A crise provocada pela paralisação total ou parcial de muitas atividades econômicas, devido à pandemia da COVID-19, fará as instituições repensarem seus mercados e comportamentos, além de buscar alternativas para diminuir as perdas e manter os resultados.
Esse contexto, assim como a recente Lei de Terceirização, que flexibilizou a contratação de serviços, favorece e impulsiona a demanda por essa alternativa. Afinal, o custo-benefício é muito perceptível, principalmente, no médio e longo prazo. Quer saber se vale a pena contratar ou terceirizar? Continue a leitura!
Os benefícios da terceirização de serviços
Manter o foco inteiramente no objetivo principal do negócio, pensar estratégias eficientes de inovação e abrangência de mercado, reduzir custos operacionais e aumentar a excelência na execução de tarefas secundárias — essas são algumas das vantagens da terceirização. Conheça melhor esses e outros benefícios!
Foco no core business
Para gestores e gerentes estratégicos, uma das maiores vantagens da terceirização é poder focar absolutamente todo o tempo na estratégia, na inovação e na criatividade para solucionar problemas recorrentes, alcançar novos mercados ou, simplesmente, enxugar custos desnecessários.
Economia de recursos
Contratar funcionários para a execução de serviços secundários, além de onerar a folha de pagamento, também aumenta o gasto de recursos com treinamento, equipamentos e padronização de processos. Toda essa energia humana e financeira poderia ser aplicada para desenvolver novos produtos ou, até mesmo, melhorar a comunicação da marca com o mercado.
Redução de custos operacionais
Treinamento e capacitação constantes, compra de materiais e equipamentos, encargos trabalhistas e aumento da folha de pagamento são alguns dos custos operacionais que é possível eliminar quando se contrata uma terceirizada. Trata-se de despesas e preocupações que ficam a cargo da especializada.
Excelência na execução
A equipe de uma empresa terceirizada, certamente, é altamente capacitada e treinada para executar as tarefas da maneira mais rápida e eficaz. Esse ponto também pesa bastante na hora de decidir pela terceirização. Afinal, é a oportunidade de ter serviços melhores por um custo razoável.
Quais serviços vale terceirizar
Muitas atividades podem ser terceirizadas e a Lei de Terceirização garantiu ainda mais essa flexibilidade. No entanto, não são todas que valem a pena. Aquelas que envolvem criatividade, inovação e comunicação podem ser mais difícil de se encaixarem nesse perfil, principalmente se a empresa quiser algo original e único para sua marca.
Agora, serviços operacionais, que requerem padronização e mão de obra especializada são facilmente terceirizados e as chances de sucesso dessa estratégia são grandes. Limpeza, segurança e manutenção, por exemplo, podem ser delegados a uma especializada e os resultados são promissores. Veja agora quais serviços vale a pena terceirizar!
Limpeza
Higienização e limpeza são aspectos importantes no ambiente institucional. Em alguns casos, como hospitais, consultórios e laboratórios, a função sanitária executada com excelência é essencial para o sucesso do negócio. Ao terceirizar esse tipo de serviço, as marcas confiam na especialização e na competência da contratada, que deve seguir os padrões e regulamentos das agências fiscalizadoras.
Segurança
Ao terceirizar a segurança de dados e o monitoramento patrimonial, também é possível melhorar o desempenho da empresa. Mesmo porque, para executar esses serviços com sucesso, é imprescindível o uso de equipamentos tecnológicos e procedimentos padrões que demandariam um grande investimento de recursos, caso a empresa resolvesse fazer tudo por conta própria.
Manutenção
A manutenção industrial envolve uma grande complexidade de processos e tarefas. Existem, pelo menos, três modalidades de conservação de máquinas e equipamentos:
- manutenção preventiva;
- manutenção preditiva;
- manutenção corretiva.
Cada uma delas precisa seguir à risca os procedimentos definidos como padrões para prolongar a vida dos equipamentos, evitar que a produção seja interrompida e garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Estacionamento
Serviços de estacionamento mal-executados em shoppings, condomínios e empresas podem trazer vários transtornos para moradores, frequentadores e clientes. Em algumas situações, é possível até representar um motivo para a quedas das vendas e do fluxo de pessoas. Afinal, todos querem ter a certeza de que o veículo e a integridade física serão sempre preservados.
Uma especializada realiza essa tarefa de maneira muito mais eficiente e cadenciada, uma vez que já sabe a maneira correta de padronizar e potencializar os resultados e, ainda, aumentar o número de vagas e a segurança do espaço físico.
Analisando as empresas que oferecem terceirização
Contratar uma terceirizada compreende muitas diversidades. Logo, é fundamental analisar todos os aspectos, desde a credibilidade, a maneira de trabalhar, os valores e custos até a cultura e a capacitação empregadas pela prestadora.
Não adianta decidir pela terceirização e deixá-la nas mãos de qualquer um. A pesquisa e a análise devem ser criteriosas e alinhadas para o médio e longo prazo. Saiba agora o que analisar ao terceirizar!
Credibilidade no mercado
Para começar a escolher entre as terceirizadas disponíveis, analise a credibilidade delas junto ao mercado. Investigue qual é o tempo de atuação, os clientes importantes e o que eles têm a dizer sobre a possível contratada. Busque fazer um levantamento histórico da terceirizada e como ela tem se portado junto aos seus clientes, colaboradores e demais stakeholders.
Capacitação técnica
A capacitação técnica é um dos fatores mais importantes a serem avaliados. Quando contrata uma terceirizada, a empresa está buscando excelência e isso só é alcançado com treinamento e capacitação contínuos. Portanto, prefira as especializadas que valorizam o aprendizado constante da equipe.
Cultura organizacional
Ao contratar uma terceirizada, a imagem da sua empresa estará atrelada a ela. Por isso, é importante que os valores e as práticas estejam alinhados. Para tanto, procure entender qual é a cultura organizacional da possível prestadora, avalie se é compatível com a da sua empresa. Quando isso acontece, as chances de sucesso da parceria são muito maiores.
Preços praticados
Por último, considere os preços praticados pelas terceirizadas. No entanto, vale ressaltar que todos os fatores devem ser avaliados em conjunto, uma vez que o barato pode sair caro. Logo, desconfie de empresas que pratiquem preços muito discrepantes das demais.
A Verzani & Sandrini é um exemplo de terceirizada que une todos esses requisitos. Tem ampla experiência no mercado, mais de 52 anos no setor. Por isso, acredita no desenvolvimento humano e na capacitação constante de sua equipe. Além disso, consegue aliar tradição, inovação e tecnologia.
A decisão de contratar ou terceirizar deve ser tomada considerando as necessidades específicas de cada empresa, além dos custos e benefícios envolvidos ao longo do processo. Mas é importante planejar e fazer a transição da maneira mais tranquila possível.
Quer saber mais sobre terceirização ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atender você!