O sucesso dos serviços de hotelaria hospitalar está diretamente relacionado ao desempenho das funções da camareira hospitalar. É ela que garante a adequada arrumação e higienização dos quartos e áreas comuns utilizados pelos pacientes que se internam e seus acompanhantes.
Sob sua responsabilidade estão diversas iniciativas que participam diretamente da promoção do bem-estar e da sensação de acolhimento dessas pessoas. Além disso, a segurança sanitária nas instalações de hospedagem tem início com o seu trabalho.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra quais as funções da camareira hospitalar e como contratar.
O que é a camareira hospitalar?
Durante a estadia de um paciente internado e de seu acompanhante no hospital, é preciso que as condições de habitabilidade estejam adequadas, arrumadas e higienizadas. Isso é muito importante, pois afeta a sensação de bem-estar e de acolhimento de pessoas que estão fragilizadas pela circunstância de saúde que enfrentam.
Quem cumpre esse papel, isto é, quem garante essas condições de higienização e arrumação das instalações, é a camareira hospitalar. Não se trata da atividade doméstica de arrumar o quarto, mas do desempenho profissional com materiais e produtos específicos para os fins a que se destinam.
Além disso, o trabalho da camareira hospitalar envolve a condição de arrumação concorrente, ou seja, de garantir todo o processo mesmo enquanto as pessoas permanecem instaladas. Isso é importante porque não ocorre a remoção dos internos ou a realização da arrumação enquanto estão fora, como em um hotel comum.
Como parte da área de governança, a camareira hospitalar é responsável pela arrumação, limpeza e higienização das instalações. Assim, cuida da área efetiva do quarto, do banheiro e das áreas comuns da seção que lhe cabe no prédio hospitalar.
Desempenho da camareira hospitalar
Para o adequado desempenho de suas funções, as camareiras são capacitadas com relação às atividades que desenvolvem e aos produtos que utilizam. Da mesma forma, são treinadas para os procedimentos de relacionamento com pacientes e acompanhantes.
Ainda, no cumprimento de suas atribuições, uma camareira deve se mostrar uma profissional organizada. Além disso, o cuidado com sua apresentação pessoal, usando sempre o uniforme designado, é indispensável. Da mesma forma, precisa zelar por seu material de trabalho.
Na relação com os pacientes e acompanhantes, seu tratamento deve ser formal e prestativo, enquanto sua conduta deve se manter discreta no relacionamento com os demais funcionários e prestadores de serviços do hospital.
Enfim, é a equipe de camareiras de um hospital que mantém as instalações de internação e áreas comuns adequadamente limpas, higienizadas e organizadas. Seu trabalho garante o acolhimento que deve ser oferecido para aqueles que precisarão permanecer algum tempo no ambiente hospitalar.
Quais as suas principais funções?
As atividades da camareira hospitalar seguem uma rotina própria, com demandas extras que podem surgir a qualquer momento. Diariamente, o gestor de hotelaria hospitalar informa as três situações em que um quarto pode estar: em arrumação concorrente (com ocupação), em arrumação completa (quarto liberado) e quarto em conferência.
De todo modo, as principais funções desempenhadas pela camareira profissional podem ser vistas a seguir. Acompanhe.
Arrumação
Arrumação e troca da roupa de cama, assim como das instalações do quarto e do banheiro, com recolhimento do material utilizado e encaminhamento para lavanderia hospitalar constituem o corpo principal dos trabalhos da camareira. Um quarto arrumado proporciona uma sensação de bem-estar importante na recuperação do paciente.
Atendimento a necessidades extras
Alguns pacientes, em razão de sua condição de saúde ou do tratamento que vão receber, podem apresentar necessidades diferentes daquelas atendidas pela rotina. Nesses casos, a camareira pode ser acionada para fornecer um lençol extra ou maior disponibilidade de toalhas de papel e mesmo de papel higiênico.
Reposição de itens
Itens de higiene pessoal, de disposição de resíduos e outros pertinentes são recolhidos e substituídos por novos higienizados. Algumas rotinas podem ser atendidas também sob demanda, isto é, se houver alguma necessidade pontual dos ocupantes do quarto.
Recolhimento de bens esquecidos
Um procedimento que cabe à camareira é o recolhimento de bens esquecidos pelo paciente internado, seu acompanhante ou pelas visitas recebidas. Esses bens são encaminhados para o responsável pela gestão do setor, para que sejam restituídos aos familiares posteriormente.
Como escolher esse profissional?
Existem dois caminhos para a escolha de camareiras hospitalares: contratar cada profissional diretamente ou contratar uma empresa especializada. Para a primeira hipótese, você deve seguir um roteiro básico, adequando-o para o seu caso, como mostrado a seguir:
- defina o perfil de colaborador necessário para sua hotelaria hospitalar;
- elabore um processo de recrutamento;
- conduza uma seleção de forma adequada;
- leve em conta a formação e a experiência da candidata;
- ofereça um plano de benefícios que valorize o selecionado.
A segunda possibilidade é a terceirização dos serviços para uma empresa especializada. É a forma mais segura, pois garante que você estará contratando serviço profissional com a qualidade que precisa para sua hotelaria hospitalar.
Além disso, ao terceirizar os serviços, você conta com vantagens que não pode desconsiderar. Veja as principais:
- dispensa dos processos de recrutamento e seleção;
- disponibilidade de profissionais experientes, capacitados e treinados para a função;
- cumprimento das normas pertinentes;
- adoção de procedimentos e posturas adequados na condução dos trabalhos;
- garantia de profissionalismo nas relações pessoais;
- adoção de metodologia de trabalho conforme a gestão de hotelaria hospitalar local;
- disponibilidade para uso de tecnologia aplicável à gestão dos trabalhos.
Como você pode ver, o trabalho de uma camareira hospitalar é essencial na organização e higienização dos quartos que hospedam pacientes internos e seus acompanhantes. Por essa razão, deve ser conduzido por pessoal experiente, como só uma empresa especializada no segmento pode oferecer.
Nesse sentido, considere a Verzani & Sandrini como sua melhor parceira na realização dos trabalhos de sua gestão de hotelaria hospitalar. Entre em contato conosco e descubra como a experiência pode facilitar e promover o sucesso do seu trabalho.