Entenda os impactos do absenteísmo no trabalho e como calculá-lo

O absenteísmo no trabalho é o tipo de problema silencioso capaz de gerar muitos prejuízos, podendo demorar um bom tempo para ser percebido. Por isso, é importante saber do que se trata, quais são os fatores que desencadeiam essa situação e, principalmente, como resolvê-la (ou evitá-la) o quanto antes.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a prevenir ou gerenciar absenteísmo no trabalho. Quer conferir nossas melhores dicas e informações? Então, acompanhe este post até o fim. Boa leitura!

Quais são as principais causas do absenteísmo no trabalho?

O absenteísmo é um afastamento que pode gerar prejuízos para o negócio, especialmente pelos impactos que tem na equipe. Então, o primeiro passo para combatê-lo é compreender o que pode causar essa situação.

A seguir, listamos as principais causas para que você fique de olho!

Cultura organizacional

A cultura organizacional é algo estabelecido quase que automaticamente pelos colaboradores da empresa. É claro que a gestão pode adotar medidas para tentar interferir nela, mas os grandes responsáveis por uma boa ou má cultura são os colaboradores, que propagam certos comportamentos.

Por isso, é importante atentar para aspectos culturais desde o momento da contratação de talentos. A proatividade e o compromisso com o trabalho devem ser características presentes desde o princípio, mesmo em períodos em que o profissional ainda está se adaptando. Além disso, uma cultura inclusiva, desafiadora e pautada na inovação, por exemplo, é muito mais atrativa, não acha?

Dificuldade de cumprir metas

Muitos profissionais enfrentam períodos em que encaram uma tremenda dificuldade em cumprir metas. Diversos fatores podem estar envolvidos nisso, como problemas pessoais ou mesmo falta de preparo e qualificação.

Contudo, em algumas situações, a culpa é mesmo da empresa. Estabelecer metas irreais ou difíceis demais de serem cumpridas, além de prejudicar o desempenho do time, é altamente desmotivador. Por isso, muitos profissionais talentosos podem se sentir frustrados e acabar se afastando do trabalho.

Doenças

As doenças são fatores inesperados que pegam todo mundo desprevenido. Além disso, também são uma causa frequente de afastamento do trabalho, provocando o absenteísmo e afetando o desempenho de todo o time.

Também é importante ficar de olho naquelas doenças provocadas pela sobrecarga de trabalho. É o caso do burnout, que pode começar a se manifestar como uma simples dor de cabeça, seguida de quadros de ansiedade até chegar na completa crise de esgotamento.

Novas oportunidades

Apesar de o absenteísmo ser prejudicial para a empresa, nem sempre é por uma causa ruim para o colaborador. Às vezes, ele é apenas uma consequência de melhores propostas e melhores oportunidades.

No entanto, em vez de deixar que a situação se configure como absenteísmo ou abandono do trabalho, é importante dar o devido seguimento nessas ocasiões. Portanto, o mais indicado é mesmo seguir com o processo de pedido de demissão e desligamento do colaborador.

Quais são as consequências e os impactos do absenteísmo?

Sempre que um profissional se ausenta do seu cargo e das suas atividades, toda a empresa acaba sentindo o impacto. Em outras palavras, o absenteísmo causa consequências e a seguir você conhecerá as mais relevantes. Fique de olho!

Baixa produtividade

Quando os times de trabalho precisam cumprir as suas atividades estando “desfalcados” por um colaborador que não compareceu, todo o seu desempenho cai. Isso vai provocando uma reação em cadeia na produtividade, que fica comprometida em absolutamente todos os setores.

Queda na entrega de resultados

Com uma produtividade menor e um colaborador a menos, o restante da equipe precisa trabalhar para “tapar o furo”. Portanto, os colaboradores precisam trabalhar mais em menos tempo. Em alguns casos isso representa o atraso nas entregas, enquanto em outros pode até mesmo significar uma queda considerável na qualidade dos resultados.

Como calcular o absenteísmo na empresa?

Você precisará adotar alguns indicadores para saber se a sua empresa está sofrendo com o absenteísmo. Siga conosco o raciocínio:

  • você identificará a jornada de trabalho dos colaboradores, considerando as horas e os dias por mês trabalhados;
  • depois, multiplicará o valor pelo número de colaboradores que exercem a mesma jornada;
  • quando estiver ciente do número de horas líquidas de trabalho, você poderá acompanhar quando esse número desce demasiadamente.

Em geral, você vai computar separadamente as horas com faltas, licenças e atestados. Depois, poderá calcular o percentual que isso representa sobre o número total de horas que deveriam ser trabalhadas.

Na empresa toda, um nível aceitável de absenteísmo fica entre 3% e 4%. Mais do que isso, já é preciso adotar algumas medidas.

Como evitar o absenteísmo no trabalho?

Agora que você já viu os impactos do absenteísmo no trabalho, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudar a manter esse problema bem longe. Vamos lá?

Crie uma boa cultura organizacional

Como você viu, a cultura organizacional diz muito sobre o ambiente de trabalho e sobre o desejo que os colaboradores têm de permanecer ali. Portanto, invista em uma cultura atrativa, se adapte à transformação digital, implemente processos tecnológicos e estimule a inovação em todos os segmentos. Isso ajudará a tornar o trabalho e a empresa mais interessantes.

Ofereça benefícios atrativos

Os benefícios mais atrativos de se oferecer são aqueles que fazem sentido para a sua equipe. Por isso, em muitos casos, não adianta optar pelo básico. Uma boa estratégia é adotar uma política de benefícios flexíveis, onde cada um pode usar suas vantagens da forma que melhor se encaixam nas suas necessidades e demandas pessoais.

Invista no bem-estar dos colaboradores

Colaboradores felizes são colaboradores que comparecem ao trabalho, têm um bom desempenho e ainda motivam uns aos outros. Sendo assim, invista no bem-estar da sua equipe. Implemente ambientes agradáveis, deixe os espaços de trabalho confortáveis e treine suas equipes sobre assuntos relevantes também quanto à vida pessoal, como assuntos relacionados a:

Muitas pessoas podem achar que ter uma empresa onde os trabalhadores desejam estar é muito difícil ou exige grandes investimentos, sendo algo exclusivo para grandes companhias. Mas isso não é verdade.

Na realidade, tornar a empresa atrativa é algo simples e pode ser conquistado por meio dos detalhes. Você só precisa atentar para os fatores abordados neste post e ficar ligado nas dicas que compartilhamos com você.

Então, agora que você já sabe tudo sobre absenteísmo no trabalho e, principalmente, como resolver esse problema, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese