Empresa de vigilância: 7 dicas de como escolher

Nos grandes centros urbanos, a violência cresce ano após ano, o que faz com que os gestores de segurança fiquem alertas para tomar as medidas necessárias a fim de evitar transtornos. Nesse cenário, contratar uma empresa de vigilância aumenta as chances de promover o cuidado com o patrimônio e com a vida das pessoas.

Contudo, antes de contratar os serviços, é preciso estar atento a algumas questões, como se a empresa prestadora de serviço possui as licenças legais, se a equipe de trabalho é preparada, entre outras.

Para ajudar você a contratar uma empresa de segurança qualificada, preparamos este artigo. Acompanhe!

Qual a importância de contar com uma empresa de vigilância?

Basicamente, ao contratar uma empresa de vigilância, o gestor do empreendimento terá a certeza de que conta com profissionais capacitados e com uma prestadora de serviços que está atenta às exigências da legislação.

Além disso, os profissionais de segurança recebem treinamento para atuar mediante situações adversas, o que confere mais tranquilidade para os condôminos e demais públicos de relacionamento do empreendimento.

Como escolher uma empresa de segurança?

A segurança privada no Brasil tem uma série de regulamentações que devem ser seguidas, por isso é importante estar atento e contratar prestadores aptos a exercer as atividades. Para ajudar você, preparamos as dicas abaixo. Acompanhe!

1. Veja as avaliações de outros clientes

Atualmente, com o advento da transformação digital e o acesso a mais recursos tecnológicos, ficou fácil montar um site e oferecer serviços. No entanto, quando se trata da contratação de uma empresa de vigilância, é relevante prestar atenção e pedir indicações de outros síndicos. Com isso, é possível reduzir as chances de contratar empresas que não têm a experiência de mercado necessária ou mesmo que não apresenta um histórico de contratação considerável.

Assim, ao avaliar como é a experiência de outros clientes com a empresa de vigilância em questão, você passa a ter parâmetros para mensurar o grau de profissionalismo e como é a entrega desse prestador de serviço.

2. Certifique-se de que a empresa cumpre com as obrigações trabalhistas

Ao contratar qualquer empresa de prestação de serviços, é importante estar atento às obrigações trabalhistas. Elas devem estar em dia e também é preciso solicitar à empresa os recibos de pagamento dos direitos dos trabalhadores, a exemplo dos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a quitação do INSS. Outro direito trabalhista que é relevante averiguar é a certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), emitida pela Justiça do Trabalho.

3. Analise o portfólio de serviços

O tempo de mercado e o portfólio de serviços da empresa é um bom parâmetro para o gestor escolher a empresa de segurança para o seu empreendimento. Também é preciso analisar se ela oferece recursos tecnológicos que podem diminuir distâncias e facilitar o trabalho, pois isso, além de reduzir a necessidade do número de funcionários, diminui o valor dos serviços.

4. Averigue se a empresa de vigilância segue os aspectos legais

As atividades de segurança privada são regulamentadas, sendo a Polícia Federal a instituição responsável por fiscalizar e controlar as atividades do setor. A legislação que o normatiza e regulamenta faz parte da Lei Nº7.102/1983 e da Portaria Nº3.233/2012. De forma resumida, a norma rege sobre a contratação de serviços de segurança privada armada ou desarmada.

Para que a empresa prestadora de serviço possa exercer as suas atividades, ela deve solicitar o Alvará de Autorização, que deve ser publicado no Diário Oficial da União. Esse documento deve ser renovado todos os anos e garante que a empresa de vigilância cumpra os requisitos legais estabelecidos pela Polícia Federal.

5. Verifique a capacitação dos profissionais

Já os seguranças e vigilantes que atuam na empresa devem, de forma obrigatória, fazer cursos em escolas especializadas devidamente registradas na Polícia Federal. Além do treinamento específico para atuar na área de segurança, esses profissionais precisam passar por testes psicológicos, além de ter que apresentar documentos que assegurem a idoneidade deles.

Os cursos de segurança privada têm validade de 2 anos e, após esse período, o profissional precisa fazer uma reciclagem, o que é fundamental para que ele continue apto para exercer suas atividades.

6. Examine a documentação da empresa de vigilância

Uma das questões fundamentais a serem analisadas antes de contratar uma empresa de segurança privada é examinar os certificados e certidões que tornam a empresa apta a atuar no segmento. A maioria desses documentos pode ser solicitada pela internet. Entre eles estão:

  • Cartão de CNPJ da matriz e das filiais;
  • Certidão Negativa de Falência e Concordata expedida pelo distribuidor da sede de pessoa jurídica;
  • Certidão de Regularidade do FGTS vigente (CRF);
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) emitida pela Justiça do Trabalho, nos termos da Lei Nº12.440/2011;
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros.

7. Analise se a empresa de segurança apresenta plano de ação para implementação dos trabalhos

Para uma maior efetividade das atividades, é válido analisar se a empresa de segurança atua com planos de ação. Isso é importante para que as ações aconteçam de forma coordenada e com menor chance de erro.

Algumas questões pertinentes que devem constar no plano de segurança são:

  • postura do funcionário;
  • controle de acesso;
  • atendimento ao público;
  • planos de contingência.

Também é válido verificar se a empresa de segurança formaliza por escrito os seus procedimentos, o que facilita a execução das atividades por parte dos funcionários.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar?

Somos uma empresa com mais de 54 anos de tradição no mercado, oferecendo soluções de segurança, higiene e limpeza, manutenção, segurança eletrônica e administrativo para mais de 522 condomínios, 749 indústrias, 312 estabelecimentos de saúde e 158 shopping centers. Nossa missão é facilitar o dia a dia dos nossos clientes oferecendo serviços de gerenciamento de soluções para condomínios e empresas de forma unificada.

Viu como contratar uma empresa de vigilância requer conhecimento sobre a legislação e também estar atento a tudo o que norteia o setor? Dessa forma, é possível garante mais tranquilidade e bem-estar para diversos empreendimentos públicos e privados. Além disso, ao optar por um fornecedor de excelência, como a Verzani & Sandrini, você tem a certeza de que conta com os melhores serviços do mercado, sem ter que pagar mais por isso.

Se você gostou deste artigo sobre empresa de vigilância, entre em contato para conhecer mais sobre os nossos serviços!

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