Cronogramas de limpezas concorrentes e terminais: como elaborar um cronograma de forma eficiente em instituições de saúde

A manutenção de um ambiente limpo e seguro em instituições de saúde é fundamental para a saúde e o bem-estar de pacientes e colaboradores. O planejamento estruturado para a limpeza e a desinfecção das superfícies é essencial e deve ser elaborado um cronograma considerando o mapeamento total dos ambientes e as classificações das áreas, bem como as frequências de acordo com a recomendação da Anvisa, passo importante nesse processo.
Quando se trata de limpeza e desinfecção, é necessário estabelecer uma rotina sólida seguindo os aspectos técnicos sobre os procedimentos de limpeza concorrente e terminal, desta forma, de acordo com as frequências, as atividades práticas deverão ser executadas conforme o planejamento e, assim, todas as superfícies dos ambientes serão mantidas com segurança dentro das prerrogativas determinadas pela vigilância sanitária (VISA) e pelo serviço de controle de infecção hospitalar da instituição (SCIH). Para isso, é necessário contar com uma empresa especializada, como a Verzani & Sandrini, assim como com profissionais especializados para atender às particularidades técnicas e operacionais de cada instituição.
De acordo com o Manual da Anvisa de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde, a limpeza concorrente é o procedimento realizado diariamente em todas as unidades dos estabelecimentos de saúde com a finalidade de limpar e organizar o ambiente, repor os materiais de consumo diário (por exemplo, sabonete líquido, papel higiênico, papel-toalha e outros) e recolher os resíduos, de acordo com a sua classificação.
Já a limpeza terminal trata-se de uma limpeza mais completa, incluindo todas as superfícies horizontais e verticais, internas e externas. É realizada na unidade do paciente após alta hospitalar, transferências, óbitos (desocupação do local) ou nas internações de longa duração (programadas). As programadas devem ser realizadas no período máximo de 15 dias quando em áreas críticas. Em áreas semicríticas e não críticas, o período máximo é de 30 dias.
A prática de manter ativo um cronograma de limpeza profissional não apenas assegura a saúde dos pacientes, mas também promove conforto e bem-estar, o que é essencial para qualquer instituição de saúde.

 

1. Classificação das áreas

O primeiro passo ao montar um cronograma de limpeza é identificar as áreas críticas, semicríticas e não críticas. Isso inclui não apenas os quartos dos pacientes, mas também corredores, salas de espera, banheiros, áreas de refeições e todos os ambientes da instituição. As superfícies de alto toque, como maçanetas de portas, interruptores de luz e de elevadores, totens, balcões, corrimões, telefones, entre outras, cada uma dessas superfícies representam um potencial de contaminação, especialmente se estiverem em ambientes críticos e semicríticos, portanto, devem ser higienizadas regularmente, nas rotinas das limpezas concorrentes/diárias.

 

2. Determinando a frequência de limpeza

A frequência de limpeza varia de acordo com a área e classificação, considerando também o fluxo de pessoas naquele local. Por exemplo, quartos de pacientes devem ser higienizados diariamente, no mínimo duas vezes ao dia a limpeza concorrente, e quinzenalmente a limpeza terminal ou, após alta, conforme recomendações da Anvisa. Reforçamos que deve-se manter uma atenção especial às superfícies frequentemente tocadas.
Sendo assim, para cada tipo de limpeza, o manual da Anvisa informa as frequências de acordo com a classificação das áreas:

 

 

3. Desenvolvendo um cronograma estruturado

Ao desenvolver um cronograma de limpeza, é essencial criar uma estrutura clara e detalhada. Isso inclui especificar quais áreas devem ser higienizadas em cada turno, quais produtos e técnicas de limpeza devem ser utilizados, e como lidar com áreas que requerem desinfecção mais frequentemente e com equipamentos de proteção individual específicos, como as áreas de precaução em isolamentos. Um cronograma estruturado ajuda a garantir que nenhuma área seja negligenciada e que todas as superfícies sejam higienizadas regularmente.
O cronograma de limpeza terminal é elaborado pelo gestor do contrato considerando as seguintes características:

 

A. Mapear todos os ambientes da unidade;
B. Realizar a classificação das áreas (crítica, semicrítica ou não crítica);
C. Definir a frequência de limpeza mínima conforme classificação da área definida;
D. Lançar o planejamento das datas de forma estruturada à rotina operacional;
E. Elaborar um formulário de registros das limpezas.

 

4. Treinamento adequado para os profissionais de limpeza

A terceirização envolve a contratação de serviços profissionais de limpeza. É crucial garantir que esses profissionais sejam devidamente treinados nas práticas de limpeza e desinfecção. Eles devem conhecer os produtos e equipamentos corretos a ser utilizados em diferentes superfícies, as técnicas adequadas de limpeza e a importância de seguir as diretrizes estabelecidas no cronograma de limpeza.
Profissionais bem treinados desempenham um papel vital na prevenção da disseminação de infecções. Na Verzani, dispomos de profissionais capacitados que apoiam e/ou realizam os treinamentos técnicos mensais direcionados a todos os colaboradores operacionais. Contamos também com uma universidade corporativa 24 horas, com diversos cursos disponíveis com emissões de certificados.

 

5. Monitoramento e revisão constantes

A eficácia do cronograma de limpeza deve ser constantemente monitorada e revisada. Isso pode incluir auditorias regulares para garantir que todas as áreas estejam sendo higienizadas conforme sua classificação.
Ao seguir uma abordagem estruturada e cuidadosamente planejada para a desinfecção, as instituições de saúde podem criar um ambiente seguro e saudável, promovendo não apenas a recuperação, mas também a prevenção de doenças entre seus pacientes e colaboradores.

 

6. Produtos químicos saneantes

Os produtos químicos saneantes utilizados para limpeza e desinfecção são recomendados por um núcleo técnico especializado, que avalia vários aspectos, como composição, diluição, laudos microbiológicos, tempo de ação, entre outros quesitos, considerando as normativas sobre produtos de ação antimicrobiana. É essencial conhecer a necessidade do cliente para uma recomendação dos produtos mais eficazes e seguros, e também, especialmente, em áreas críticas de precaução de isolamento.

 

Os diferenciais da Verzani & Sandrini no mercado
Oferecemos diversos diferenciais que garantem serviços de alta qualidade, segurança e eficiência na hora de cuidar da saúde e da limpeza das instituições hospitalares. Proporcionamos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada instituição, promovendo ambientes saudáveis e com redução de riscos de contaminações cruzadas.


Experiência e expertise
A Verzani & Sandrini conta com uma vasta experiência no setor de limpeza e desinfecção, contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para lidar com demandas específicas. A experiência da empresa garante serviços confiáveis e eficazes.


Protocolos de limpeza personalizados
A empresa desenvolve protocolos de limpeza e desinfecção personalizados para cada instituição de saúde levando em consideração todos os fatores anteriormente citados e promovendo os mais adequados procedimentos para higienização de superfícies em instituições de saúde.


Uso de produtos certificados e seguros
A Verzani & Sandrini utiliza produtos de limpeza e desinfecção que são certificados e seguros para uso em ambientes de saúde. Esses produtos são padronizados seguindo como base as RDCs nº 14 de 28 de fevereiro de 2007 e nº 35 de 16 de agosto de 2010 que determinam os padrões mínimos necessários para definir, classificar e regulamentar, por meio de critérios técnicos dos produtos com ação antimicrobiana, ao mesmo tempo em que são seguros para pacientes, funcionários e meio ambiente.


Tecnologia de ponta
A empresa dispõe de tecnologia de ponta para aprimorar seus serviços. Isso inclui desde monitoramento de fluxos de pessoas, automatização de cronogramas, registros de limpezas consolidados em dashboards, abertura de chamados para os serviços até equipamentos modernos específicos para desinfecção de superfícies, como, por exemplo, o equipamento de desinfecção por luz UV.
A desinfecção por UV, também conhecida como desinfecção ultravioleta, é uma radiação que conta com um comprimento de onda curta o suficiente para danificar o material genético dos microrganismos, como vírus, protozoários, bactérias e fungos, impedindo sua reprodução e, consequentemente, sua sobrevivência. É um processo altamente eficaz, inclusive para microrganismos mais resistentes, como o Clostridium difficile.


Compromisso com a sustentabilidade
Além de garantir a limpeza e a desinfecção, a Verzani & Sandrini também se preocupa com a sustentabilidade. A empresa adota práticas ecológicas, como o uso de produtos sustentáveis, biodegradáveis, equipamentos de baixo impacto ambiental, como o equipamento de luz UV, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Monitoramento contínuo
A Verzani & Sandrini realiza um monitoramento contínuo dos serviços prestados. Isso inclui auditorias regulares para garantir a conformidade com os padrões estabelecidos, bem como a avaliação de satisfação do cliente. O feedback dos clientes é valorizado e utilizado para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos.


Atendimento personalizado
Em resumo, a Verzani & Sandrini se destaca no mercado devido à sua experiência, aos seus protocolos de acordo com as necessidades do cliente, ao uso de produtos seguros, tecnologias avançadas, ao seu compromisso com a sustentabilidade, ao monitoramento contínuo e ao seu atendimento personalizado. Esses diferenciais garantem que as instituições de saúde possam confiar na empresa para manter um ambiente limpo, seguro e propício à recuperação de pacientes, contribuindo, também, nos processos de acreditação e certificação institucionais.
Nós buscamos sempre praticar esses diferenciais em nossas atividades diárias, promovendo e oferecendo uma carteira de serviços diferenciada e que atenda às necessidades de cada cliente em cada ambiente.
Quer saber mais sobre nossos serviços de saúde, limpeza e desinfecção? Acesse www.verzani.com.br e fique por dentro dos demais conteúdos do nosso blog.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese