O que é o custo do ciclo de vida? Entenda!

Mais do que oferecer um serviço ou produto melhor ao seu cliente final, é necessário entender e otimizar os processos até que a sua oferta seja disponibilizada, não é mesmo? Uma etapa importante desse trabalho é a compreensão e a gestão do custo do ciclo da vida de ativos industriais, ou seja, o estágio e as condições de cada equipamento do seu fluxo operacional.

Mas por que é tão importante se atentar ao assunto? E se é relevante para o seu negócio, quais são as etapas dessa jornada que você precisa acompanhar? O que acha de tirar todas essas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para entender o que é o custo do ciclo de vida e como se trata de um conceito essencial. Confira!

O que é o custo do ciclo de vida?

O custo do ciclo de vida representa os investimentos que são necessários para manter os seus ativos industriais funcionando em seu melhor desempenho. Para tanto, é preciso entender o ciclo de cada um e quanto isso impacta financeiramente na sua empresa, seja direta ou indiretamente, com a otimização do processo de carga e descarga no seu estoque.

Portanto, trata-se da gestão dos seus ativos e os custos que eles representam ao longo de suas vidas úteis. A ideia é conseguir gerenciar essa jornada e fazer com que a sua produtividade aumente ao mesmo tempo que os resultados.

Quais são os benefícios da gestão do custo de ciclo de vida eficiente?

Ainda não está convencido da importância desse processo? Confira os principais benefícios que uma gestão eficiente do ciclo de vida de ativos industriais pode proporcionar ao seu negócio.

Prolongação de vida útil de equipamentos

Quando o ciclo de vida dos equipamentos é monitorado de perto, a tendência é criar um tempo cada vez maior de eficiência desses recursos. Afinal, a sua equipe vai monitorar as etapas e identificar o momento certo de fazer reparos, as condições ideais para o funcionamento, enfim, todos os detalhes necessários para que a vida útil dos equipamentos seja ainda maior.

Aumento da confiabilidade da operação

A partir do momento que você consegue acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos utilizados pela operação, o nível de confiabilidade do fluxo de trabalho aumenta exponencialmente. Uma vez que sua equipe passa a ter certeza de que está tudo funcionando e, assim, não precisa se preocupar com uma falha inesperada que pode impactar nas operações diárias.

Aumento da produtividade

Como consequência de uma operação mais confiável, a produtividade da sua companhia também será elevada. Em primeiro lugar, nenhum equipamento terá um desempenho abaixo do esperado e, mais importante, a tendência é que nenhuma falha venha, por exemplo, interromper todo o fluxo produtivo da sua empresa.

Custos com manutenções em níveis baixos

Quando se fala no custo do ciclo de vida e na gestão adequada desses ativos, a sua empresa também se beneficia com uma queda significativa nos gastos com a manutenção de equipamentos. Afinal, a manutenção programada tem custos muito mais baixos do que uma situação emergencial, por exemplo. Além disso, o acompanhamento evita que os recursos sejam completamente descartados com reparos constantes.

Melhora da saúde e segurança de colaboradores

Ao contar com equipamentos frequentemente monitorados e avaliados, a segurança e a saúde dos colaboradores também é beneficiada. Os riscos de acidente, por exemplo, reduzem bastante, garantindo uma operação eficiente e segura para todos os envolvidos com sua empresa.

Maior eficiência energética

O consumo de energia é um dos custos mais significativos no setor industrial e a tendência é de desperdício com máquinas e equipamentos que não estão funcionando corretamente, porém fazem parte do ciclo de produção. Portanto, a gestão do custo do ciclo de vida garante uma maior eficiência energética.

Rentabilidade do negócio

Por fim, todos os tópicos levantados anteriormente representam uma maior rentabilidade para o seu negócio. Alto índice de produtividade, redução de custos e situações emergenciais, enfim, todos os itens que impactam diretamente nos rendimentos da companhia. O resultado é uma organização que consegue aumentar a sua capacidade produtiva e, ainda, obter economia.

Quais são as etapas do custo do ciclo de vida?

Para aproveitar todos esses benefícios e colocar em prática uma gestão eficiente, também é importante conhecer as etapas do custo do ciclo de vida. Acompanhe!

Identificação de necessidade

A primeira etapa trata da identificação da necessidade de um determinado equipamento. Isso é feito a partir da análise rotineira das operações na sua companhia. O objetivo é entender quais são as opções disponíveis para suprir essa necessidade e realizar a aquisição mais indicada.

Planejamento

Em seguida, é necessário realizar um planejamento sobre como o equipamento será utilizado no dia a dia da sua companhia. Aqui, é o momento ideal para entender e definir quais são as metas que devem ser alcançadas com a compra da solução.

Projeto

Durante a fase de projeto, é preciso definir como a nova aquisição se encaixará ao padrão da empresa. Lembrando que é fundamental solicitar ajustes de design ou função antes da aquisição, o que pode gerar uma economia significativa.

Aquisição

Com todas as questões anteriores definidas, é o momento de realizar a aquisição do produto para que ele possa ser adicionado ao fluxo de trabalho da sua operação. Assim, é importante verificar preço, garantia e as responsabilidades de cada parte envolvida na transação.

Comissionamento e implantação

Depois, é a hora de implementar o produto ao seu maquinário, sendo importante definir as condições mais adequadas para o processo. Afinal, garantir a qualidade da instalação é essencial para o bom funcionamento do equipamento.

Operação e manutenção

A etapa mais longa do ciclo de vida de um equipamento está na operação e manutenção. Em outras palavras, colocar a ferramenta para operar normalmente e acompanhar (e realizar) as manutenções necessárias para otimizar o seu funcionamento.

Modificações ou atualizações

Para ampliar a vida útil do equipamento, a etapa de modificações e/ou atualizações também é fundamental, pois permite que você consiga resultados ainda mais significativos a longo prazo com eventuais correções ou melhorias.

Descomissionamento e descarte

O fim do ciclo de vida de um equipamento acontece quando, por exemplo, os custos para a realização de um reparo ou manutenção se tornam muito altos. Em situações como essa, é o momento de tirá-lo do fluxo de produção, realizar o descarte apropriado e providenciar um substituto, dando início a um novo ciclo.

Por fim, acompanhar o custo do ciclo de vida da sua companhia é uma tarefa essencial para quem busca resultados a longo prazo. Economia, produtividade e maior eficiência operacional, esses são apenas alguns dos benefícios de uma gestão de qualidade. Mas para quem deseja criar uma organização sustentável, essa tarefa deve ser uma prioridade.

Agora que você já sabe o que é o custo do ciclo de vida e como a sua gestão pode ser determinante para o sucesso da sua empresa, o que acha de continuar bem informado sobre assuntos relevantes para o dia a dia da sua operação? Siga as nossas páginas nas redes sociais para conferir conteúdos em primeira mão! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese