Estacionamento automatizado: como usar a tecnologia como aliada?

Pense em um estacionamento tradicional. Alguns processos podem causar demora no atendimento, pouca segurança e, dessa maneira, uma experiência não tão boa aos clientes. Isso porque as chances de filas são maiores, já que não se trata de um estacionamento automatizado, e a segurança deixa a desejar. Até porque nem sempre há câmeras cobrindo todos os pontos.

Quando se trata da gestão do estacionamento, as vantagens em trazer a tecnologia ao seu dia a dia são inúmeras. Afinal, você passa a ter mais diferenciais competitivos e tranquilidade ao administrar o espaço, além de menos custos com pessoal. Já para os clientes, os processos são mais simples e seguros, ou seja, um atrativo extra.

Modernizar os estacionamentos traz inúmeros benefícios, como a melhora do fluxo de veículos, satisfação dos clientes e vantagens financeiras a médio e longo prazo. Se você está considerando a automatização, fique com a gente para entender mais sobre quais são as tecnologias envolvidas. Conversamos com Marcos Rigol, que é gerente comercial da VS Parking, e Ricardo Matenhauer, gerente comercial da VS Tech, para trazer um panorama completo sobre o assunto.

Por que investir em um estacionamento automatizado?

Quando se mantém um estacionamento tradicional, sem toda a tecnologia existente, o negócio segue no passado. Esse mindset pode custar caro, considerando que um estacionamento automatizado tem inúmeras vantagens.

“O investimento em tecnologia agilizará todos os processos operacionais, desde a chegada do usuário ao local até sua saída. Isso evita filas, seja em pagamentos, validações de tickets, dentre outros”, explica Marcos Rigol, gerente comercial da VS Parking. Também é possível citar outros benefícios, como:

  • maior segurança: com a instalação de câmeras e monitoramento remoto, há mais segurança tanto dentro do estacionamento, caso aconteça colisões ou tentativas de furto, e fora também, poupando recursos com guardas;
  • menos fraudes: com tickets eletrônicos vinculados a softwares de gestão, é possível diminuir muito qualquer tipo de fraude;
  • menos custos com pessoal: a automatização permite que você tenha menos colaboradores, o que otimiza a folha de pagamento. A economia pode ser revertida em mais tecnologia, trazendo diferenciais competitivos importantes;
  • facilidade na gestão: a automatização traz novos processos como sistemas integrados que permitem à administração ter mais clareza em todos os passos.

Quais as principais tecnologias envolvidas neste tipo de estacionamento?

Ao construir um estacionamento automatizado, o projeto deve pensar as características do lugar e suas necessidades, sendo o mais customizado possível. Entretanto, algumas tecnologias são comuns, como trazemos na sequência.

1. Software de gerenciamento

Quando você opta pelo software, condensa toda a gestão do parking em um só local, entendendo de controle de caixa, faturamento, validações, isenções e períodos de estadia com poucos cliques.

2. Sistema integrado

Ao integrar cada setor, você melhora seu acesso aos dados, garantindo mais transparência ao negócio e oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade.

3. Cancelas eletrônicas

“Elas facilitam os registros, marcando — sem chance de erro humano — os acessos e as saídas dos parkings”, comenta Marcos Rigol. Isso traz tranquilidade tanto para a gestão quanto para o usuário.

4. Leitores de placa

Eles servem para facilitar e agilizar o acesso dos veículos, uma vez que especificam a placa do carro na entrada com os dados impressos no ticket, que será usado para validar a saída. “Isso evita o risco de roubo, por exemplo, ao entrar com um carro e sair com outro”, comenta o gerente comercial da VS Parking.

5. Totens de entrada e saída

Os totens servem especificamente para a impressão dos tickets de entradas, além da leitura e validação dos bilhetes durante a saída do estacionamento. Vale esclarecer que eles não permitem o pagamento.

6. Equipamentos de Autopagamentos (EPAs)

“Com esta solução, o próprio usuário faz o pagamento e a liberação de seu ticket. Normalmente, aceitam somente cartões de débito ou crédito, mas existem alguns equipamentos que também aceitam dinheiro”, explica Ricardo Matenhauer, gerente comercial da VS Tech. Porém, são soluções pouco utilizadas para o estacionamento automatizado.

7. Sensor de vaga

A sinalização aérea permite mostrar a localização de uma vaga disponível com maior facilidade. “Na prática, isso contribui para que o fluxo dos veículos seja mais rápido dentro dos parkings”, comenta Ricardo.

8. Câmeras de monitoramento

O monitoramento por câmeras permite a visualização de entradas e saídas, assim como movimentação dentro do próprio parking. Ao registrar toda essa deslocação, há mais segurança para os gestores e clientes.

Outro ponto positivo em relação às câmeras é que existe a possibilidade de monitoramento remoto. Isso traz bom custo-benefício, reduzindo a mão de obra local, torna o serviço mais profissional e coleta dados necessários à manutenção de segurança.

“Fora todas essas soluções para a automatização, na linha de mobilidade, vários espaços hoje estão instalando vagas para carregamento de veículos elétricos”, lembram os dois gerentes. Isso vai ao encontro de novas necessidades, já que a expectativa é de que a existência desse tipo de automóvel cresça até 2030.

Quanto tempo leva para o investimento trazer retorno?

É fato que as vantagens financeiras existem, principalmente em relação à melhora no fluxo de carros e diminuição com os gastos de pessoal. Porém, em relação ao retorno do investimento em tecnologia, Marcos Rigol alerta que: “isso depende muito do modelo de negócio, assim como do faturamento do local. Mas, normalmente, já é possível ter retorno após 12 meses da automatização do estacionamento.

E em relação à manutenção dos equipamentos?

A tecnologia pede, claro, manutenção nos equipamentos para que eles sigam funcionando em perfeitas condições para a segurança eletrônica. Esse tipo de serviço normalmente é realizado pelo fornecedor de cada item instalado, dando mais estabilidade à gestão do estacionamento.

Por que contar com a VS Parking no processo de automatização de estacionamentos?

A VS Parking, empresa que faz parte do grupo Verzani & Sandrini, existe desde 2007 e nasceu com foco em trazer soluções para os desafios que envolvem a gestão de estacionamentos. 

“Nós desenvolvemos qualquer tipo de projeto e contamos com parceiros para cada produto ou serviço que iremos utilizar no local”, aponta o gerente comercial da VS Tech. A empresa trabalha em projetos customizados com foco em otimização de vagas, maximização de resultados e mão de obra especializada com treinamentos e reciclagens constantes, sendo referência no ramo de automatização de parkings.

Hoje, um estacionamento automatizado é, ao mesmo tempo, uma necessidade e um diferencial essencialmente relevante aos negócios, trazendo mais segurança no controle de acesso e garantindo experiências mais satisfatórias aos clientes. Por isso, é fundamental acompanhar a movimentação de mercado.

Lembrando que ao contratar uma prestadora de serviços especializada, você tem garantias de contar com tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada, além de poder focar o core business da sua empresa sem se preocupar com o que não faz parte do seu negócio.

Para começar um projeto de estacionamento automatizado o quanto antes, entre em contato com a VS Parking e conheça mais vantagens!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese