Planejamento financeiro empresarial: saiba como a terceirização reduz custos!

Apesar de popular, a terceirização de serviços ainda é desacreditada em muitos setores do mercado. Diversas empresas ficam com um pé atrás em relação à delegação de serviços e não sabem ao certo como a terceirização reduz custos operacionais expressivos.

Por isso, hoje trouxemos uma série de informações com o principal objetivo de ajudar você a entender mais sobre esse assunto e compreender como essa solução pode trazer vantagens para os resultados empresariais. Então, se você ficou interessado em saber mais, fique atento e não perca nenhum detalhe.

Aproveite a leitura!

1. O que é e como funciona a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços é uma medida estratégica adotada por algumas empresas para delegar tarefas e atividades específicas do negócio para outras instituições melhores preparadas para atender a essas demandas. Assim, a contratante pode redirecionar os seus esforços para as atividades que realmente farão com que o empreendimento cresça e se desenvolva.

Uma agência de marketing, por exemplo, pode optar por terceirizar seus serviços de limpeza, gestão da tecnologia da informação e contabilidade para focar os seus esforços exclusivamente para a parte estratégica e criativa do empreendimento. Como você pode ver, a expertise da empresa não é TI, nem a limpeza, nem a contabilidade, mas o marketing, portanto, ela só tem a ganhar com isso.

Portanto, reforçando, a terceirização é a condição em que uma empresa contrata os serviços de outra, para que os seus colaboradores exerçam suas funções dentro ou fora das dependências da contratante. De forma geral, é uma maneira de qualificar certos serviços que você não domina muito bem.

A terceirizada, por outro lado, trabalha unicamente com aquela determinada atividade e o seu foco, sim, é qualificar seu pessoal para aquilo. Usando o exemplo da contabilidade, certos escritórios atuam exclusivamente fazendo a gestão contábil de outras empresas.

Nesse caso, é do seu interesse que as equipes estejam constantemente atualizadas sobre as legislações, além de serem preparadas para atuar com sistemas informatizados. Percebe a diferença?

Desse modo, o trabalhador terceirizado não tem nenhum vínculo empregatício para a empresa na qual presta os seus serviços. Na realidade, ele é contratado pela instituição que intermedia essa relação, assim, seu acordo trabalhista é com a empresa prestadora de serviços e não com a contratante.

Nesse contexto, a empresa tomadora dos serviços e a empresa terceirizada firmam um contrato, que deve ser formalizado junto à Junta Comercial. Isso é o que vai determinar que as responsabilidades pelos trabalhadores são de uma e não de outra. Deu para entender?

Já no que diz respeito aos direitos trabalhistas garantidos ao funcionário, eles são os mesmos do regime CLT:

  • registro na carteira de trabalho;
  • jornada de trabalho fixada;
  • 13º salário;
  • férias;
  • direitos previdenciários;
  • FGTS;
  • e o que mais estiver previsto nos acordos coletivos da categoria.

A parte interessante é que a contratante não responde a tudo isso. Na verdade, ela só faz um pagamento mensal à prestadora, pelo valor acordado no momento da contratação do serviço de terceirização. Quem paga os profissionais é a terceirizada, que fica responsável por repassar todos os direitos, além de eventuais adicionais, horas extras e até descontos por faltas, por exemplo.

2. Quais setores podem ser terceirizados em uma empresa?

Há pouco tempo, só era possível terceirizar aquelas atividades que não estivessem diretamente relacionadas com a atividade-fim do negócio. Lembra do exemplo da agência de marketing? Ela poderia terceirizar a limpeza, mas não criação da identidade visual de uma cliente, por exemplo.

Hoje é possível terceirizar qualquer etapa. Então, se a agência quiser ficar com todo o processo estratégico e criativo, mas terceirizar o design, a arte ou toda a identidade visual de uma cliente, ela pode.

É claro que existem serviços bem mais comumente terceirizados e velhos conhecidos nossos, como:

  • limpeza;
  • recepção;
  • manutenção predial;
  • portaria;
  • segurança;
  • estacionamento.

Além disso, com o avanço da tecnologia, existem ainda serviços de portaria oferecidos de forma remota, como a portaria virtual, reduzindo ainda mais a necessidade de pessoal disponível e, é claro, os custos também. Bom, né?

A segurança patrimonial também é um segmento muito bem atendido quando o assunto é terceirização, visto que existem diversos recursos à disposição das empresas. Isso inclui equipes armadas e desarmadas, tecnologias de monitoramento, alarmes e segurança perimetral.

Em qualquer que seja o serviço a ser terceirizado, é fundamental que se conte com um trabalho especializado e de ponta. Essa é, inclusive, uma das razões pelas quais as empresas buscam essa solução: por não terem tempo ou condições para preparar equipes altamente qualificadas.

Assim, quando uma empresa terceirizada assume a responsabilidade de treinar e preparar profissionais para atuar nessas áreas, todos acabam ganhando com isso. A prestadora, porque garante a sua lucratividade. E a tomadora, porque conta com serviços de alta qualidade sem precisar se preocupar com esse processo de profissionalização.

Conheça um pouco mais sobre os principais serviços terceirizados, nos tópicos a seguir!

1. Limpeza

A limpeza especializada é um dos serviços mais facilmente encontrados na terceirização. Os profissionais são bastante requisitados nas empresas e isso faz com que contratar de forma direta seja bastante oneroso, especialmente quando considerados custos com treinamento e afins.

Por isso, em termos financeiros, terceirizar é bem mais vantajoso. Além disso, existem questões operacionais importantes envolvidas, como a preparação desses profissionais para atuar com técnicas específicas de limpeza, gestão do tempo e das atividades e, ainda, proteção e segurança no trabalho.

2. Contabilidade

Outro serviço que é frequentemente delegado para empresas especialistas é a contabilidade das empresas, uma atividade complementar e bastante burocrática. Assim, em vez de ter um departamento interno cuidando exclusivamente desses assuntos, os negócios contratam escritórios que trabalham só com isso.

A contabilidade também tem questões específicas que só são dominadas por profissionais com expertise na área, como a legislação e as demais normas que precisam ser cumpridas. Portanto, é uma forma inteligente de contar com esse auxílio especializado com um custo bem mais baixo.

3. Armazenamento de produtos

O armazenamento de produtos também é uma atividade com grande potencial de redução de custos quanto terceirizada. Na verdade, toda a questão logística pode ser fonte de dor de cabeça quando a empresa não possui uma infraestrutura bem elaborada.

Assim, o caminho mais fácil é terceirizar esses serviços para uma empresa capaz de fornecer gestão, controle e segurança. Além disso, por ter uma estrutura mais robusta, esse tipo de negócio também consegue reduzir preços com o deslocamento de itens.

4. Serviços Administrativos

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isso, mas os serviços administrativos também estão entre as atividades que podem, sim, ser terceirizadas. Sabe aqueles serviços de recepção, portaria, assistência jurídica e até mesmo os recursos humanos?

A empresa não precisa lidar com tudo isso internamente, podendo recorrer a equipes já capacitadas. Assim, economiza tempo para preparar os profissionais, além de garantir um gerenciamento bem mais prático e funcional.

5. Segurança

Os serviços de segurança têm uma grande demanda no mercado e não é diferente no universo corporativo. Seja para a proteção patrimonial, humana ou mesmo digital, essas soluções estão sendo cada vez mais buscadas.

Inclusive, essa alta demanda fomenta uma modernização constante no setor, que oferece alternativas cada vez mais eficientes e baratas. A exemplo disso está o monitoramento remoto e as rondas periódicas, que dispensam a presença física de um vigilante na empresa.

3. Por que investir nisso?

Existem muitos benefícios em investir nessa alternativa e isso vai além de olhar para como a terceirização reduz custos. Então, vamos conferir alguns deles?

1. Especialização

A terceirização tem como um dos principais benefícios a possibilidade de trabalhar com equipes que são especialistas naquilo que fazem. Em um empreendimento existem muitos departamentos sobre os quais é preciso dar conta e a maioria deles não está relacionado à atividade-fim do negócio.

Quer um exemplo? Qualquer empresa precisa passar pelas etapas de recrutamento e seleção para montar suas equipes, mas nem todas elas precisam manter um R&S interno. É possível recorrer a empresas especialistas nisso para efetuarem o trabalho de maneira muito mais satisfatória.

Assim, como esses profissional que atuam com o recrutamento e seleção trabalham só com isso (e para diferentes empresas), sua qualificação e expertise no assunto são muito maiores. Diferente do que seria em uma equipe interna, por exemplo, percebe?

2. Melhor uso dos recursos

Imagine você um setor de Recursos Humanos tendo que dividir sua atenção entre um grande número de equipes, fazendo o planejamento e a gestão de folhas de pagamento, benefícios, além da administração do próprio pessoal. Isso toma tempo e esforços.

No entanto, quando se opta pela terceirização, o departamento pode se dedicar ao desenvolvimento do quadro de pessoal interno, trabalhando de modo mais estratégico. Desse modo, pode focar sua atenção no treinamento das equipes, na elaboração de programas de gestão e assim por diante.

3. Segurança legal

Como na terceirização a responsabilidade legal dos funcionários fica a cargo da prestadora, a contratante tem uma segurança jurídica maior no que tange as relações trabalhistas. Para isso, é preciso contar com prestadoras de confiança e que trabalhem com idoneidade, desse modo, os custos trabalhistas reduzem bastante.

4. Competitividade no mercado

Além de tudo isso que você já viu, os processos se tornam mais eficientes e competitivos, exigindo cada vez menos esforços das equipes de marketing e de vendas, visto que a marca já “se vende sozinha” pela boa reputação que tem. A competência e a sua qualidade técnica também aumentam, já que o quadro de funcionários internos pode se dedicar exclusivamente às atividades-fim do negócio.

5. Redução de custos

É claro que a redução de custos não pode ser esquecida nesse processo, exatamente pelo fato de que a maior parte dos gestores acredita que é caro investir na terceirização. No entanto, esse processo é muito menos oneroso do que montar equipes interna de limpeza, segurança ou portaria, por exemplo.

Além disso, a empresa consegue contar com uma probabilidade de custos bem maior. No valor pago à terceirizada já estão inclusos gastos com eventuais rescisões, com as férias, faltas e possíveis ações trabalhistas. Logo, não há nenhum custo adicional fora do previsto.

4. Quais custos são reduzidos dessa forma?

Muito se fala em redução de custos quando o assunto é terceirização, mas muitas vezes não fica claro onde, exatamente, esses gastos são reduzidos. Por isso, elencamos como a terceirização reduz custos para você. Confira!

Redução de desperdícios

O primeiro e talvez mais importante aspecto diz respeito à redução dos desperdícios ocorridos na empresa. Um serviço de qualidade é aquele que não desperdiça recursos, sejam eles insumos, tempo ou dinheiro.

Quando falamos em um serviço terceirizado especializado, estamos falando em uma mão de obra altamente qualificada, que trabalha de maneira eficiente. Por isso, todos os produtos e utensílios usados na execução do serviço, bem como os métodos e técnicas empregadas, são para otimizar os resultados em qualquer nível.

Produtividade e otimização de tempo

Se você gasta menos tempo para fazer uma atividade de qualidade, você também esta economizando dinheiro. Afinal, tempo é dinheiro e uma empresa que precisa pagar por horas extras no fim do mês sabe bem como isso funciona.

Portanto, um serviço terceirizado e de qualidade superior tende a ser mais ágil e, nem por isso, menos eficiente. Assim, seu aproveitamento é muito melhor, deixando a empresa, os clientes internos e os clientes externos mais satisfeitos.

Qualidade nos serviços prestados

O retrabalho também pode se tornar uma fonte de custos expressivos dentro de qualquer negócio. E ele pode estar presente em muitos setores, mas isso é ainda mais frequente no operacional. Por isso, contar com mais qualidade nos serviços é também uma forma de evitar trabalho em dobro.

Dessa maneira, se poupa tempo, esforços, materiais e recursos financeiros. Isso sem falar que, ao considerarmos serviços como segurança e atividades que envolvam atendimento, por exemplo, também se garante:

  • um atendimento cordial ao público, sem perda de clientes;
  • atenção constante às situações suspeitas;
  • foco na movimentação de pessoa e nas suas necessidades;
  • procedimentos cumpridos com vigor e eficácia;
  • conhecimento sobre o uso de equipamentos e sistemas;
  • experiência e bom senso para resolver situações variadas.

Redução e estimativa de custos

A previsibilidade dos custos empresariais é um benefício importantíssimo da terceirização de serviços. Como você viu, os custos eventuais com faltas, rescisões e ações trabalhistas estão todos previstos no valor mensal que a empresa deve pagar à prestadora.

Portanto, não é preciso se preocupar com a variação do cálculo de horas extras ou mesmo com qualquer outro imprevisto, como a saída de um colaborador, a queda na produtividade da equipe e o treinamento de novos talentos. Tudo fica a cargo da contratada. Essa é a fonte mais expressiva como a terceirização reduz custos.

Contratação e demissão

Um processo de contratação e demissão de funcionários pode ser muito oneroso por diversos motivos. É preciso:

  • pagar os direitos do colaborador que está saindo;
  • arcar com os custos de recrutamento e anúncios da nova vaga;
  • dispor de uma equipe para efetuar todo o processo seletivo;
  • investir em capacitação, treinamento e ambientação do novo colaborador.

Isso tudo sem sequer mencionar a queda inevitável da produtividade do time, que fica sem um integrante até que outra pessoa seja contratada.

No caso da terceirização, por contar com um leque de profissionais capacitados e prontos para atuar, a prestadora apenas substitui o colaborador e arca com os demais custos.

5. O que deve ser avaliado ao se contratar uma empresa terceirizada?

É claro que, para colher todos os benefícios que você acabou de conferir, precisará se dedicar a escolher uma empresa terceirizada idônea, experiente e com credibilidade de mercado. Para garantir que a terceirização seja vantajosa, essa é uma premissa básica.

Agora, se você não tem ideia de como fazer isso, não tem problema. Nós elencamos uma série de dicas que ajudarão você a passar por esse processo de levantamento, triagem, análise e escolha da melhor prestadora de serviços para o seu empreendimento.

Então, fique de olho e vamos logo ao que interessa!

Procure referências

Hoje, existem muitas empresas prestadoras de serviços terceirizados no mercado. Isso é ótimo por dois motivos:

  • primeiro: elas deram oportunidade para profissionais de todos os tipos se especializarem;
  • segundo: elas qualificam a mão de obra e a disponibilizam pronta para o uso.

Dessa maneira, é preciso entender como essas fornecedoras captam esses talentos e qual é o processo pelo qual elas passam até estarem prontas para trabalhar na sua empresa. Além disso, é fundamental se certificar de que a prestadora tenha um bom histórico de pagamento dos direitos dos trabalhadores e esteja atuando regularizada.

Proteja a sua empresa

Por mais qualificadas que sejam as equipes e mais segura que seja a sua empresa, nenhum empreendimento está livre dos riscos no ambiente de trabalho. Portanto, se você pretende contratar mão de obra especializada, solicite que seja feito um seguro para o caso de ocorrerem eventuais acidentes de trabalho.

Dessa maneira, você garante a proteção da sua empresa nos casos em que esses incidentes ocorrerem e também se certifica de que a prestadora faz um trabalho sério. Em outras palavras, a prestadora que se preocupa com a segurança dos seus contratados não hesitará em contratar o seguro.

Busque um bom custo-benefício

É preciso ter todo o cuidado com aquelas propostas do “barato que sai caro”. Ao pesquisar por prestadoras de serviços, observe se a discrepância entre os valores cobrados não está grande demais. Se estiver, desconfie e vá mais a fundo.

Valores que costumam ficar muito abaixo do praticado pelo mercado podem estar indicando fraudes nas mais diversas etapas de contratação. Em alguns casos, o preço também pode exprimir uma certa negligência com a qualificação dos profissionais, afinal, como você sabe, preparar equipes de alto desempenho custa caro.

Então, procure sempre checar as referências da empresa e procure saber se ela está regularizada em todos os órgãos necessários. Além disso, quando a empresa alegar que os trabalhadores são mesmo qualificados, apesar dos preços baixos, peça para ver as certificações e documentos que comprovam seus treinamentos.

Procurar por serviços terceirizados pode ser bastante simples. Para isso, você precisará encontrar uma empresa que atue com esse tipo de atividade na região para a qual você precisa contratar. Se ela tiver uma boa rede de contatos e uma participação massiva no mercado, apresentará um bom timing para contratações.

No caso da Verzani & Sandrini, a empresa já se tornou uma referência nacional quando o assunto é a prestação de serviços. A organização opera em todo o Brasil, disponibilizando mais de 50 mil colaboradores para empreendimentos dos mais diversos ramos de atuação.

Além disso, a Verzani se dedica constantemente a desenvolver soluções completas para os clientes, se baseando em altíssimos padrões de qualidade e uma ampla tecnologia, o que permite que ela ofereça soluções inovadoras.

Ao optar pelos nossos serviços você ainda conta com uma estrutura sólida e comprometida com o ambiente em que está inserida. Temos ações de responsabilidade social, capacitação profissional e prezamos pela excelência no atendimento. Não é à toa que a trajetória da Verzani & Sandrini tem sido de sucesso, recheada da satisfação de clientes e de colaboradores.

Ao escolher uma prestadora de serviços para o seu negócio, não se esqueça de que você não estará apenas delegando a gestão de algumas equipes para uma terceira. Na verdade, você está escolhendo uma parceira estratégica para fornecer serviços que devem estar alinhados com a qualidade do seu empreendimento.

Portanto, não economize esforços nessa etapa, do contrário, serviços mal prestados poderão manchar o nome e a imagem da sua empresa. Isso sem contar no quanto a ineficiência pode atrapalhar os fluxos de trabalho da organização.

Feche uma parceria de confiança com quem já tem experiência nesse mercado e uma estrutura robusta para atender às suas necessidades. E lembre-se do quanto é importante contar com uma prestadora como a Verzani & Sandrini, que investe no desenvolvimento constante e nas inovações de ponta disponíveis no mercado.

Agora que você já entendeu o que é e como a terceirização reduz custos, que tal conhecer a proposta da Verzani e impulsionar os resultados da sua empresa? Não perca mais tempo e converse com a gente agora mesmo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese