Treinamento de equipe: entenda por que ele é tão importante

O treinamento de equipe não deve acontecer apenas quando são feitas novas contratações: esses momentos são fundamentais para garantir que mesmo as equipes com bom desempenho mantenham sua produtividade e a qualidade das entregas.

Ainda que estejamos satisfeitos com o trabalho realizado pelos colaboradores, é preciso organizar esses eventos periodicamente para a reciclagem de conhecimentos. Eles ainda geram um maior engajamento das equipes e a atualização sobre questões referentes ao setor de atuação da empresa e o mercado.

A organização que oferece os treinamentos também é beneficiada. Preparamos este artigo para explicar por que é importante realizar essas ações, quais são os principais tipos de treinamento e como realizá-los com sucesso. Acompanhe!

Por que investir em treinamento para a sua equipe?

Na contratação de novos funcionários, o treinamento de equipe é fundamental para preparar esses profissionais para suas funções e para promover o engajamento entre todos os colaboradores, mas essas ações devem acontecer constantemente.

Não podemos esquecer que novas tecnologias surgem a cada dia. Da mesma forma, técnicas e estratégias são aprimoradas, e novas ferramentas são implementadas. Acontecem mudanças na legislação, em normas de segurança e referentes a cada segmento.

Mesmo que as equipes realizem um bom trabalho, elas precisam passar por treinamentos para reciclar conhecimentos, atualizar as informações que já têm, aprender a utilizar novos recursos e para potencializar ainda mais sua produtividade.

Os funcionários ganham com o treinamento de equipe porque se tornam profissionais mais capacitados. A empresa, por outro lado, se beneficia de diferentes maneiras com os retornos dessa estratégia. Veja a seguir alguns motivos que explicam por que é fundamental realizar esse investimento.

Diminui o retrabalho

Quando cumprimos as mesmas atividades durante certo período, é natural que as ações se tornem maquinais. Isso não significa que haja uma baixa qualidade na entrega, mas tudo poderia ser realizado com mais eficiência, embora aumente a suscetibilidade a falhas.

O treinamento de equipe mostra melhores caminhos para cumprir as mesmas tarefas. Assim, é possível realizar um serviço de qualidade já na primeira entrega, minimizando possíveis erros e reduzindo o retrabalho, que seria realizado para alcançar um melhor resultado.

Torna processos mais eficientes

Relembrar técnicas e aprender novas formas de realizar as tarefas — como utilizar recursos mais modernos e ferramentas atualizadas — são objetivos do treinamento de equipe. Tudo isso gera um impacto significativo no modo como os profissionais realizam suas funções.

Essa abordagem permite alcançar uma eficiência operacional maior. Há mais organização e ganho de tempo, com os processos sendo realizados mais rapidamente, sem perda de qualidade. Isso acontece porque são adotados caminhos que otimizam as tarefas e descomplicam as rotinas.

Eleva a produtividade

Para que uma empresa tenha destaque no mercado, ela precisa de uma entrega melhor do que a do seu concorrente. Isso é medido pela produtividade, ou seja, o fazer mais em menos tempo e a geração de resultados com mais qualidade.

Ao fazer o treinamento de equipe, como explicamos, são apresentadas novas ferramentas, recursos e caminhos mais práticos para a realização das rotinas. Seus colaboradores, portanto, conseguem explorar o próprio potencial, atuando com mais eficiência.

Gera segurança aos colaboradores

Não estamos nos referindo apenas à segurança que tem como objetivo preservar a integridade e a saúde do colaborador, mas também à autoconfiança para exercer suas funções. Quanto mais bem treinando o profissional estiver, mais confiante ele se tornará daquilo que está fazendo.

Ele se sente seguro a respeito dos seus conhecimentos, de suas habilidades e competências, por isso tem uma atuação mais precisa. Além disso, ele não sente medo de agir e se torna ousado na medida certa. Dessa forma, há um aumento na produtividade e na qualidade do trabalho.

Quais são os principais tipos de treinamento?

Cada empresa apresenta necessidades diferentes dependendo do setor ao qual pertence e do perfil dos colaboradores. O treinamento de equipe, portanto, deve ser elaborado conforme esses fatores e tendo em vista os resultados que se pretende alcançar.

De toda forma, existem alguns treinamentos fundamentais, independentemente do segmento da organização. Confira a seguir quais são os principais.

Onboarding

O treinamento onboarding é realizado com os novos funcionários. O objetivo é promover a sua adaptação da melhor forma possível em um curto período de tempo. Eles são preparados para alcançar um melhor desempenho em suas funções.

Esse treinamento deve ser iniciado logo no primeiro dia de trabalho, continuando pelo período necessário para que o profissional esteja totalmente apto a desenvolver suas atividades. É feito de acordo com o setor onde o colaborador vai atuar, abordando todos os detalhes das atividades, as ferramentas e os recursos que serão utilizados.

Segurança do trabalho

Mesmo as funções que parecem não oferecer nenhum tipo de risco, como as do setor administrativo, precisam do treinamento de equipe com foco em segurança do trabalho. Isso acontece porque cada atividade tem um impacto na integridade do trabalhador.

Os colaboradores precisam reciclar conhecimentos sobre as boas práticas no ambiente laboral, o uso de EPIs e EPCs, ergonomia, prevenção de acidentes e assim por diante, sempre relacionados com o segmento da empresa.

Hard skill

O treinamento hard skill se referem às habilidades técnicas ou profissionais de um colaborador. Elas são trabalhadas por meio de cursos e capacitações, que proporcionam o conhecimento que ele precisa para exercer suas funções com mais competência.

Aqui estão incluídos, por exemplo:

  • domínio de uma língua estrangeira;
  • cursos técnicos;
  • operação de máquinas;
  • manejo de ferramentas;
  • utilização de softwares e sistemas.

Também são hard skills as competências que possibilitam o domínio desses conhecimentos técnicos relacionados a determinada função.

Soft skill

É verdade que um colaborador ter amplo conhecimento técnico favorece muito a sua atuação, mas o treinamento de equipe soft skill ajuda a preparar ainda mais o profissional, ampliando habilidades subjetivas — aquelas relacionadas à personalidade e ao comportamento.

A empresa pode se beneficiar porque esse tipo de treinamento trabalha comunicação, liderança, ética, espírito de equipe, dinamicidade, capacidade analítica, flexibilidade e outras habilidades que tornam o profissional mais versátil.

Como fazer um treinamento de sucesso?

É importante ter em mente que, para o treinamento de equipe trazer os resultados esperados, ele precisa ser realizado corretamente. Manter os colaboradores em uma sala por horas assistindo um vídeo não surtirá um efeito satisfatório.

Os treinamentos devem ser bem planejados para alcançarmos sucesso com eles. A seguir, deixamos algumas dicas sobre abordagens eficientes e fáceis de colocar em prática.

Considere os resultados pretendidos

O que você pretende com o treinamento de equipe? Uma reciclagem de conhecimentos? Adequação das políticas internas? Mais produtividade? Tenha isso em mente para elaborar o conteúdo e definir quais serão as estratégias mais eficientes para chegar a esse resultado.

Identifique a necessidade dos colaboradores

Com base naquilo que você deseja alcançar, analise o perfil dos seus colaboradores e identifique quais são os déficits que eles apresentam. Dessa forma, é possível preparar um treinamento que atenda a essas necessidades e que, de fato, acrescente conhecimento e capacitação.

Conte com colaboradores experientes

Os colaboradores mais experientes são grandes aliados na hora de fazer o treinamento dos profissionais recém-contratados e daqueles que estão há menos tempo no mercado. Eles já estão habituados às tarefas e às rotinas da empresa, portanto, podem unir essa experiência às novas técnicas e tecnologias.

Utilize recursos tecnológicos

Vivemos em um mundo interativo em função do universo virtual e digital. Aproveite os recursos tecnológicos que estão à nossa disposição para realizar um treinamento mais atualizado. Ele será mais interessante para os colaboradores, permitindo uma interação maior e, consequentemente, melhor aproveitamento das informações.

O treinamento de equipe pode ser realizado tanto em formato presencial quanto a distância, dependendo do tema que será abordado e da metodologia necessária. De toda forma, o importante é que esses momentos aconteçam constantemente na empresa, para manter os colaboradores alinhados aos seus interesses e aptos a exercerem suas funções.

Gostou do tema deste artigo? Acompanhe outros assuntos interessantes como este nas postagens das nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Compartilhe: