação por micro-organismos.

Proporcionar ergonomia no trabalho

O trabalhador não deve se adequar ao ambiente de trabalho, mas sim o ambiente precisa estar adequado ao biotipo do profissional e às tarefas que ele vai desempenhar. A ergonomia visa proporcionar as melhores condições para o colaborador, reduzindo os riscos de lesões e acidentes, trazendo mais conforto para ele.

Aferir os indicadores base de saúde

Os indicadores básicos permitem aos gestores conhecer o quadro de saúde dos seus colaboradores. Consiste em investigar quantos são, por exemplo, cardiopatas, hipertensos, diabéticos, que já têm algum tipo de problema de coluna, articular, histórico de doenças mentais e assim por diante.

Fazer um levantamento do perfil dos colaboradores

Além da investigação dos indicadores de saúde, é importante fazer um levantamento do perfil dos colaboradores para conhecer os seus hábitos, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, prática de exercícios, se realizam alguma atividade de lazer, entre outros aspectos que influenciam a qualidade de vida.

Promover ações e eventos de saúde e bem-estar

Com base nos indicadores de saúde e no perfil dos colaboradores, é importante promover ações e eventos que proporcionem os cuidados de acordo com as necessidades da equipe. Algumas alternativas são:

  • ginástica laboral;
  • quick massage;
  • grupos de caminhada ou corrida;
  • prática de ioga;
  • mindfulness.

É interessante ouvir a opinião da equipe para propor ações que estejam mais alinhadas com as suas preferências. Dessa forma, haverá um engajamento maior e melhores resultados.

Conscientizar a equipe sobre cuidados com a saúde

Palestras, workshops e campanhas são indispensáveis para conscientizar a equipe sobre a importância de cuidar da saúde. Os bons hábitos devem ser constantemente incentivados, apresentando os benefícios e impactos positivos que isso traz não apenas no trabalho, mas em diferentes aspectos da vida.

Investindo na saúde dos colaboradores, humanizamos as relações de trabalho, garantindo qualidade de vida para os profissionais. Ao mesmo tempo, isso reverte em vantagens para a empresa, mantendo uma equipe mais produtiva e engajada. Então, implemente mudanças positivas em seu negócio para que todos se beneficiem com isso.

Existe outra estratégia para aumentar a produtividade da sua empresa e garantir a qualidade do trabalho: a padronização de processos. Confira os benefícios dela e como aplicá-la.

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