Custos de manutenção: quais são e como identificar e otimizar?

Gerenciar uma empresa ou um estabelecimento corporativo não é uma tarefa fácil, certo? São muitas as responsabilidades para garantir que os profissionais que frequentam o local tenham uma experiência segura no espaço. A boa notícia é que é possível encontrar maneiras de reduzir os custos de manutenção e, ao mesmo tempo, ganhar em eficiência operacional.

Isso mesmo! Você e a sua equipe podem realizar um trabalho mais completo visando identificar os custos envolvidos no processo e as melhores alternativas para otimizá-los. O que acha, então, de se aprofundar no assunto e descobrir como é possível reduzir os custos de manutenção do seu negócio? Continue a leitura!

Quais são os custos de manutenção e como identificá-los?

Antes de entender quais são as melhores estratégias para otimizar, reduzir os custos de manutenção e colocar o conceito de manutenção 4.0 em prática, é preciso saber identificá-los. Majoritariamente, são três os grupos mais relevantes e que podem impactar as operações da sua companhia. Veja a seguir!

Diretos

Os custos de manutenção diretos são aqueles que se relacionam com o problema em questão, como a mão de obra para realizar o ajuste necessário ou a compra das peças para substituição. Portanto, trata-se de tarefas envolvidas diretamente no trabalho de manutenção de um equipamento.

Indiretos

Já os custos indiretos são aqueles causados pela necessidade de manutenção. Um exemplo é a depreciação do equipamento ao longo do tempo ou até no que se é perdido por conta de uma pausa ou redução na capacidade produtiva da sua empresa, para realizar a manutenção de determinada ferramenta.

Induzidos

Os induzidos são aqueles custos de manutenção que foram causados, normalmente, por uma falha no processo de gestão dos equipamentos. O planejamento não foi realizado de forma correta e determinada ferramenta parou de funcionar alguns meses antes, o que vai resultar em um custo extra para a sua empresa.

Como otimizar os seus custos de manutenção?

Após a identificação dos seus principais custos de manutenção, é importante buscar formas de otimizá-los. Isso significa encontrar as melhores estratégias para reduzir custos e eventuais desperdícios em seus processos operacionais. Para ajudar você nessa etapa, separamos algumas dicas valiosas. Confira!

Capacite sua equipe

A primeira etapa deve ser a capacitação da sua equipe, ou seja, garantir que os profissionais da sua empresa entendam a importância da compreensão e da otimização dos custos de manutenção. Afinal, as estratégias para reduzir eventuais gastos e desperdícios impactam diretamente o desempenho das suas respectivas funções.

Torna-se importante até mesmo para a segurança e a saúde dos colaboradores. Uma máquina com algum defeito pode colocar os profissionais envolvidos em risco, por exemplo. Sendo assim, é importante garantir que todos estejam na mesma página em relação ao que deve ser feito para reduzir os custos de manutenção e, ao mesmo tempo, não perder em eficiência operacional.

Faça o mapeamento da manutenção

Para que os resultados se tornem possíveis, é necessário realizar também um mapeamento de toda a sua cadeia produtiva. Portanto, os equipamentos e recursos que devem ser utilizados no dia a dia de trabalho da companhia precisam ser avaliados pela sua equipe. A ideia é justamente traçar planejamentos e prazos para cada uma das ferramentas.

A ideia é definir metas que devem ser alcançadas e métricas a serem acompanhadas no período de um ano, por exemplo. A partir dessas definições, fica mais fácil realizar as manutenções no tempo certo. Conceitos como a manutenção preditiva ganham espaço e resultam em maior economia e eficiência para a rotina de trabalho.

Planeje a manutenção de forma eficiente

De nada vai adiantar realizar um mapeamento de tudo o que deve ser monitorado se, na prática, o plano de manutenção não for feito de forma eficiente. Isso significa, por exemplo, escolher datas que não causem um impacto tão significativo na produtividade da empresa. Já pensou parar toda a produção da companhia por um dia? O custo ao final do mês pode ser enorme.

Imagine que você tenha dois equipamentos que realizam a mesma função e a manutenção só pode ser feita durante o horário de trabalho da sua equipe. A ideia é, portanto, não perder as duas ferramentas de uma única vez. Mesmo que isso signifique uma produção mais lenta por um período, o fluxo não vai ser totalmente interrompido, ou seja, o trabalho ainda pode ser realizado.

Tenha um plano de contingência

Por mais que você e a sua equipe criem o plano de manutenção mais eficiente possível, problemas ainda são propícios de acontecer. Afinal, o monitoramento do fluxo produtivo não é um trabalho livre de falhas, pois existem fatores externos que podem impactar o seu desempenho. Sendo assim, é fundamental criar também um plano de contingência para eventuais situações críticas.

Qual é o papel da terceirização?

Muitas vezes, a sua equipe não tem a expertise — ou mesmo o tempo — para criar um plano que consiga reduzir os custos de manutenção. Sendo assim, você pode contar com ajuda especializada para resolver esse problema. A terceirização de serviços garante maior eficiência na busca pela otimização de certos gastos.

Em primeiro lugar, você contará com o suporte de profissionais especialistas no assunto, que vão buscar as melhores estratégias e os métodos para garantir que o processo de manutenção seja mais eficiente e gere um menor impacto na produtividade e nas finanças da sua companhia. Além disso, todas as questões operacionais se tornam responsabilidade da empresa parceira, permitindo que a sua equipe se concentre em atividades estratégicas.

A busca pela redução de custos de manutenção deve ser uma prioridade dentro da sua organização. É importante ressaltar que não se trata de negligenciar o processo, mas sim torná-lo mais eficiente para toda a companhia. Mesmo que a sua equipe não possa realizar o trabalho, a terceirização surge como alternativa para solucionar o problema.

Agora que você já sabe o que são os custos de manutenção e conhece algumas alternativas para otimizá-los, que tal contar com o suporte de quem entende do assunto? É só entrar em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços e como a nossa equipe treinada e especializada pode ajudar sua empresa!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese