Tecnologia, proteção e controle. Em nossa visão, esses são os principais benefícios oferecidos por bons dispositivos de segurança. Por isso, criamos este texto completo sobre o tema, elencando os principais destaques e funcionalidades da segurança eletrônica.
Para isso, respondemos as principais curiosidades sobre o assunto. Aqui, você entenderá a importância desses equipamentos, quais os melhores dispositivos de segurança do mercado, e porque você deveria investir nessas soluções. Então, não perca tempo e acompanhe!
Qual a importância dos dispositivos de segurança?
Nos dias atuais, segurança e tecnologia são áreas complementares. Para ter uma empresa segura, ou até mesmo um condomínio, é fundamental investir em boas soluções eletrônicas, pois são esses sistemas e dispositivos que podem facilitar o monitoramento, controle e a proteção patrimonial do perímetro.
É claro, além da tecnologia, também é importante investir em capital humano, contratando vigia, vigilante e porteiro, de acordo com a necessidade da sua operação — mas é a tecnologia que permite escalar e qualificar essa proteção por meio do controle de acesso, do monitoramento das câmeras e dos sistemas de alarme.
Outro ponto importante é o ganho substancial em tranquilidade e qualidade de vida, ainda mais se pensarmos nos condomínios residenciais. Quando se sabe que existem vários mecanismos e protocolos de segurança protegendo o acesso, os moradores ficam mais satisfeitos, calmos e realizados.
Inclusive, esse é um dos principais fatores que explicam a busca por imóveis em condomínios fechados, sobretudo quando falamos de casas. Nas grandes cidades, a busca por um “paraíso murado” é cada vez mais importante para os compradores, que desejam um lugar seguro e isento dos riscos das grandes cidades.
Por fim, também existem fatores como comodidade, destaque e reputação. Geralmente, prédios novos, que combinam boas práticas com novas tendências de tecnologia e segurança, como a automação predial, são mais disputados no mercado, tanto por quem deseja morar, como para quem quer trabalhar.
Quais os 5 melhores dispositivos de segurança?
Câmeras, cancelas, sensores, alarmes e por aí adiante. Como perceberá a seguir, os dispositivos apresentados já são figurinhas carimbadas nos centros urbanos, equipando desde pequenos condomínios, até grandes parques industriais, shoppings e centros de eventos, o que é um sinal de eficácia e funcionalidade. Dê uma olhada!
1. Câmeras de monitoramento
Desde que foram lançadas e popularizadas no mercado, as câmeras são o maior destaque da segurança eletrônica. São usadas desde as aplicações mais simples até as mais complexas, possibilitando desde monitoramento residencial até reconhecimento facial em grandes aeroportos e pavilhões.
Hoje, grande parte dos condomínios e empresas já contam com um CFTV, um circuito fechado de câmeras. Mas atualmente, além de oferecerem a capacidade de supervisão, as câmeras também podem ser utilizadas no controle do acesso, viabilizando o trabalho de vigilância remota e portaria eletrônica.
2. Equipamentos para o controle de acesso
O controle de acesso é uma das categorias mais amplas da segurança eletrônica. Por um lado, existe o controle de acesso pessoal, em que você pode investir em tags e cartões com tecnologia RFID para acessar portões e salas restritas. Essas soluções, por sua vez, são combinadas com sensores, catracas e por aí adiante.
Por outro lado, existe o controle de acesso veicular. Aqui, as soluções mais usadas são as cancelas. Condomínios e prédios mais modernos também podem implementar a leitura de chips no veículo dos usuários, automaticamente, liberando ou restringindo o acesso ao perímetro.
3. Sistemas de alarme
A solução mais prática para advertir, notificar, e desencorajar uma invasão em andamento. Os alarmes são muito utilizados, tanto pelo setor residencial como industrial. Essas soluções são encontradas no mercado em variados níveis de sofisticação e sensibilidade, oferecendo o fit ideal para a sua necessidade e operação.
4. Smart locks
As fechaduras inteligentes estão começando a se popularizar no mercado, em um movimento que acompanha a popularização da automação residencial e empresarial. Esses dispositivos restringem o acesso a um ambiente por meio de variadas tecnologias, como senha PIN, NFC, RFID, reconhecimento facial ou impressão digital.
A solução substitui as chaves com a promessa de maior segurança. Ela também sugere uma tendência do futuro, que é o acesso por meio da tecnologia NFC. Assim, todo acesso deixa um registro histórico, pois algum dispositivo previamente cadastrado, como o celular do usuário, foi registrado acessando o perímetro.
5. Sistemas emergenciais
A segurança eletrônica é uma área muito ampla, e vai muito além do controle de acesso e da prevenção de invasões. Na realidade, também há a área que se dedica a identificar, prevenir e combater incêndios. Para isso, sensores de fumaça, sprinklers de teto e placas sinalizadoras são fundamentais para a segurança das pessoas.
Outro item muito importante é o sistema de iluminação emergencial. Esses sistemas ficam ociosos enquanto há corrente elétrica normalizada. No entanto, quando ocorre o corte de energia, as baterias alimentam lâmpadas posicionadas em pontos estratégicos, oferecendo visibilidade e proteção em uma situação emergencial.
Quais os benefícios de investir nesses equipamentos?
No fim das contas, fica claro que investir em segurança eletrônica é investir na tranquilidade e conforto de quem frequenta esses ambientes. Inclusive, muitas dessas soluções não servem apenas para situações emergenciais, mas fazem parte do cotidiano das pessoas.
Um bom controle de acesso diminui a frustração dos profissionais e moradores, além de garantir tranquilidade emocional, com a percepção de boa segurança no ambiente de trabalho ou moradia. Além disso, equipamentos como as câmeras também aumentam a transparência e auditabilidade de tudo que acontece nos ambientes.
Por isso, investir nesses equipamentos é eliminar as ameaças à segurança, combinando tecnologia, planejamento e capital humano. Além disso, vale notar outros pontos importantes, como a capacitação das equipes e a terceirização dessas competências para uma empresa especializada, como a Verzani & Sandrini.
Caso não saiba, estamos entre as principais referências no Brasil em soluções de segurança patrimonial e eletrônica. Com mais de 50 anos de mercado, nós oferecemos absolutamente tudo o que você precisa em termos de tecnologia, capital humano e planejamento para a segurança dos seus ambientes.
E aí, gostou deste post exclusivo sobre os melhores dispositivos de segurança no mercado? Lembrou de outro equipamento importante, e que não pode faltar em um bom projeto de segurança? Então, não perca tempo e deixe o seu comentário abaixo!