Terceirização na higienização hospitalar garante bons resultados na fiscalização da Anvisa

Garantir a boa higienização do hospital é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. Afinal, isso permite que você mantenha os ambientes hospitalares seguros e livres de infecção, tanto para os pacientes quanto para a sua equipe.

Além do compromisso ético com quem utiliza os serviços e trabalha no seu hospital, a limpeza ainda é essencial para que você possa se manter em funcionamento. Afinal, a Anvisa, órgão responsável pela criação e fiscalização das regras de higienização hospitalar, precisa ter certeza de que o seu local atende a todas as exigências de higiene para continuar com as portas abertas, garantindo que não oferece nenhum risco à saúde e bem-estar de quem o frequenta.

A terceirização da higienização hospitalar pode ser uma ótima forma de garantir padrões de excelência na limpeza do local e ainda ter bons resultados na fiscalização da Anvisa. Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e descubra!

Os pontos de atenção na fiscalização da Anvisa

O hospital é um local que atua diretamente com a saúde das pessoas. Dessa forma, é importante garantir que o ambiente esteja em condições adequadas, de forma a evitar infecções, tanto de pacientes quanto de acompanhantes ou trabalhadores, garantindo a segurança de todos.

Para isso, a Anvisa criou uma série de regras e critérios para avaliar a qualidade da limpeza e higiene do hospital em suas fiscalizações. Entender quais são essas normas é o primeiro passo para se adaptar a elas e garantir que o seu estabelecimento pode continuar em funcionamento, contribuindo com a saúde e bem-estar das pessoas.

Os principais pontos de atenção da Anvisa, no que se refere à higienização hospitalar, são:

  • desinfecção adequada de ambientes, levando em consideração a contaminação do local e os riscos que oferece aos pacientes;
  • padronização de processos e materiais utilizados;
  • planejamento de todo o processo de limpeza e higienização do ambiente;
  • métodos e frequência de limpeza adequados a cada um dos ambientes do hospital, de acordo com o nível de criticidade;
  • definição de responsáveis por cada um dos processos de higienização hospitalar;
  • uso de EPIs para a equipe.

Como a terceirização na higienização hospitalar pode contribuir

Quando se fala em manutenção da qualidade da limpeza e higienização do hospital, assim como no que se refere aos padrões exigidos pela Anvisa, a terceirização pode ser a melhor solução. Quer saber o por quê? Continue a leitura e descubra alguns dos motivos!

Profissionais especializados

Quando você terceiriza o serviço de higienização hospitalar, conta com uma empresa especializada no assunto. Isso significa que você tem todo o suporte para tomar decisões e implementar os processos de higienização com excelência.

Tanto a organização quanto os profissionais que atuam nela são especializados nesse tipo de serviço. Eles têm experiência no que se refere à higienização hospitalar adequada e podem ajudar você e a sua equipe a realizar todos os processos, de acordo com o que é exigido pela legislação.

Redução de riscos para pacientes e equipe

Contar com uma equipe de limpeza terceirizada também pode reduzir os riscos, tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores do seu hospital. Isso porque essa equipe é capaz de implementar os melhores processos de higienização, levando em conta as especificidades do ambiente no qual você está inserido e as exigências da Anvisa.

Com isso, as salas ficam mais limpas e adequadas para a atuação da sua equipe de saúde. Os pacientes também se sentem mais seguros, uma vez que percebem a atenção e o cuidado do hospital com a higienização adequada.

Melhora do desempenho da equipe de saúde

A atuação da sua equipe de saúde deve ser concentrada no bem-estar do paciente, não é mesmo? Porém, em um ambiente que não está em condições adequadas, isso pode não acontecer. Além disso, quanto a equipe de saúde é também responsável pela limpeza do local, o foco pode ser redirecionado, e há menos tempo e energia para cuidar da saúde dos pacientes de forma adequada.

É aí que a terceirização na higienização hospitalar também pode ser uma grande aliada. Isso porque você conta com uma equipe especializada para cuidar desse aspecto do hospital. Dessa forma, médicos, enfermeiros e técnicos sabem que estão atuando em uma ambiente adequado, podendo voltar toda a atenção para as necessidades e demandas dos pacientes.

Redução de custos

Além de melhorar a qualidade da limpeza e ajudar o seu hospital a se adequar às regras e critérios da Anvisa, a terceirização ainda pode levar você a reduzir os custos do hospital. Isso porque você saberá como direcionar os recursos do estabelecimento da melhor forma possível, realizando tudo que é necessário para garantir a segurança dos pacientes e equipe a partir do melhor custo-benefício.

Com isso, você tem, inclusive, mais recursos para investir em melhorias no seu hospital. Pode trocar equipamentos e reformar as salas e leitos para aumentar o conforto dos pacientes no período que passam no estabelecimento.

Como se preparar para a fiscalização da Anvisa

Agora que você já sabe os principais critérios da Anvisa e o que será observado na fiscalização, assim como as vantagens de contar com a terceirização na higienização hospitalar, é hora de entender mais sobre como se preparar para esse momento. Veja as nossas dicas de ouro:

  • revise as regras de acordo com cada um dos ambientes do seu hospital;
  • faça auditorias para verificar se as normas estão sendo cumpridas;
  • mapeie os processos de limpeza e higienização;
  • utilize os produtos adequados para higienizar ambientes e superfícies;
  • capacite os colaboradores de saúde para também seguir as regras estabelecidas;
  • escolha uma empresa fornecedora de qualidade, com experiência na higienização hospitalar.

A terceirização na higienização hospitalar pode ser a melhor solução para melhorar a qualidade da higienização dos ambientes e garantir ótimos resultados na fiscalização da Anvisa. Vale lembrar que é importante escolher bem a empresa que vai prestar o serviço para você. Afinal, para aproveitar todos os benefícios desse processo, você precisa contar com uma equipe especializada, com boa reputação e experiência no mercado.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas atualizações!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese