5 dispositivos de segurança para deixar o condomínio mais seguro

Tecnologia, proteção e controle. Em nossa visão, esses são os principais benefícios oferecidos por bons dispositivos de segurança. Por isso, criamos este texto completo sobre o tema, elencando os principais destaques e funcionalidades da segurança eletrônica.

Para isso, respondemos as principais curiosidades sobre o assunto. Aqui, você entenderá a importância desses equipamentos, quais os melhores dispositivos de segurança do mercado, e porque você deveria investir nessas soluções. Então, não perca tempo e acompanhe!

Qual a importância dos dispositivos de segurança?

Nos dias atuais, segurança e tecnologia são áreas complementares. Para ter uma empresa segura, ou até mesmo um condomínio, é fundamental investir em boas soluções eletrônicas, pois são esses sistemas e dispositivos que podem facilitar o monitoramento, controle e a proteção patrimonial do perímetro.

É claro, além da tecnologia, também é importante investir em capital humano, contratando vigia, vigilante e porteiro, de acordo com a necessidade da sua operação — mas é a tecnologia que permite escalar e qualificar essa proteção por meio do controle de acesso, do monitoramento das câmeras e dos sistemas de alarme. 

Outro ponto importante é o ganho substancial em tranquilidade e qualidade de vida, ainda mais se pensarmos nos condomínios residenciais. Quando se sabe que existem vários mecanismos e protocolos de segurança protegendo o acesso, os moradores ficam mais satisfeitos, calmos e realizados. 

Inclusive, esse é um dos principais fatores que explicam a busca por imóveis em condomínios fechados, sobretudo quando falamos de casas. Nas grandes cidades, a busca por um “paraíso murado” é cada vez mais importante para os compradores, que desejam um lugar seguro e isento dos riscos das grandes cidades. 

Por fim, também existem fatores como comodidade, destaque e reputação. Geralmente, prédios novos, que combinam boas práticas com novas tendências de tecnologia e segurança, como a automação predial, são mais disputados no mercado, tanto por quem deseja morar, como para quem quer trabalhar. 

Quais os 5 melhores dispositivos de segurança?

Câmeras, cancelas, sensores, alarmes e por aí adiante. Como perceberá a seguir, os dispositivos apresentados já são figurinhas carimbadas nos centros urbanos, equipando desde pequenos condomínios, até grandes parques industriais, shoppings e centros de eventos, o que é um sinal de eficácia e funcionalidade. Dê uma olhada! 

1. Câmeras de monitoramento

Desde que foram lançadas e popularizadas no mercado, as câmeras são o maior destaque da segurança eletrônica. São usadas desde as aplicações mais simples até as mais complexas, possibilitando desde monitoramento residencial até reconhecimento facial em grandes aeroportos e pavilhões. 

Hoje, grande parte dos condomínios e empresas já contam com um CFTV, um circuito fechado de câmeras. Mas atualmente, além de oferecerem a capacidade de supervisão, as câmeras também podem ser utilizadas no controle do acesso, viabilizando o trabalho de vigilância remota e portaria eletrônica. 

2. Equipamentos para o controle de acesso

O controle de acesso é uma das categorias mais amplas da segurança eletrônica. Por um lado, existe o controle de acesso pessoal, em que você pode investir em tags e cartões com tecnologia RFID para acessar portões e salas restritas. Essas soluções, por sua vez, são combinadas com sensores, catracas e por aí adiante. 

Por outro lado, existe o controle de acesso veicular. Aqui, as soluções mais usadas são as cancelas. Condomínios e prédios mais modernos também podem implementar a leitura de chips no veículo dos usuários, automaticamente, liberando ou restringindo o acesso ao perímetro. 

3. Sistemas de alarme

A solução mais prática para advertir, notificar, e desencorajar uma invasão em andamento. Os alarmes são muito utilizados, tanto pelo setor residencial como industrial. Essas soluções são encontradas no mercado em variados níveis de sofisticação e sensibilidade, oferecendo o fit ideal para a sua necessidade e operação. 

4. Smart locks 

As fechaduras inteligentes estão começando a se popularizar no mercado, em um movimento que acompanha a popularização da automação residencial e empresarial. Esses dispositivos restringem o acesso a um ambiente por meio de variadas tecnologias, como senha PIN, NFC, RFID, reconhecimento facial ou impressão digital. 

A solução substitui as chaves com a promessa de maior segurança. Ela também sugere uma tendência do futuro, que é o acesso por meio da tecnologia NFC. Assim, todo acesso deixa um registro histórico, pois algum dispositivo previamente cadastrado, como o celular do usuário, foi registrado acessando o perímetro. 

5. Sistemas emergenciais

A segurança eletrônica é uma área muito ampla, e vai muito além do controle de acesso e da prevenção de invasões. Na realidade, também há a área que se dedica a identificar, prevenir e combater incêndios. Para isso, sensores de fumaça, sprinklers de teto e placas sinalizadoras são fundamentais para a segurança das pessoas. 

Outro item muito importante é o sistema de iluminação emergencial. Esses sistemas ficam ociosos enquanto há corrente elétrica normalizada. No entanto, quando ocorre o corte de energia, as baterias alimentam lâmpadas posicionadas em pontos estratégicos, oferecendo visibilidade e proteção em uma situação emergencial.

Quais os benefícios de investir nesses equipamentos?

No fim das contas, fica claro que investir em segurança eletrônica é investir na tranquilidade e conforto de quem frequenta esses ambientes. Inclusive, muitas dessas soluções não servem apenas para situações emergenciais, mas fazem parte do cotidiano das pessoas. 

Um bom controle de acesso diminui a frustração dos profissionais e moradores, além de garantir tranquilidade emocional, com a percepção de boa segurança no ambiente de trabalho ou moradia. Além disso, equipamentos como as câmeras também aumentam a transparência e auditabilidade de tudo que acontece nos ambientes. 

Por isso, investir nesses equipamentos é eliminar as ameaças à segurança, combinando tecnologia, planejamento e capital humano. Além disso, vale notar outros pontos importantes, como a capacitação das equipes e a terceirização dessas competências para uma empresa especializada, como a Verzani & Sandrini.

Caso não saiba, estamos entre as principais referências no Brasil em soluções de segurança patrimonial e eletrônica. Com mais de 50 anos de mercado, nós oferecemos absolutamente tudo o que você precisa em termos de tecnologia, capital humano e planejamento para a segurança dos seus ambientes. 

E aí, gostou deste post exclusivo sobre os melhores dispositivos de segurança no mercado? Lembrou de outro equipamento importante, e que não pode faltar em um bom projeto de segurança? Então, não perca tempo e deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese